Fórum Verificar existência de cpf/cnpj #533482
04/10/2015
0
Pessoal,
Preciso verificar no cadastro de um cliente se o cpf/cnpj informado já existe. Eu até conegui fazer essa verificação na classe de regras de negócio, mas não estou sabendo fazer no bean. Do jeito que está, o registro não é gravado (o que está correto), mas a mensagem "Cadastro feito com sucesso" é exibida. Como devo corrigir isso?
Segue código abaixo:
ClienteRN
ClienteBean
Obrigada pela ajuda.
Preciso verificar no cadastro de um cliente se o cpf/cnpj informado já existe. Eu até conegui fazer essa verificação na classe de regras de negócio, mas não estou sabendo fazer no bean. Do jeito que está, o registro não é gravado (o que está correto), mas a mensagem "Cadastro feito com sucesso" é exibida. Como devo corrigir isso?
Segue código abaixo:
ClienteRN
public String salvar(Cliente c) {
Integer codigo = c.getCodigo();
if (codigo == null || codigo == 0) {
String cpfCnpj = c.getCpf_cnpj();
Cliente clienteExistente = clienteDao.buscarPorCpfCnpj(cpfCnpj);
if (clienteExistente != null) {
FacesUtil.addWarnMessage("Já existe um cliente com o CPF / CNPJ informado!");
}
this.clienteDao.salvar(c);
} else {
this.clienteDao.atualizar(c);
FacesUtil.addInfoMessage("Alteração feita com sucesso!");
}
return null;
}
ClienteBean
public void salvar() {
this.cliente.setStatus("Ativo");
cliente.setEndereco(endereco);
cliente.setContato(contato);
ClienteRN clienteRN = new ClienteRN();
clienteRN.salvar(this.cliente);
FacesUtil.addInfoMessage("Cadastro feito com sucesso!");
limpar();
}
Obrigada pela ajuda.
Sgrandini
Curtir tópico
+ 0
Responder
Fernando C
olá.. eu costumo fazer um bean só como "regra de negócio"; no caso, por exemplo: faz a verificação; SE (if) o cadastro já existe, só retorna a mensagem de que o cadastro não poderá ser efetuado (ou semelhante); caso não exista (else) ai sim cadastra e exibe mensagem de "cadastro efetuado com sucesso", só que na camada de view eu chamo a mesma mensagem; o que muda é o conteúdo dela cf. explicado acima.
Responder
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)