Fórum Verificar se uma tabela existe... #244502
26/07/2004
0
Obrigado por atenderem as minhas dúvidas....
Lá vai mais uma...
Utilizo Firebird e IBquery....
Eu já tenho um GDB pronto e algumas tabelas nele (EX. Clientes, Produtos......)
Eu preciso gerar um atualizador via delphi para atualizar ao meu banco de dados para qdo eu precisar incluir algum indice ou campo em uma determinada tabela...
Vamos supor que eu queira adicionar uma tabela neste meu GDB..
Eu queria verificar primeiro se esta tabela exixte ou não para depois cria-la.
Ex: Se (Tabela tal existe) então
cria tabela
senão
sai da rotina
Outra coisa.... Vamos supor que eu queira adicionar um campo em uma tabela neste meu GDB..
Eu queria verificar primeiro se este campo na tabela exixte ou não para depois cria-lo
Ex: Se (campo da tabela tal existe) então
cria campo
senão
sai da rotina
Certo que serei auxiliado em minhas dúvidas, desde ja agradeço..
Valeu pessoal...
Igor
Curtir tópico
+ 0Posts
27/07/2004
Rômulo Barros
procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject); Var Tabelas : TStrings; Campos : TStrings; begin Tabelas := TStringList.Create(); SQLConnection1.GetTableNames(Tabelas,False); If(Tabelas.IndexOf(´CLIENTES´) = -1)Then ShowMessage(´Undeclared Identifier informa que a tabela "CLIENTES" não existe´) Else ShowMessage(´Undeclared Identifier informa que a tabela "CLIENTES" existe´); Campos := TStringList.Create(); SQLConnection1.GetFieldNames(´CLIENTES´,Campos); If(Campos.IndexOf(´Nome_Cli´) = -1)Then ShowMessage(´Undeclared Identifier informa que o campo "Nome_Cli" não existe´) Else ShowMessage(´Undeclared Identifier informa que o campo "Nome_Cli" existe´); end;
:wink: :wink: :wink:
Gostei + 0
27/07/2004
Igor
Deu certo...Muito Obrigado pela atenção...
Só para aproveitar a mensagem, mais uma dúvida..
Como eu vou precisar atualizar o Banco de Dados, é prudente que nenhuma tabela esteja sendo utilizada pelo sistema. Como é que eu posso verificar se a Tabela ´TAL´ está sendo utilizada ou não?
Valeu!!!
Muito Obrigado pela Atenção....
Gostei + 0
27/07/2004
Rômulo Barros
Infelizmente, isso eu não sei te explicar. Mas se o sitema for em camadas, o delphi consegue travar registro. :P
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)