GARANTIR DESCONTO

Fórum Você acha justo o alto preço de alguns softwares? #232561

16/05/2004

0

Colegas,

Gostaria que vcs opinassem nessa enquete pois ela faz parte de um trabalho de faculdade para disciplina de Direito e Ética. Abaixo estão alguns comentários colhidos de uma pequena pesquisa feita entre colegas de faculdade, profissionais do ramo e professores.

Em uma discussão levantei a seguinte questão:
Como programadores, vocês gostariam de ter o seu software pirateado?
Um deles me respondeu: ´somos desenvolvedores de software e não exploradores´.

Analisei essa e outras respostas e tive que concordar. Tomei como exemplo a minha máquina a qual possui vários softwares originais e alguns ´alternativos´. Se eu tivesse que registrar todos os meus programas pagaria em torno de R$ 37 mil.

Um segundo tópico foi questionado entre professores:
Por que alguns softwares custam tão caro?
Um deles respondeu: ´softwares são fruto do intelecto humano que precisa ser valorizado. Programas complexos as vezes demoram anos para serem desenvolvidos´

Então eu respondi:
Uma placa-mãe ou um processador, por exemplo, também são fruto do intelecto humano. Exigem pesquisas demoradas e além de tudo são necessários máquinas e matéria-prima para fabricá-los. Nem por isso custam o preço absurdo de alguns softwares.

Observação final:
Dificilmente você vai achar um jogo para computador que alcance um valor superior a R$ 200. E sabe por quê? Porque jogos são para usuários domésticos. Ou a empresa produtora cobra um preço justo ou vai fechar as portas. Afinal a fiscalização é em cima das empresas que não tem para onde correr. Na prática, usuário doméstico nunca vai ser multado por está usando software pirata. As gigantes produtoras de softwares comerciais sabem disso e simplesmente metem a mão em seus produtos que representam um ícone no mercado mundial.

[size=9:a1241c2893][b:a1241c2893]Nota[/b:a1241c2893]: A pesquisa foi realizada com 500 pessoas de universidades pública e particular. Se alguém se interessar e quiser os dados pode me enviar uma mensagem particular.[/size:a1241c2893]

Tatuweb

Tatuweb

Responder

16/05/2004

Aroldo Zanela

Colegas,

Não sou defensor dessa ou daquela marca, muito menos, defensor de software livre ou freeware.
Todos querem ganhar dinheiro (pelos menos eu quero), não querem ter seus produtos pirateados, mas acham normal utilizar aquilo que não comprou. Simplesmente incorporam um discurso de considerar os preços exorbitantes e passam a utilizar como se fosse uma retaliação aos direitos de outrem.
Não tenho “essa” de achar o preço abusivo ou exagerado, normalmente me deparo com produtos cujo preço não posso pagar. Por isso, tenho o carro que tenho, senão, bastaria entrar numa loja de importados, pedir a chave e sair sem pagar.
Só quero ver até onde vai esta onda de software livre e grátis. No momento que todo o esforço que tivermos e investimos em formação e capacitação profissional não valer mais nada, não adiantará chorar sobre o leite derramado.

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Tatuweb

[quote:4a0bb455a5=´Aroldo Zanela´]Não sou defensor ... de software livre ou freeware[/quote:4a0bb455a5]

Quanto ao software livre eu concordo com você. O mundo é capitalista e ninguém trabalha de graça. Quanto ao freeware eu encaro de maneira diferente. Qualquer pessoa pode desenvolver utilitários, componentes e softwares gratuitamente e sem compromisso nas suas horas de folga e distribuí-los. Gosto de programar e quando desenvolvo algo que pode ser útil para várias pessoas não vejo nada de mais em distribui-los gratuitamente e sem compromisso. Da mesma forma tenho em minha máquina vários programas e componentes freewares desenvolvidos por usuários anônimos que não objetivam o lucro.

Quero deixar claro que não defendo a pirataria. Apenas quero mostrar que as empresas que desenvolvem softwares de referência no mercado aproveitam-se desse fato para cobrar um valor considerado exorbitante para usuários domésticos e pequenas empresas. É isso que eu quero mostrar. Os produtores podem cobrar quanto quiser e qualquer usuário pode considerar os preços abusivos e as empresas exploradoras.

Mas afinal, por que os principais sites que fornecem cracks nunca são fechados e permancem em atividade por anos? Por que será que é tão fácil comprar e vender sofwtare pirata (isso não é exclusividade do Brasil)? Por que, ao invés de criticar o Brasil por alto índice de pirataria, o governo norte-americano que se acham o dono do mundo não providencia o fechamento de sites fornecedores de cracks. Na minha opinião é bem simples. É muito mais lucrativo explorar as empresas com preços elevados e deixar a maioria dos consumidores domésticos usando o pirata. Quem consegue manter um site ilegal por tanto tempo e sem receber nada, afinal os cracks são de graça!

E outra: essa conversa de dizer que as empresas produtoras e governos perdem bilhões de dolares com pirataria é ´papo-furado´. Simplesmente se não existisse o pirata o consumidor não usaria o software pois a maioria não teria dinheiro suficiente para adquirir uma licença.

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Rabitz

Cabeça em parafuso...

Sabe aquela propaganda do Guaraná Kuat, onde o garoto propaganda diz, ´abra a cabeça´... pois bem, me sinto exatamante como o ator...

Quando li a pergunta do tópico meu impulso foi de dar um baita clicada em NÃO.... mas quando li os posts, fiquei sem saber...

Realmente, como disseram, softwares são muito caros... porque??? não sei, pois o custo de procução de um software, digamos o CorelDraw, não deve ser maior que o custo de procução de um jogo, digamos Need For Speed, ou melhor ainda, Live for Speed (US$14,00).

Agora, porque?
A melhor resposta seria que um software comercial seria uma armadilha para as empresas, não para os usuários domésticos... os sites fornecedores de cracks ficam na ativa por anos a fio....

Eu penso que é um abuso, o Auto Cad custar o que custa,... hoje no mercado comercial, existem diversas de outras ferramentas alternativas a ele, que podem variar desde custro ZERO, até uma pequena porcentagem do que custa o próprio AutoCAD... porque????

Referência... talvez este seja a palavra certa.

Vamos então nos botar nos produtos..
Pense em refrigerante, qual marca você lembrou em primeiro lugar??? Coca-cola, com certeza, e você já percebeu que uma garrafa de coca-cola custa mais que uma garrafa de guaraná antártica? porque?

referência....

Vamos agora ao munto automotivo....

Recentemente a ford desenvolveu um novo modelo, baseado num carro das décadas de 60 e 70, o Ford GT 40, foi desenvolvido para se equiparar a diversos carros, como por exemplo Ferrari Modeno, no entanto, o projeto da Ford, é muito superior, mais estável, mais econômico, mais veloz....mais bonita(eu acho) e, mais barato.... porque?????
Porque a Ferrari é referência de mercado...

Windows e Office??? porque o preço abusivo???? por ser referência...

Mas mesmo assim, sendo referência ou não;
Tendo os fabricantes o direito/ou não, de cobrarem quanto quiser,
eu acho abusivo...

Tenho certeza de que, se o Windows, custasse algo como R$15,00, todos teriam a consiência de registrar seus Sistemas, acredito também que a própria Microsoft faturaria mais com uma atitude dessas, ao invés de aumentar os preços....

Eu continua achando abusivo o valor da maioria dos softwares do mercado.

[]s
Rabitz

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Cabelo

Caros Colegas..

Eu particularmente acredito, que cada um sabe bem o preço do seu trabalho, e cada empresa que desenvolve softwares deve então cobrar o quê acha devido, não nos cabe julgar o valor do suor de alguém, claro que muitas vezes os valores são abusivos, mas se na área de informática, eu não cobrar o preço justo do meu trabalho, o mercado acaba ficando estagnado de softwares e acredito que assim perderia todo o valor que nós desenvolvedores temos..

Quanto tempo e o quê vc já ´ralou´, pra aprender o mínimo??

Quanto tempo vc teve que pagar por livros cursos, faculdades, etc.. mais uma pancada de outros recursos que te proporcionassem o nível de desenvolvedor que cada um se tornou..

Lembre do seu camonho e veja se o quê vc quer não é ganhar dinheiro..

Eu particularmente de novo, quero e estudei muito, investí muito para estar onde estou hj..

Mesmo não sabendo quase nada, tiro meu sustento daqui..

Imagina se eu Programador não valorizar o trabalho de pessoas como eu, que suaram muito pra chegar onde estão..

espero ser compreendido..

sem mais

Cabelo

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Afarias

Todo software tem um preço justo. Ele custa o quanto vale.

Um motivo para isso ser sempre verdade:: Nenhum deles é único! Se vc realmente o quer, é pq ele vale o quanto é cobrado por ele.

Quando não existe algum tipo de ´monopólio´ por determinado produto, todo preço cobrado é justo -- vc só aceita se realmente desejar.

Um software como um jogo, vende milhares de cópias a mais que uma ferramenta de desenvolvimento -- esta *quantidade* permite melhores preços.

Por outro lado, uma ferramenta de desenvolvimento é uma ferramenta de trabalho:: permite que vc faça dinheiro com ela.

O que é gastar R$3000 por uma cópia de Delphi se ela me retornar digamos R$1000/mes ?? (ao todo seriam R$12000 ano -- tirando os R$3000 que eu paguei, ainda estaria com R$9000 -- só um exemplo)

E se ainda eu acho isso caro?? Fácil, vou para outra plataforma de programação -- *easy*

Eu por exemplo acho o preço do M$ Office muito caro, acho que é o melhor q existe na categoria, mas, ainda assim muito caro -- e por isso simplesmente decidi não utilizá-lo.

Dai, tenho como opção comprar as ferramentas de outro fornecedor a um custo menor (como o CorelOffice por exemplo) ... ou, como optei, um Open Source como o OpenOffice.org que, para as minhas necessidades, é mais que satisfatório.

As opções estão ai.

T+

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Afarias

Tenho certeza de que, se o Windows, custasse algo como R$15,00, todos teriam a consiência de registrar seus Sistemas,

Tenho minhas dúvidas...!

Acho que se um confeito de R$0,05 pudese ser ´copiado´ taria cheio de gente por ai se perguntando:: ´poque pagar pelo confeito se posso copiá-lo?? o fabricante tá cobrando muito caro!! devia ser R$0,01!!´

Pois é... só uma impressão.

T+

Responder

Gostei + 0

17/05/2004

Paulo Drozinski

Alô pessoal !!

Não sou programador e nem profissional da área, sou engenheiro e, apenas me distraio com o delphi, logo lanço alguns tópicos como consumidor.

Creio que exitem muitas questões relevantes que já foram colocadas nesta enquete, porém é importante observar que:

Só para exercitar o conceito de barato e caro não pode ser analizado de uma forma simplificada, sempre vem acompanhada pela relação custoxbenefício.

Quando existe monopólio voce não tem escolha ou paga um preço absurdo ou fica fora do mercado, em qualquer área.

Ou tu compra os remédios, o cimento, a gasolina os serviços públicos (água, luz,...) ou tu não compra, não adianta chiar...........fica sem banho.

Não sei como é o mercado internacional de softwares para compará-lo como o nosso, mas creio realmente que os programas de um modo geral custam muito caro.

A informática e os softwares possuem alta velocidade de obsolecência e depreciação, quando um usuário final compra um programa ele procura prever em quanto tempo ele se paga, senão não compra, é uma ferramenta como qualquer outra. Aí é que surge espaço para a pirataria ninguem paga um bem sem saber o tempo de retorno, ou pelo menos saber se ele se pagará. Hoje no Brasil a pirataria é uma necessidade e não uma cultura, ninguém quer ser ilegal, mas quem pode consumir e pagar por algo que possivelmente não lhe trará retorno do investimento e/ou dividendos.

Olha o assunto é muito vasto, poderíamos falar em mercado, competição, qualidade, em velocidade (tempo), interesses econômicos, sobrevivência, e tantos outros pertinentes e intervenientes.

Na prática e na verdade o que existe é um descompasso entre a teoria e a prática, entre o custo e o benefício, as novas tecnologias são sempre consumidas por poucos e por isso estes pagam muito caro, por exemplo as primeiras antenas parabólicas custavam 2.000 doláres um verdadeiro absurdo e, hoje 400/500 reais, a telefonia.....todos tem celular, é barato (claro que podia ser mais mas, aí é outros quinhentos...), .... e tantos outros.

Paises que nem o Brasil não possuem um mercado ativo e por isso poucos pagam muito.

São indiscutíveis as razões dos programadores, programas que demoram um ano ou mais para serem lançados mas, já nascem obsoletos se compararmos com a velocidade da informática.... a Net e 64 bits já batem na porta de todos..... .

Imaginem construirmos uma casa que demora um ano para ser realizada e, quando pronta se tornar obsoleta....., complicado não.

Por outro lado, não quer dizer que o engenheiro não precise de atualizar, o problema é que a evolução na área imobiliária é menos veloz e portanto tem um nivel de obsolecencia menor.

Um aparelho de raio X por exemplo dos anos 50 deve estar funcionando até hoje em muitos hospitais claro que perfomance diferente, mas certamente se pagou muitas vezes e,até já pode ser jogada fora.

Os pentium 100 começaram ontem e hoje são sucata, inclusive seus programas e, nem se pagaram.

Os programas são muito caros e os experts em programação ganham pouco, porque esta área ainda não está madura.

A coisa vai melhorar para todos............ é só esperar, mas os experts em informática ainda não podem parar de estudar porque senão em 5 anos estarão por fora.

c.q.d

drozinski

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Cabelo

Caro Colega drozinski..

Sem quere menosprezá-lo, entenda bem que não posso compara um software a uma construção de casa, o quê vc está confundindo seria os conceitos de Hardware e Software, pq se ver bem um software não nasce obsoleto, pq é simples realizar uma atualização, já que podem ser alterados tanto quanto necessa´rio, diferentemente do hardware, que poderia até talvez ser comparado a uma construção de uma casa, mesmo assim o hardware pode ser alterado tb sem maiores complicações, entenda que o preço tem que ser justo com o trabalho de cada um, como nosso amigo [u:6b56c0b9e3]afarias[/u:6b56c0b9e3] citou anteriormente, ´Todo software tem um preço justo. Ele custa o quanto vale´, e é a maior verdade, pois pense então como um projeto de engenharia, como pode uma pessoa fora da área, dizer o quanto vale seu projeto, se desconhece todas as variáveis embutidas neste processo...?

fica então cada vez mais claro pra mim que tudo deve ter seu preço, no mercado de informática não se pode dizer que há monopólios, como muitos dizem por aí : ´A Microsoft monopolizou o mercado de informática´, esta é a maior mentira, pq existem tantos outros softwares, que funcionem tão bem ou até melhor do que os da Microsoft, é só procurar que vc acha, alguns até FREE. Só pra finalizar, acredito que o trabalho de cada um tem um preço, e só quem cria algo, é que pode dizer o quanto vale, cabe a nós comprarmos e aceitarmos o preço, ou procurar por outro produto..

sem mais

Cabelo

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Nildo

Vou deixar aqui minha opinião...
Vamos lá... O porque do Corel ou AutoCad ser tão caro? Vocês já viram quantas foram necessárias para desenvolve-los? Muitas. Não se esqueçam que estas pessoas têm remuneração mensal. AutoCad não é um programa que você paga mensalmente pela sua utilização, logo, se eles venderem por preço barato, e surgir então um software tão bom quanto ele, os usuarios ficam com este novo software, e os desenvolvedores do AutoCad serão mandados embora pois não poderão pagá-los mais. Agora, é melhor eles garantir uma renda maior para, mesmo quando sem venda do produto, possam pagar seus funcionários.

Outra opinião
Nem todos os programadores querem vender seus produtos para ganhar seu dinheiro. Eu por exemplo, estou desenvolvendo um software, que não existe nenhum igual a ele na internet, que faça o que ele faça, e será muito utilizado e conhecido em toda a internet. Prefiro ´ainda´ não divulgar informações sobre ele, mas o oTTo pode confirmar. Se será um programa muito útil, muito utilizado eu poderia muito bem vendê-lo. Mas o público alvo de meu programa não são as grandes empresas, são usuários simples e um pouco avançados. Com base nessa informação eu saberia que 99¬ das cópias dele será crackeada. Então resolví que vou disponibiliza-lo como Free. Mas porque? Eu ganho meu salário, ganho Muito bem, tenho 17 anos e não gasto ele com Gasolina, faculdade, dependentes, IPVA, etc. Então eu não vejo o porque de querer ganhar Mais dinheiro em cima de algo que eu GOSTARIA de ver TODOS utilizando. Então logo concluo que o que eu quero é ter Nome. Estou

Então nem tudo pe voltado para o dinheiro. Nem todos os programadores são ambiciosos, alguns deles (assim como eu) apenas gostariam de ver seu produto na mão de milhares de pessoas, e ser conhecido.

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Nildo

pensando até em liberar o fonte dele, pois existem algumas técnicas que não é documentada em lugar algum (nem na internet), e será muito bom para estudos de outras pessoas, até para que elas possam desenvolver algo diferente, aumentando assim o conteúdo de softwares bons na internet.
Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Tatuweb

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que postaram suas opiniões e votaram na enquete pois as mesmas serão valiosas para mim e serão apresentadas em um seminário na faculdade.

Vou fazer mais algumas observações:

´Estamos trabalhando em um projeto bastante ousado que deve acabar com a pitataria nas ruas dentro de seis meses.´
A frase acima foi dita por Manoel dos Santos, advogado e diretor jurídico da ABES, em uma entrevista para a revista PC MASTER Ed. 46 (pg 34). Essa edição foi publicada em Março de 2001. Nessa época praticamente não existia a pirataria de rua no Rio de Janeiro. A pirataria era por meio de anuncios no jornal (e eram poucos). A pirataria de rua ocorria principalmente em São Paulo. Hoje, mais de 3 anos se passaram e seu andar pelo largo da carioca (RJ) ou pela Sta Ifigenia (SP) vou receber uma chuva de CD pirata. O site www.cracks.am, para mim o maior da categoria crackz, foi citado nessa entrevista. Até hoje está na rede. A pirataria só ocorre porque as gigantes querem. O porque eu já comentei no post anterior.

Quando não existe algum tipo de ´monopólio´ por determinado produto, todo preço cobrado é justo.

E eu pergunto não existe ´monopólio´? Para nós é fácil sair do Microsoft Office e migrar para o para o 602PRO ou o OpenOffice pois somos programadores. Para o usuário comum não! Quando uma pessoa faz um curso de informática ela não aprende a usar um editor de texto, aprende a usar o Word. Não aprende a usar uma planilha eletrônica, aprende a usar o Excel. Sacô? Não existem cursos para programas concorrentes. E por quê? Porque o mercado esta repleto de produtos da Microsoft, da Adobe, da Corel e de outras gigantes. Afinal eles são referência.

No máximo você vai encontrar curso para Linux e o KOffice. Mas todo mundo usa o Windows. Sempre vai aparecer alguém com um documento salvo no WordXP com uma pregada de formatações que não serão totalmente compatíveis com o KWord. Se isso já não bastasse instalar e configurar qualquer placa do computador no Linux é complicado para o usuário comum (e as vezes até para quem é técnico). Os fabricantes de hardware não oferecem suporte para o Linux. Se pelo menos essa última deficiência não existisse, se fosse tão simples instalar um modem no linux quanto é no windows o mercado doméstico do linux aumentaria consideravelmente. Então, isso é ou não é monopólio?

E pior. Muitos acham que as gigantes são boazinhas em distribuir um programa a um custo super reduzido (algumas vezes zero) para instituições de ensino. Ora, apenas é mais uma forma de impor seus produtos e manter o monopólio, além de fazer com que o usuário comum só enxergue o padrão de mercado. E para fechar esse post

[quote:a1e32e30d1=´Paulo Drozinski´]Quando existe monopólio voce não tem escolha ou paga um preço absurdo ou fica fora do mercado[/quote:a1e32e30d1]

resume tudo o que eu comentei anteriormente. Só que não vou pagar o preço de um carro popular 0 KM por um AutoCAD. Afinal, o pirateiro está bem alí no largo da carioca (RJ) com a última versão do AutoCAD por apenas R$ 15. Se não quiser ir até lá não há problema. Ele vai te dar um cartão com telefone e faz a entrega em sua casa ou escritório pelo motoboy basta pagar a taxa de entrega. Ha, qualquer problema o pirateiro troca o CD.

Só mais um comentário: Quando se desenvolve um programa a maior dificuldade esta em se fazer a versão 1.0. Depois é só atualização. Isso não se aplica a jogos. Nos jogos é preciso compor música, criar cenários gráficos desenvolver uma engine para inteligência artificial dos jogos. Acho que desenvolver um jogo é bem mais complexo do que um muitos softwares existentes que serão complexo somente na versão 1.0. Só excluo desse meio o sistema operacional que, ao meu ver, é o mais complexo dos softwares.

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Paulo Drozinski

Caros amigos

Não estou querendo poleziar, mas não estou confundindo não os conceitos de Hardware e Software, sabem porquê eles andam juntos, par e passo um não existe sem o outro; o produto final conjuntos de Hardwares e Softwares são os bens que estão em cheque, quando levamos em consideração as questão custos x beneficios , mercado, preço, e, ..... .

Po exemplo o windows millenium (eu comprei e embarquei) foi um arranjo de rotinas e ferramentas que não se pagaram e logo ficou de lado, é um absurdo, e tem muitas horas de programadores e tecnologias
nisso, nem por isso ele é caro, para quem comprou foi ´extremanente caro´.

´ O software não nasce obsoleto, pq é simples realizar uma atualização´ (<- cabelo_uni <- amigo), isso é verdade se pagares mais e mais e mais e mais.............e com um futuro ainda incerto.

Como disse antes, a questão é muito complexa mas carga de trabalho, a especialização, dificuldades, a técnica,tempo, e outros, por si só não produzem e/ou decidem o preço do mercado. Os monopólios, os oligopólios,o dumping, os interesses econômicos, os interesses estratégicos, a oferta e procura, as relações de custo e beneficio, .....dentre outros é que formam os preços. [b:931d4914b8]O preço de mercado é aquele preço que o consumidor está disposto a pagar em determinado momento[/b:931d4914b8] e, muitas vezes muito aquém ou muito além do preço de custo, porque existem outras variáveis no processo tais como a conjuntura, a micro e macro economia, politica monetária, etc..... . Mas as questões principais não são as conjunturai

Não sou programador e nem da área, mas jamais poderemos pensar num projeto como unico e estanque, o segundo já custará mais barato, o terceiro,....... . essa é a regra, a medida que as ciências e as tecnologias vão sendo dominadas, acessíveis e com concorrência.

Se quizermos comparar projetos complexos de engenharia, por exemplo uma usina de reciclagem de lixo, nada usual e nem comum, (idem as plataformas dos, win, Unix...) atípicos, tem um preço que depende de know how e tecnologias, monopólios, ... e, o preço realmente é difícel de medir pois meia duzia de profissionais teriam condições de produzí-lo
e cobram o que querem; já uma edificação com tecnologia dominada, com muita concorrência e n+1 profissionais disponíveis a procura de projetos deste tipo o preço é até quase leiloado e trata-se de área também técnica e especializada.

teria muito mais, mas falta tempo......
c.q.d.

valeu !

drozinski

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Paulo Drozinski

s pois estas são sazonais e sim as estruturais que dependem de ações de curto prazo, de adequações, de maturação e de resultado, ninguem emprega, imobiliza, aplica ou investe sem retorno ou morre de fome...... só com ideal ou por amor a camizetaa não dá .... .
Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Afarias

Quando uma pessoa faz um curso de informática ela não aprende a usar um editor de texto, aprende a usar o Word. Não aprende a usar uma planilha eletrônica, aprende a usar o Excel.

Discordo em gênero, número e grau! Quando QUALQUER pessoa aprende a usar o Word ou Excel ou seja o q for... aprende a lidar com o computador... com seus formatos e apresentação... com a idéia de trabalho em geral...

Tanto q uma vez q alguem aprende uma ferramenta (já vi muito disso) ela começa sozinha a desenrrolar outras que nunca tinha usado... com o contato com o micro, tudo fica SIMPLES... natural.

T+

Responder

Gostei + 0

18/05/2004

Thematrix:reloaded

Gostaria de compartilhar minha humilde opinião:

Primeiro, eu acho que JOGOS não deveriam entrar nesta questão, por um motivo simples: Relação Custo x Benefício. Jogo é para divertimento rápido, e como premissa geral, divertimento rápido é para ser barato.
Os desenvolvedores de jogos ganham muito mais com consoles XBox, PS, Atari do que com jogos PC, onde há maior incidência de pirataria. Dependendo do jogo, pode ser até caro vc pagar R$ 80,00, por mais tecnologia que ele tenha (vide Tomb Raider 6)

Em relação a Sistemas Operacionais e aplicativos para escritório, onde reina absoluta a Micro$oft, sim, os preços são injustos, pelo menos, para nós que vivemos em um país de terceiro mundo. É uma infelicidade que a pirataria, QUE A M$ NUNCA FEZ QUESTÃO DE COMBATER, tem sempre ajudado a mesma, imagine quantas empresas que tentaram fazer pacotes de escritório faliram, basicamente porque NÃO VENDERAM. por exemplo: WordPerfect, Quattro Pro, entre outros. Assim basta aos aventureiros que criam softwares para escritório distribuírem de graça (Office 602) ou quase de graça, porque têm como concorrência a M$ e todos os piratas do mundo!!!!!

Em relação aos programas especializados, como Autocad, Oracle, Microsiga, Datasul, SAP, são programas caros, muito caros, mas quem pode dizer se seu valor é justo ou não, são seus CLIENTES ALVO. Notem que esses programas não foram criados para estarem na loja da esquina, um numa empresa que fatura R$ 1 milhão de reais num país de terceiro mundo, é por isso que estamos aqui, porque eles não podem ser como um M$, e nós temos nosso nicho de mercado, senão era melhor termos feito outro curso!!!!!

Nos programas especializados e nos programas comerciais que nós desenvolvemos é que o valor baseado na relação CUSTO x BENEFÍCIO é mais importante, e onde fica mais dificil avaliar se o preço é justo ou não!
Por exemplo, já vendi o mesmo sistema por 800,00 / 1200,00 / 3000,00.

Ah, outro detalhe que nós estamos esquecendo nesta discussão:
o SERVIÇO, note que o preço do software, não é só do PRODUTO que o cliente adquire, mas do serviço que será realizado em sua empresa. Já sei, isso não serve para o AUTOCAD, mas serve para os outros que eu exemplifiquei, ok? Tanto quanto para nós mesmos, então notamos que o cliente merece e vai pagar por um bom serviço, então devemos cobrar, certo?

Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar