Fórum Violação de Foreign Key #54944

24/01/2006

0

Estou tendo um problema para incluir registros. O cenário é o seguinte:
- Uso Delphi 7 com Firebird 1.5
- Num BD tenho uma tabela mestre ´Contrato´ e duas detalhes ´Servicos´ e ´Parcelas´, as duas tabelas detalhes estão relacionadas com a tabela mestre através de um campo do tipo Foreign Key, o qual serve para garantir a integridade dos dados.
- Uso o conjunto DataSetProvider, ClientDataSet, DataSource para cada tabela. Cada um dos DataSetProvider é ligado a um TMDOQuery (componente de conectividade similar o TIBQuery, que faz parte da biblioteca MDO ou Mercury Database Objects)
-Para conexão com o Bd usa o MDODatabase que é similar ao IBDatabase.
Os procedimentos para gravação de dados é o seguinte, lembrando que o processo é feito em cima do ClientDataSet:

var
   erro: integer;
...

MdoDatabase.StarTransaction;
erro := cdsContrato.ApplyUpdates(0);
if erro = 0 then erro := cdsServico.ApplyUpdates(0);
if erro = 0 then erro := cdsParcelas.ApplyUpdates(0);

if erro = 0 then
   MdoDatabase.Commit
else
   MdoDatabase.Rollback;

O erro ocorre somente na inclusão, com a mensagem de violação de chave estrangeira. Isso é realmente justificável pois não posso incluir dados em tabelas detalhes sem antes incluir os dados da tabela mestre.
Mas como posso resolver essa situação sem retirar os chaves estrangeiras das tabelas detalhes?

P.S. Tentei usar o um campo do tipo TDatasetField para as tabelas detalhes mas o componente ClientDataSet da tabelas mestre não aceita mais que um campo, se colocar mais que um dá uma mensagem ´Mismatch in datapacket´

Grato pela atenção

Luiz

Lab

Lab

Responder

31/01/2006

Rodolpho123

1-Na tabela mestre, altere a trigger que gera o valor do campo chave (creio eu que vc esteja utilizando assim) apar somente pegar o valor do [b:e2fc5076f7]generator[/b:e2fc5076f7] se vc passar um valor nulo, ex:
if new.idcampo is null then
   new.idcampo = gen_id(meugerador,1);

2-Na inserção do registro pelo ClientDataSet, atribuia o valor do campo chave através de um select em um outro Cds qualquer para pegar o valordo [b:e2fc5076f7]generator[/b:e2fc5076f7] referente. O sql ficaria assim:
select gen_id(meugerador,1) as valorchave from rdb$database

3- Atribua o valor ao campo chave, ex:
CdsMestre.FieldByName(´CAMPOCHAVE´).AsInteger := CdsGerador.FieldByName(´VALORCHAVE´).AsInteger;

4-Pronto! Agora vc tem o valor do campo chave para aplicar nas FK´s das tabelas filhas...[/code]

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar