Fórum WINDOWS 7 X ORACLE 10G XE X DELPHI 2010 X DBEXPRESS #131037

24/03/2010

0

Veja bem: Recebi em notebook novo, muito lindo por sinal, que vem com windows 7. Instalei a versão DELPHI 2010 direto da Embarcadero RAD Studio Architect, tudo ótimo. Instalei o ORACLE 10g xe, funcionando uma beleza. Instalei o meu sistema, compilei e uma beleza. Rodando bonitinho, o dbexpress acessando o banco de dados normalmente. Até aí sem problema. Quando fui criar uma nova tela no sistema e precisei ativar SQLCONNECTION em tempo de projeto, pra ver como fica o dbgrid, simplesmente não acessa acusando ERRO "ORA-12154: TNS:não foi possível resolver o identificador de conexão especificado". Ora, gerando o executável desta mesma alteração funciona que é uma beleza, acessando via sql-plus o oracle também uma beleza, o TNS está bonitinho sem nenhum problema. Estudando e estudando, vi que não é o oracle, o TNS funciona por fora, acho que também nao é o dbexpress, pois gerando o executável funciona, acessa os dados do banco. Duvidando do delphi 2010, instalei o DELPHI 7. Mas...para minha surpresa mesmo erro. Faço um projeto simples e tento abrir o SQLCONNECTION em tempo de projeto pau!!! Roda a bendita aplicação (F9 RUN) funciona normal. Alguém já vi está tremenda chatice... (DriverName=Oracle DataBase=XE User_Name=XXX Password=XXX Decimal Separator=, )
Hélio Marques

Hélio Marques

Responder

25/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
  Infelizmente tivemos problemas com esta arquitetura, Delphi 2010 + Oracle 10g, fizemos vários testes, diversos mecanimos para contornar esta situação, mas não encontramos, e acabamos comprando os componentes da CoreLab, onde o mesmo não precisa nem do Client do Oracle para rodar, muito bom por sinal, e muito estável. Estamos tendo aproveitamento de 100% com este investimento.
  Acho que você terá de fazer a mesma coisa, pois como lhe falei, fizemos diversos testes e não funcionou de nenhuma forma.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

26/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
  Analisou a minha explicação ? Serguira a sugestão ? Aguardo seu retorno para podermos fechar o chamado.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

30/03/2010

Hélio Marques

Quais são exatamente os problemas do DELPHI com ORACLE 10G xe?? Pois trabalho aqui, utilizando o DBEXPRESS, e até agora não sofri nenhum problema. Gostei da indicação do CORELAB, só em não necessitar instalar o ORACLE CLIENT já é grande coisa, vou analisar estes componentes. Atenciosamente, Hélio Marques
Responder

Gostei + 0

30/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
 O problema acontece na hora de conectar, ele diz que a dll OCI.dll, náo esta na pasta system, e ou a verão é imcompatível, porém a versão é a correta e a dll esta na pasta. Tem também a solução da http://www.devart.com/.
  Qual é o erro que acontece com você ?

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

30/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
   Me diga uma coisa, seu Delphi é Original ? Esta atualizado ? Você tem instalações anteriores do Oracle nesta máquina ? Teria como mandar um exemplo para que eu posso tentar simular o seu erro ? E quais são os erros que você encontrou ? Falei com um dos contatos da Embarcadero e ele me orientou e analisar este topicos que lhe falei acima.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Hélio Marques

Wesley, o meu cenário é totalmente novo, peguei um notebook zerado com windows 7 e comecei a instalar as coisas: oracle 10g xe, delphi 2010 (versão 30 dias que Embarcadero oferece para teste), e funciona tudo normal, no entanto a única coisa estranha que vejo é que quando faço um projeto simples de conexão ao banco de dados utilizando o dbexpress, sqlconnection, sqlquery, clientdataset e dbgrid, não funciona quando tento conectar ao banco connected = true do sqlconnection em tempo de projeto(o teste é este). Agora este mesmo teste quando executo (F9) ele funciona normalmente, mostra as informações do dbgrid. Isto é, em tempo de projeto não funciona o true, mas quando executo funciona. Não pode ser versão de dll, oci.dll já pesquisei só existi uma versão do mesmo no micro e está no SYSTEM e no diretório do ORACLE. As variáveis de ambiente todas normais e direcionadas para locais corretos. Realmente muito estranho. Se tiver em mente o porque de precisar da conexão em tempo de projeto? Porque preciso adicionar os fields na sqlquery, pra tratar mascara, pra visualizar, pra criar campo calculado e etc... Agradeço desde já atenção.
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
   Seguinte este problema provavelmente esta acontecendo na IDE. Seu Delphi esta atualizado? Senão tiver faça atualização para tentar corrigir este problema. Se não estou enganado no Delphi 2006, teve um problema deste com o SQL Server, conectava quando rodava, mas pela IDE não, dai ao fazer o Update o problema foi corrigido. Veja se isso irá resolver seu problema.
  Já que o Oracle e o Delphi estão em uma máquina virgem, a única possibilidade ao meu ver seria esta.
  Estamos a disposição!!!!

Um abraço

Wesley Y

Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Hélio Marques

Wesley, também pensei nisso e fiz atualizações do update 2 e 4 também não resolveu. Amigo , realmente é algum problema na IDE, pois funciona pelo sqlplus, rodando e etc... Mas pela IDE não. Agradeço atenção.
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Wesley Yamazack

Olá amigo,
   Bom depois de todos os testes, todas as possibilidades levantadas, a única solução que tenho é cancelar o chamado já que juntos não conseguimos resolver o problema. Mas eu tenho quase certeza de que é a versão do seu Delphi. Eu estou usando Embarcadero® Delphi® 2010 Version 14.0.3513.24210 .

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Hélio Marques

OK
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Wesley Yamazack

Ok amigo, chamado cancelado.

Um abraço

Wesley y
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Hélio Marques

ok. Obrigado pela atenção. Minha versão: Embarcadero® Delphi® 2010 Version 14.0.3593.25826
Responder

Gostei + 0

31/03/2010

Wesley Yamazack

OK amigo.

Um abraço

Wesley Y
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar