GARANTIR DESCONTO

Fórum Valor Total do Pedido na Tabela PEDIDO #337817

13/02/2007

0

Pessoal,

Gostaria da opinião sobre colocar ou nao um campo na Tabela de PEDIDO para guardar o VALOR_TOTAL do mesmo.

Gostaria de ver as opinioes de quem é contra ou a favor de colocar ou nao.

valew!!!

Mmoreira

Mmoreira

Responder

14/02/2007

Laelsonc

Com certeza que sim. Vai te ajudar e muito em outras possiveis coisas.

Responder

Gostei + 0

14/02/2007

Pestana_

Pessoal, Gostaria da opinião sobre colocar ou nao um campo na Tabela de PEDIDO para guardar o VALOR_TOTAL do mesmo. Gostaria de ver as opinioes de quem é contra ou a favor de colocar ou nao. valew!!!

eu costuma colocar o campo total do pedido na tabela pedido, não sei se é o seu caso mas tem situações em que o usuário pode alterar o valor total do pedido, se o usuário pode alterar o valor total do pedido então prescisa deste campo na tabela pedido.

flw.

Responder

Gostei + 0

14/02/2007

Callegaro

Eu acho melhor colocar um campo total. Imagine: Toda vez que o usuário quer ver o pedido, o sistema calcula o total do pedido (e se ele quiser olhar vários pedidos em sequencia, isto vai demorar um certo tempo). O que você pode fazer é sempre antes de salvar qualquer alteração no pedido, calcular o total e gravar no campo.

Responder

Gostei + 0

14/02/2007

Mmoreira

Pessoal,
Muito obrigado pelas dicas!
Bom todos concordam em colocar o total do pedido gravado na tabela e como foi dito isso pode facilitar na hora de tirar algum relatorio, fazer alguns comparativos, etc ... pois nao seria preciso processamento para sair catando os itens do pedido para somar o total.

Eu uso o Firebird e estava pensando em fazer uma Trigger que no momento em que os itens do pedido forem salvos - (ApplyUpdates) - atualizasse o valor na tabela PEDIDO

Esta seria a maneira correta de fazer isso?

Responder

Gostei + 0

16/02/2007

Mmoreira

Respondendo a mim mesmo na ultima mensagem deste Post eu nao poderia fazer desta maneira pois eu preciso exibir o VALOR_TOTAL para o usuario em tempo real ou seja se ele vai inserindo ou removendo itens ja tem que ir calculando o VALOR_TOTAL.

O meu dilema agora é que no meu pedido eu tenho dois tipos de cadastros PRODUTO e SERVIÇO ... logo tenho dois DBGrid´s
dbgProduto e dbgServiço
No ClientDataSet dos dois eu criei um campo do tipo Aggregate para ambos: PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL e SERVICO_TOTAL_VIRTUAL

Na medida que itens sao inseridos no pedido os campos aggregates se atualizam ... o que eu preciso fazer é somar estes dois campos PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL e SERVICO_TOTAL_VIRTUAL e jogar o resultado no meu campo TOTAL_PEDIDO

Qual seria a melhor maneira para se fazer isso?

Alguem?

Valeww!!!

Responder

Gostei + 0

16/02/2007

Pestana_

Respondendo a mim mesmo na ultima mensagem deste Post eu nao poderia fazer desta maneira pois eu preciso exibir o VALOR_TOTAL para o usuario em tempo real ou seja se ele vai inserindo ou removendo itens ja tem que ir calculando o VALOR_TOTAL. O meu dilema agora é que no meu pedido eu tenho dois tipos de cadastros PRODUTO e SERVIÇO ... logo tenho dois DBGrid´s dbgProduto e dbgServiço No ClientDataSet dos dois eu criei um campo do tipo Aggregate para ambos: PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL e SERVICO_TOTAL_VIRTUAL Na medida que itens sao inseridos no pedido os campos aggregates se atualizam ... o que eu preciso fazer é somar estes dois campos PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL e SERVICO_TOTAL_VIRTUAL e jogar o resultado no meu campo TOTAL_PEDIDO Qual seria a melhor maneira para se fazer isso? Alguem? Valeww!!!

mMOREIRA eu nunca usei campos do tipo Aggregate, mas se for só para somar os campos PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL e SERVICO_TOTAL_VIRTUAL e jogar o resultado no campo TOTAL_PEDIDO, então você pode fazer assim:

no botão Gravar Itens do Pedido ou no evento OnAfterPost do dataset Itens você pode fazer está somatoria.

dataset.FieldByName(TOTAL_PEDIDO).AsFloat := dataset.FieldByName(TOTAL_PEDIDO).AsFloat +
tabela.FieldByName(PRODUTO_TOTAL_VIRTUAL).Value +
tabela.FieldByName(SERVICO_TOTAL_VIRTUAL).Value;

isso só é uma possibilidade se fazer.

flw.

Responder

Gostei + 0

16/02/2007

Mmoreira

Pestana,

O que eu preciso é ir colocando o valor total no campo TOTAL_PEDIDO na medida em que o usuario vai INSERINDO ou REMOVENDO itens do pedido.
Desta maneira que vc descreveu o valor total so vai ser apresentado no campo quando o usuario salvar as alterações e nao pode ser assim.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar