Fórum Verificação #573518

05/01/2017

0

Tenho um campo que informa o rg e a ie do cliente....e queria a seguinte verificação
Se a pessoa for pessoa fisíca ele deixar salvar nulo,mais se a pessoa for pessoa jurídica ele tem que informar o rg ou a ie ....Como poderia fazer isso por favor?/???
Alan

Alan

Responder

05/01/2017

Alan

Como que eu faço me ajudem por favor????Estou aprendendo muito nesse no devmedia...me ajudem nessa verificação???
Responder

Gostei + 0

05/01/2017

Ermesom Lourenco

Qual banco está usando?
Dependendo, poderá fazer checagens através de triggers ou constraints.

E creio que sua lógica esteja errada, se for física deverá informar RG e se for jurídica deverá informar IE.

Pode fazer através de dois Edits, um para IE e outro para RG, desativando um ou outro, dependendo do valor de um ComboBox contendo o tipo da pessoa (Física ou Jurídica).

Mas qual sua dúvida real?
Como pretende validar isso?
Responder

Gostei + 0

05/01/2017

Alan

ibexpert meu banco
queria verificação como o seguinte:
eu tenho um combobox que nele eu informo se é pessoa fisica ou jurídica,no cadastro de cliente....e tenho um edit eu informo ou o rg ou a IE...mais essas duas informações ficam no mesmo edit.....queria fazer o seguinte se for pessoa fisíca eu posso salvar esse edit como nulo,já se for pessoa jurídica eu não poderia salvar como nulo eu teria que colocar ou a IE ou o RG e mostrando uma mensagem que essa esse campo não pode ser nulo...Entendeu....mais não sei como fazer isso...Como poderia fazer isso??
Responder

Gostei + 0

05/01/2017

Alan

Como poderia fazer essa verificação me ajudem por favor!!!!!!
Responder

Gostei + 0

05/01/2017

Ermesom Lourenco

Considerando que tenha os seguintes componentes:

1 ComboBox armazenando os valores Física e Jurídica (nesta mesma ordem)
1 Edit para armazenar a informação de Inscrição estadual que deseja

Faça a validação ao gravar:
procedure TForm1.btGravarClick(Sender: TObject);
begin