Validar data!!!

28/03/2003

0

Olá galera é a minha primeira participação aqui, acompanho o site já muito tempo e só hoje tive o prazer de fazer parte dos membros do clubedelphi. Bom... vamos ao q interessa.

Meu problema é:

1º) Como faço p/ validar uma data de um ´campo data´, ´ do tipo date´, usando um dbedit, tentei colocar uma função no evento ´OnExit´, mas sempre entra uma tela de erro do delphi e não a da função.
(Obs.: Tb executei o programa pelo explorer e não deu certo).

É uma duvida fácil, mas pra mim tá difícil :roll: ....

Espero q ajude-me

Flw galera!!! Fui


Rodrigof

Rodrigof

Responder

Posts

28/03/2003

Maicon

Se puderes, transcreva a mensagem e erro para que eu possa analizar melhor. Entretanto, veja se você está utilizando alguma máscara neste campos (do tipo 99/99/9999) salvando literalmente os caracteres (sem as /), que pode ser a causa do erro.

Olá galera é a minha primeira participação aqui, acompanho o site já muito tempo e só hoje tive o prazer de fazer parte dos membros do clubedelphi. Bom... vamos ao q interessa. Meu problema é: 1º) Como faço p/ validar uma data de um ´campo data´, ´ do tipo date´, usando um dbedit, tentei colocar uma função no evento ´OnExit´, mas sempre entra uma tela de erro do delphi e não a da função. (Obs.: Tb executei o programa pelo explorer e não deu certo). É uma duvida fácil, mas pra mim tá difícil :roll: .... Espero q ajude-me Flw galera!!! Fui



Responder

28/03/2003

Cdaraujo

Caro amigo,

Espero que vc já definiu a máscara do campo tipo data no TField do seu componente TTable ou TQuery , etc. Para que a sua máscara não faça a crítica, vc deverá definir da seguinte forma:
!99/99/9999;1;_
Essa máscara dará condições para que vc faça a crítica somente na hora de gravar.

Atenciosamente,

Daniel Araújo
ICQ:111769805
www.cdinformatica.hpg.com.br


Olá galera é a minha primeira participação aqui, acompanho o site já muito tempo e só hoje tive o prazer de fazer parte dos membros do clubedelphi. Bom... vamos ao q interessa. Meu problema é: 1º) Como faço p/ validar uma data de um ´campo data´, ´ do tipo date´, usando um dbedit, tentei colocar uma função no evento ´OnExit´, mas sempre entra uma tela de erro do delphi e não a da função. (Obs.: Tb executei o programa pelo explorer e não deu certo). É uma duvida fácil, mas pra mim tá difícil :roll: .... Espero q ajude-me Flw galera!!! Fui



Responder

29/03/2003

Henry Lima

Vei, coloque o seguinte código no evento on exit do dbedit.

Try
StrToDate(DBEdit1.Text);
Except
MessageDlg(´A data informada não é válida.´, mtInformation, [mbOk], 0);
DBEdit1.Clear;
End;

Para testar a exibição da mensagem, execute o sistema pelo explorer.

Dica, para facilitar a manipulação de datas no sistema coloque o seguinte código no evento on create do formulário principal:

shortdateformat := ´dd/mm/yyyy´

assim o delphi irá tratar as datas todas com este formato por exemplo

01/01/2003 e não 1/1/2003


beleza. espero ter ajudado.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar