Fórum VIEW no FireBird #57690

15/01/2007

0

Pessoal,
Estou criando um programinha simples onde aprox 20 pessoas acessarão um banco de dados central onde todos os usuários deverão visualizar os dados atualizados on-line:
» 1 máquina (Celeron D 256RAM 60HD) servidora
» 20 máquinas cliente;
» FireBird 2 // Turbo Delphi Ex // Acredito que deverei usar DBX, certo?

Ponto1: Sei que tenho que instalar o Client do FireBird em todas essas 20 máquinas (algumas com Win2K outras Com WinXP) e apontar o banco para o IP da máquina servidora, certo?

Ponto2: na tela principal que será utilizada pela maioria dos usuário existem 15 ComboBox com itens que devem ser selecionaddos pelos usuários que são carregados, e possivelmente atualizados (on-line) de tabelas específicas dentro da base de dados... Pergunta: Uso uma SELECT normal que carregue o campo que eu quero nessa combo ou crio um VIEW (não sei direito o que é ainda, mas comentaram que seria aconselhável para melhorar a performance) ?

Ponto3: Preciso me preocupar com o tamanho do banco e quantidade de registros, pois mensalmente acrescentarei aprox 4000 reg na tabela mestre e fico preocupado com a lentidão depois de uns 6 meses. Vou precisar fazer um banco por mês como fazia em Access ? :(

Ponto4: É aconselhável quando for ler/grava dados do/no banco, criar uma instância, fazer os SQL necessários e fechar a instância ? (fazia isso em Access para melhorar o tráfego de rede e não me preocupar com o limite de usuários)

Desculpem pelo pergaminho e desde já OBRIGADO.

Paulocesar1301

Paulocesar1301

Responder

16/01/2007

Sremulador

Ponto1: Sei que tenho que instalar o Client do FireBird em todas essas 20 máquinas (algumas com Win2K outras Com WinXP) e apontar o banco para o IP da máquina servidora, certo?

SIM, de preferencia um servidor com o win 2000

Ponto2: na tela principal que será utilizada pela maioria dos usuário existem 15 ComboBox com itens que devem ser selecionaddos pelos usuários que são carregados, e possivelmente atualizados (on-line) de tabelas específicas dentro da base de dados... Pergunta: Uso uma SELECT normal que carregue o campo que eu quero nessa combo ou crio um VIEW (não sei direito o que é ainda, mas comentaram que seria aconselhável para melhorar a performance) ?

R: Realmente, sendo que view com union não e muito bom para performance

Ponto3: Preciso me preocupar com o tamanho do banco e quantidade de registros, pois mensalmente acrescentarei aprox 4000 reg na tabela mestre e fico preocupado com a lentidão depois de uns 6 meses. Vou precisar fazer um banco por mês como fazia em Access ?

R: Não se preocupe, aqui tenho uns 20.000.000, e roda blz

Ponto4: É aconselhável quando for ler/grava dados do/no banco, criar uma instância, fazer os SQL necessários e fechar a instância ? (fazia isso em Access para melhorar o tráfego de rede e não me preocupar com o limite de usuários)

R: Commitar os dados...

Responder

Gostei + 0

16/01/2007

Paulocesar1301

Obrigado pelas respostas caríssimo,

Infelizmente meu servidor (nama mais que uma máquina que não está sendo utilizada, mas muuuuuuuuuito melhor que o nosso servidor real) tem instalado um WinXP SP2 mesmo, fazer o quê ! :(

Quer dizer que posso abrir a tabela e deixá-la aberta sem problemas e minha única preocupação é commitar sempre que possível os dados ? OK! :)

Meu VIEW não terá UNION... pelo menos à princípio, sendo assim acredito então que conseguirei uma performance razoável.

Vou ver se acho aqui algo sobre VIEW: como e onde criar.

Responder

Gostei + 0

17/01/2007

Gandalf.nho

Não mantenha toda a tabela aberta, procure trabalhar com pesquisas e limitar sempre a quantidade de registros no lado da aplicação, para melhorar a performance.
E você pode trabalhar com VIEWs sem problemas, é assim que eu faço para evitar o uso de ComboBox.

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar