Vender para terceiros um sistema feito sob encomenda - Quanto tempo esperar

17/12/2013

0

PHP

Olá,

Sou web-desenvolvedor autônomo há mais de dez anos e recentemente desenvolvi um projeto sob encomenda para uma escola para venda e gerenciamento de cursos à distância e presenciais. Ocorre que o sistema ficou extremamente customizável e bastante completo, de forma que seria plenamente possível vendê-lo para outros clientes, escolas ou até mesmo universidades.

Minha dúvida é se eu posso vender o sistema, já que ele foi desenvolvido a pedido de um cliente específico. Ouvi dizer que eu teria que esperar um certo tempo antes de poder vendê-lo mas a fonte não é muito confiável, então alguém poderia me ajudar nessa questão?

Qualquer informação é bem vinda.

Muito obrigado.
Fernando Costa

Fernando Costa

Responder

Posts

17/12/2013

Daniel Lima

Olá Fernando,

Tudo depende do contrato, por exemplo: você pode vender sistemas com contrato individual, onde o cliente compra seu sistema para usar somente uma vez (instalação única), não modificar nem revender, outra forma é a licença vitalícia onde o cliente é dono do sistema e fica garantido por meio do contrato que você não poderá revender esse sistema para outros clientes.

espero ter ajudado.
Responder

18/12/2013

Eduardo Pessoa

Olá Fernando,

Tudo depende do contrato, por exemplo: você pode vender sistemas com contrato individual, onde o cliente compra seu sistema para usar somente uma vez (instalação única), não modificar nem revender, outra forma é a licença vitalícia onde o cliente é dono do sistema e fica garantido por meio do contrato que você não poderá revender esse sistema para outros clientes.

espero ter ajudado.


me interessei pelo assunto, aonde posso obter maiores informações sobre essa questão, independente de liguagem?
Responder

18/12/2013

Fernando Costa

Olá Fernando,

Tudo depende do contrato, por exemplo: você pode vender sistemas com contrato individual, onde o cliente compra seu sistema para usar somente uma vez (instalação única), não modificar nem revender, outra forma é a licença vitalícia onde o cliente é dono do sistema e fica garantido por meio do contrato que você não poderá revender esse sistema para outros clientes.

espero ter ajudado.


Bem, o meu contrato só descreve o sistema, estipula prazos, obrigações, valores, formas de pagamento, essas coisas. Não especifica nada sobre direito de uso, então eu poderia deduzir que o cliente não tem essa licença vitalícia que você citou?
Responder

18/12/2013

Marcio Araujo

existe algum site com essas informações?
Responder

27/12/2013

Daniel Lima

Olá Fernando,

Tudo depende do contrato, por exemplo: você pode vender sistemas com contrato individual, onde o cliente compra seu sistema para usar somente uma vez (instalação única), não modificar nem revender, outra forma é a licença vitalícia onde o cliente é dono do sistema e fica garantido por meio do contrato que você não poderá revender esse sistema para outros clientes.

espero ter ajudado.


Bem, o meu contrato só descreve o sistema, estipula prazos, obrigações, valores, formas de pagamento, essas coisas. Não especifica nada sobre direito de uso, então eu poderia deduzir que o cliente não tem essa licença vitalícia que você citou?



Exatamente, essa licença vitalícia pode garantir por exemplo o direito do cliente revender o sistema, ou não, veja um exemplo:

Veja por exemplo os tipos de licenças da Microsoft: http://technet.microsoft.com/pt-br/ee872872.aspx

Vejo que não existe um padrão para tipos de licenças como a microsoft cita "De acordo com a necessidade de seus clientes", exceto as licenças GNU e de código aberto, então você deve definir isso muito bem no contrato.
Responder

27/12/2013

Daniel Lima

existe algum site com essas informações?


Empresas que vendem layouts Html por exemplo, trabalham dessa forma, vendem o layout para você usar em um só sistema, ou usar em quantos sistemas você quiser, EX>> 1 Licença = $18.00, Ilimitadas Licenças (Posso usar quantas vezes quiser) = $900.00

Não conheço nenhum site no Brasil sobre o assunto, mas deve ter informações na web.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar