Fórum Validação de Dados #564082
14/10/2016
0
Lucas Maciel
Curtir tópico
+ 0Post mais votado
14/10/2016
Dependendo do cenário a validação deve ser no cliente, no servidor ou ainda nos dois.
Por exemplo:
Envio de formulário. Você não precisa enviar os dados para o servidor, revisar ele no banco de dados e retornar o erro caso ele esteja vazio, isso consumira bandas preciosas no seu servidor. Em um sistema com múltiplos usuários ao mesmo tempo, isso se tornará um problema gigantesco.
No caso de um formulário você pode utilziar das TAG'S HTML5 para validar eles, e ainda JavaScript caso precise de uma validação mais específica.
Nesse caso, nenhum POST foi enviado ao servidor. O post só será enviado quando o formulário estiver completamente validado no lado do cliente.
Ao meu ponto de vista, sempre valide dados no cliente, sempre que possível! Tome cuidado também para não deixar a aplicação crítica para o cliente.
Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, sinta-se a vontade de responder.
Raniery
Gostei + 1
Mais Posts
14/10/2016
Lucas Maciel
Gostei + 1
14/10/2016
Raniery
Só quero ressaltar que alguns dados terão que obrigatoriamente serem validados no servidor, por questões de segurança, como por exemplo: validações de usuários, senhas, ou outros tipos de validações.
Nesses caso, utilize AJAX e envie apenas os dados que precisam ser validados, com isso você "desafoga o servidor".
Gostei + 1
14/10/2016
Lucas Maciel
Gostei + 1
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)