Web ou Desktop?

27/12/2014

0

Qual o ponto fonte das tecnologias Microsoft para desenvolvimento? Web ou Desktop?
Emilio Neto

Emilio Neto

Responder

Posts

28/12/2014

Soeuseijothaz

Hoje tudo esta integrado e o desenvolvimento é quase o mesmo para qualquer plataforma.

Depende mais de qual o seu objetivo?
Responder

28/12/2014

Emilio Neto

Não pensei tanto no objetivo, pensei mais na produtividade por assim dizer. ambos são bons da Microsoft?
Responder

28/12/2014

Soeuseijothaz

Não pensei tanto no objetivo, pensei mais na produtividade por assim dizer. ambos são bons da Microsoft?


Você deve pensar no objetivo, pois eles atendem a universos diferentes.

Você não consegue rodar um aplicativo Desktop como um website e vice-versa.

Pense no seguinte cenário, tenho um almoxarifado onde quero controlar os meus produtos. Então crio um aplicativo web rodando na intranet/internet onde todos os usuário acessam os dados. Só que quero que o pessoal que faz a separação da mercadoria trabalhe com coletores de dados (pda ou pocket) então para este dispositivos tenho de criar um windows form (desktop). Assim eu teria um ambiente onde os usuários locais (almoxarifado) acessariam web forms via intranet. Os usuário de empreiteiras poderia acessar via intranet (web from) e o pessoal que faz a separação via windows form (desktop) via coletor. Tudo isso poderia ser ligado por web services WCF.

No cenário acima integraríamos toda a tecnologia.

Então não da para definir qual é melhor que o outro, pois se completam.

E aprendendo C#, por exemplo, você poderá desenvolver para qualquer um, claro que existem diferença conceituais, mas que estuando você abstrai.
Responder

28/12/2014

Emilio Neto

No exemplo que citou teriamos dois projetos(dois software distintos) com mesmo objetivo?

Nesse momento penso na tecnologia em sí, somente de forma unica(desktop ou web), e vc não respondeu minha pergunta, hehehehe.

Nas tecnologias Microsoft, qual a melhor: resultados e trabalho(programação), são tecnologias web ou desktop dessa plataforma.
Responder

29/12/2014

Soeuseijothaz

No exemplo que citou teriamos dois projetos(dois software distintos) com mesmo objetivo?

Nesse momento penso na tecnologia em sí, somente de forma unica(desktop ou web), e vc não respondeu minha pergunta, hehehehe.

Nas tecnologias Microsoft, qual a melhor: resultados e trabalho(programação), são tecnologias web ou desktop dessa plataforma.


No exemplo que lhe dei seriam 3 projetos: web form (web), windows form (desktop - para os coletores) e web services (wcf).

Para não ficar um conversa de doido, pois me parece que o problema é definir os conceitos me diz:

O que você conhece por desenvolvimento web e desktop?

Você sabe qual a diferença entre eles?
Responder

29/12/2014

Joel Rodrigues

Hoje não vejo as tecnologias Microsoft inferiores a nenhum concorrente. Para desktop temos uma plataforma muito ampla e madura, para Web então nem se fala (e esta vem sofrendo atualizações e constantes melhorias). Para mobile também temos o desenvolvimento nativo para Windows Phone e Windows 8, e ainda temos soluções de terceiros para outros SOs. Até para trabalhar com sistemas embarcados temos soluções fortes como Microframework, Netduino e Windows Embbed.
Responder

29/12/2014

Emilio Neto

Jothaz, desenvolvimento web, algum sistema, software, app que rode em um servidor web, tentando explicar da forma mais simples, mas tambem pode rodar de forma local(intranet).

Desktop, Sistema em se necessite uma instalação na maquina.
Responder

29/12/2014

Emilio Neto

Hoje não vejo as tecnologias Microsoft inferiores a nenhum concorrente. Para desktop temos uma plataforma muito ampla e madura, para Web então nem se fala (e esta vem sofrendo atualizações e constantes melhorias). Para mobile também temos o desenvolvimento nativo para Windows Phone e Windows 8, e ainda temos soluções de terceiros para outros SOs. Até para trabalhar com sistemas embarcados temos soluções fortes como Microframework, Netduino e Windows Embbed.


Bom saber, das utlimas tecnologias confesso que não conheço nenhuma.

Podemos considerar as tecnologias Microsoft uma grande concorrente ao Java(web) e outras linguagens tambem web?
Responder

29/12/2014

Soeuseijothaz

Jothaz, desenvolvimento web, algum sistema, software, app que rode em um servidor web, tentando explicar da forma mais simples, mas tambem pode rodar de forma local(intranet).

Desktop, Sistema em se necessite uma instalação na maquina.


Então são universo diferentes não tem como comparar. Seira como comparar motos com carros. São meios de transportes que são mais produtivos dependendo de serviço a que se propõe.

O seu segundo questionamento faz sentido, para desenvolver para desktop qual tecnologia garante mais produtividade: windows forms (C# por exemplo) ou Java?
Ai cabe uma comparação.

Ou web forms (C#) ou Java (JSF)?

Hoje as tecnologias Microsoft são as grande concorrentes do Java. Qual a melhor? Ai vai do gosto pessoal de cada um. E normalmente gera um debate sem fim.
Eu particularmente acho as tecnologias da Microsoft mais fáceis de aprender, então para quem esta iniciando é mais indicada.
Com relação a performance e produtividade como Visual Studio tanto para desktop como para web garante uma ótima produtividade.

Agora existem outras tecnologias para web: PHP, Ruby, Python ou próprio Java e tem o Sharepoint da Microsoft (que seria mais uma plataforma)
Responder

30/12/2014

Joel Rodrigues

Jothaz tocou num ponto importantíssimo: o IDE. Na minha opinião, o Visual Studio é atualmente o melhor IDE entre todas as plataformas. Nele você desenvolve vários tipos de projetos, com várias linguagens, instala extensões facilmente, gerencia bancos de dados, faz controle de versão e gerenciamento de projeto, etc, etc, etc.

No ASP.NET 5 será possível desenvolver aplicações ASP.NET usando qualquer editor de texto simples, o que é legal para usuários Linux e Mac OS, mesmo assim quero ver quem vai abrir mão do VS (ou até do Xamarin Studio) para usar um editor qualquer. O IDE é fundamental e grande parte da produtividade deve-se a ele.
Responder

16/01/2015

Emilio Neto

Eu noto que realmente essas duas tecnologias são as mais utilizadas, independente da IDE, não posso comparar muito a ferramenta pois conheço pouco somento o Visual Studio.

Aproveitando, já que um post meu foi encerrado(pelas minha palavras não haveria mais duvidas)

O Visual Studio Comunity, baixa-se um pequeno instalador e todo o processo é feito por ele?

[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/373730-20150116-204041.jpg[/img]
Responder

20/01/2015

Joel Rodrigues

Sim, muita coisa é baixada da internet pelo instalador.
Responder

20/01/2015

Emilio Neto

Só ter um tempinho irei baixar, obrigado.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar