validação dbLookUpComboBox

09/05/2008

0

Quero testar se o valor do campo COD passado pelo meu dbLookUpComboBox é igual ao valor gravado no campo da tabela. Para isso faço:

if DBLookupComboBox1.KeyValue <> DM.cdsTesteCOD.value then
begin
ShowMessage(´Diferente´);
end
else
begin
ShowMessage(´Igual´);
end;

Porém isso n tá funcionando nada!!! Quero testar se o valor gravado é o mesmo q estou prestes a gravar por cima ou se é diferente antes de dar um post.

Sou iniciante e por isso pesso ajuda...

Fico muito agradecido..


Ricklorente

Ricklorente

Responder

Posts

09/05/2008

Fabriciok

o ´DataField´ do DBLookupComboBox faz parte deste cdsTeste? Se sim, esse sua verificação sempre vai retornar ´Igual´ pois qualquer valor que estiver no DBLookup já vai ser o próprio valor do cdsTesteCOD.


Responder

12/05/2008

Ricklorente

´DataField´ do DBLookupComboBox faz parte deste cdsTeste?


N diretamente, pois o cdsTeste na verdade recebe uma chave estrangeira que contém o COD de outra tabela armazenado em outro ClientDataSet. Mas ambos estão ligados atrvés dessa chave estrangeira.

sua verificação sempre vai retornar ´Igual´


Realmente ela sempre retorna igual

Agora é o seguinte: Eu preciso testar se o valor selecionado no meu DBLookUpComboBox é igual o valor gravado no gravado no meu campo no banco de dados.

Ex.:

Na tela do meu programa no DBLookUpComboBox eu selecionei a opção:

´A´

E no meu banco está gravado no campo ´opcao´ o valor:

´B´

Então no click do botão ele faz essa verificação e me retorna um showmessage no caso acima:

´diferente´

e caso o valor no meu banco fosse ´A´ tmb, o showmessage me retornaria:

´igual´

Qual a maneira mais simples que posso chegar a esse resultado.

Mt obrigado pela ajuda.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar