Vou ter que pagar pra comercializar programas com java?

04/10/2018

0

Oi, estou com umas dúvidas a respeito das novas licenças do java. Pra mim vender um programa com java vou precisar pagar alguma coisa para Oracle?

Desde já Agradeço!
William

William

Responder

Post mais votado

04/10/2018

Olá William.
Não vai pagar nada, porque você não vai vender o Java (JDK ou JRE) mas a aplicação desenvolvida em Java. A nova politica da Oracle vai ter custos para empresas que precisam manter versões mais antigas ainda atualizadas do que eles vão chamar de Oracle JDK. Como a Oracle vai lançar novas versões a cada 6 meses ela vai também remover do público em geral as correções e atualizações das versões anteriores. Ou seja, você não vai nem encontrar no site da Oracle as versões do JDK/JRE anteriores. Se você reparar, vai ver que o Java 9 e Java 10 já não estão mais lá no site.

Isso trás um problema para as empresas, já que novas atualizações podem impactar negativamente em versões mais antigas, então quem quiser essas atualizações terá que pagar por isso, e as atualizações podem ser realizadas até um prazo de 8 anos depois do lançamento da versão.

Mas todos ainda podem usar o Oracle JDK, o que não será possível é receber atualizações depois de uma nova versão ser lançada. Também tem algumas classes e pacotes específicos que a Oracle só vai liberar para quem pagar pela licença. E ninguém mais terá acesso ao código fonte do Oracle JDK, não sendo possível modifica-lo.

Se você está curioso, leia a licença do Oracle JDK - https://www.oracle.com/technetwork/java/javase/terms/license/index.html

Aqui tem um artigo sobre o assunto - https://blogs.oracle.com/java-platform-group/oracle-jdk-releases-for-java-11-and-later

Marcio Souza

Marcio Souza
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar