validação de edit...

06/03/2003

0

Como eu faço para um dbedit aceitar somente digitação de numeros e virgula????

Grato
Rodrigo


Anonymous

Anonymous

Responder

Posts

06/03/2003

Navoid

trate o evento onkeypress do dbedit
procure a respeito disso no fórum (utiliza a pwesquisa) que já vi algo sobre isso aqui.
se não achar me avise que coloco o código aqui.
provavelmente vou colocar o código, só que num tenho como fazer isso agora...

até


Responder

06/03/2003

Paulino

Bem, a maneira mais fácil é verificar o código ASCII dos números e da vírgula e desabilitá-los, isto é desabilitar as teclas correspondentes... faça assim...
Em um outro form, abra uma cópia do delphi e no form1, no evento onKeyPress escreva o código:
ShowMessage(IntToStr(Ord(Key)));

esse código mostrará o código ASCII de quase todas as teclas que você pressionar, daí pressione os números e a vírgula, sempre anotando os números que serão exibidos...

no seu Edit (ou DBEdit), agora, da sua aplicação, ponha no evento do Edit onKeyPress, o código:

if ((Key=#NúmeroEncontradoParaONúmeroUm) or (Key=NúmeroEncontradoParaONúmeroDois) or (Key=NúmeroEncontradoParaONúmeroTrês)... or (Key=NúmeroEncontradoParaAVírgula)) then
begin
Key:=0;
end;

Onde o indica a transformação do número ao código do teclado e 0 significa tecla nula. O evento onKeyPress é o mais indicado pois é tranparente, isto é, caso o usuário tecle uma tecla não permitida, ela não será ecoada na tela (Edit)...

para mais contacte-me: paulino@usa.com

:D


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar