Fórum windows forms ou vcl.net???? #278729
25/04/2005
0
Imaginava que programadores delphi deviam utilizar a vcl.net, simplesmente porque é o padrão que estamos acostumados, mas quando procuro alguma informação sobre o assunto, até em cursos de renome de delphi, me respondem ´mas porque vc está utilizando vcl.net?´.
Caramba, o correto é utilizar windows forms? Ou seja, devo programar em VB com a interface da Borland?
Tô achando isso meio ridículo, pra que vou gastar R$ 11.000,00 no delphi 2005 se o VB custa R$ 6.000,00 e ainda em 10x?
O mais me assusta é que o windows forms no delphi funciona direitinho e o vcl.net tá cheio de bugs.
O que devo fazer? :roll:
Ronaldo
Curtir tópico
+ 0Posts
25/04/2005
Rjun
Gostei + 0
25/04/2005
Ronaldo
:?
E qual vai ser a razão para eu continuar programando em delphi?
Gostei + 0
25/04/2005
Dopi
É por essas e outras da atual diretoria da Borland que acho que o Delphi está afundando... .NET é bom pra MS garantir mais alguns anos de monopólio na plataforma Windows. A Borland deveria investir no FrameWork CLX e vender a ideia de Multiplataforma.
Se vc quiser gastar menos ainda em .NET, ou melhor, nao gastar nada, use o [url=http://www.icsharpcode.net/opensource/sd/]SharpDevelop[/url]
Gostei + 0
25/04/2005
Denis
Nada mais funciona como antes. Estou notando que o Delphi está indo de mal a pior e já estou começando a analisar outras linguagens de programação.
Creio que a idéia de abandonar a CLX foi um tiro no pé. Li tbm em algum lugar, que o programador que desenvolveu o Delphi 5 foi para a MS o que justificaria em partes o porque deles estarem meio ´perdidos´.
Bom... Eu já estou começando a pensar seriamente em PHP.
Gostei + 0
25/04/2005
Michaell
Não é pra tanto colega... Tudo bem que o Delphi 8 foi um carrasco... mas dê uma boa olhada no Delphi 2005, ok?
O que você faz com as outras linguagens que você não faz com o Delphi para desenvolvimento de aplicativos? (Com exceção de aplicações para dispositivos portáteis, com suporte na IDE)
.NET é mais robusto? Sem dúvidas... .NET veio pra ficar... Mas tem muita jogada de marketing da Microsoft por trás... Aí cada um deve saber das suas necessidades (e dos clientes), ok?
Pra WEB? Se for, até que é legal... Já deu uma olhada no ASP.NET?
O Corbin Dunn não foi para a MS mas foi para a Apple...
[url]http://blogs.borland.com/CorbinDunn/[/url]
Isto é natural, colega...
[]´s
Gostei + 0
25/04/2005
Ronaldo
A minha dúvida inicial era sobre web services com asp.net.
Vc já tentou fazer um cliente com a vcl.net, utilizando o TListConnector (é o ´adaptador´ dos datasets do asp.net´para o clientdataset)? Simplesmente, se vc executar a mesma consulta duas vezes seguidas ele dá pau. Agora, procura alguma informação sobre esse componente na net ou algum livro sobre o assunto.
Concordo plenamente com o que o Denis escreveu. A Borland não tem mais qualidade nos seu produtos.
Depende. Vc considera windows forms como sendo delphi? Eu não. Mas web services no delphi 2005, só se for com windows forms.
:evil:
Gostei + 0
25/04/2005
Denis
O que disse sobre a ´desandada´ do delphi, é que ele ficou meio que sem rumo. O Delphi 2005 é bom, mas é muito Microsoft.
O que o colega disse tem uma certa razão quanto a custo. Como programar em uma linguagem que é mais cara se tem uma mais barata. Ainda mais nos tempo de vacas magras que estamos.
Outra coisa que não podemos ignorar é o fato do linux estar por aí. Há uma enorme tendencia, principalmente do governo brasileiro de se usar o linux. E neste ponto a Borland deveria ter dado continuidade ao CLX.
Uma das coisas que acho bom no PHP é que ele é multplataforma. Outra vantagem é o custo 0(zero), e pode tanto trabalhar para internet como numa intranet. Já o Asp.net teria custos.
De qualquer forma creio que a direção da Borland deveria repensar um pouco sobre os caminhos que anda tomando.
Gostei + 0
25/04/2005
Michaell
Radicalizou, colega...
Eu não disse isso em nenhum momento
É a melhor opção, sem dúvidas...
Não sou e nem quero ser defensor de linguagem nenhuma, pessoal... Apenas quis deixar claro que o Delphi me atende no que eu preciso, ok? Cada linguagem de programação no seu lugar... :wink:
Gostei + 0
25/04/2005
Ronaldo
Caro Michaell, minha intenção não era de te ofender, longe disso, era só de debater alguns pontos do seu texto. Desculpe se parecia o contrário.
O principal é o windows forms, que dá muito trabalho e é um padrão nada convencional para os programadores em delphi. E que se for para utilizá-lo, é melhor fazê-lo em VB, pois é mais barato, mesmo que sem o BDP.
Agora, no delphi 2005 a Borland lança a vcl.net que parece ´maravilhosa´, e que vai trazer a programação .net para um padrão já conhecido. Só que ela vem cheia de bugs e ainda dizendo que será descontinuada em breve.
O problema é que não se sabe o que é verdade e fico sem saber qual produto utilizar VB (windows forms) ou Delphi (vcl.net).
E outro problema é documentação. Você não encontra nada em lugar nenhum. Por isso acho que eles não se preocupam mais com qualidade.
Gostei + 0
25/04/2005
Sigoli
Abraços
Gostei + 0
25/04/2005
Brunolspp
Olha, o vcl.Net e para quem quer migrar suas aplicações vcl convencionais. Mas isso naum e mto viavel, visto q por isso a ide para win32 foi aprimorada no d2005.
A Borland naum desandou, e o Delphi 2005 no seu lançamento foi o maior sucesso de vendas, o mercado Europeu, parte da Asia e a America Latina é Delphi.
Delphi é o melhor ambiente de desenvolvimento e gerencia de processos e projetos para win32 e .net sem duvida. O vs e legal sim, mas ainda de longe inferior ao Delphi.
Se vc quer desenvolver aplicações .net, o caminho não e win forms mas sim aplicações com tecnologia web.
Antes de tirar conclusoes e fazermos suposições sem fundamento precisamos estudar a real situação do produto no mercado e sua qualidade, delphi 8 pode ate ter sido um grande erro, mas não tenho palavras para enaltecer o D2005 diante de qq suite de desenvolvimento.
As ordens
Gostei + 0
25/04/2005
Ronaldo
Browser? As aplicações que faziamos com web services em delphi 7, com telas do windows... deixamos tudo de lado?
Puts!!! Pra mim isso é andar para trás.
Gostei + 0
25/04/2005
Marioguedes
Apenas para constar a minha opnião, apesar de não ter utilizado nem do Delphi 8 nem o Delphi 2005, e baseado nas minhas necessidade e nas opniões dos colegas, eu provavelmente vou deixar de usar Delphi na minha empresa até o final deste ano, passando a utilizar C++. Fico realmente chateado com isto pois se hoje sou um programador é graças ao Delphi. Porém antes eu via a MS correr atrás da Borland e hoje parece o contrário. Estou avaliando o C Builder e pretendo utilizá-lo. Mas preferia usar a dobradinha Delphi/Kylix. Espero que algum árduo defensor do mercado europeu e asiático leve minha opnião em consideração, pois conheço algumas pessoas que estão indo pelo mesmo caminho, tendendo mais para o Java.
Grato,
Gostei + 0
26/04/2005
Brunolspp
Mudar de ferramente sem ao menos consultar a Borland é decretar suicídio. Se alguém quiser conversar sobre esses assuntos em particular, estarei a disposição para ajudar no que for preciso.
A maioria das pessoas esta falando q vai mudar de plataforma sem conhecimento de causa, não sou a favor e nem contra. Mas os argumentos utilizados aqui são tipicos de quem não procurou se informar da forma certa, esta acontecendo exatamente o q aconteceu qdo surgiu o windows e aplicações visuais. Estamos diante de um novo paradigma e na primeira duvida(não digo nem dificuldade) desistimos achando q o mundo acabou...
Meu sucesso profissional em boa parte devo ao Delphi e a Borland, qdo surgiu esses paradigmas o q fiz foi procurar quem poderia melhor me orientar, a Borland, semana passada passei um dia na Borland.
A maioria das coisas q se dizem por ai sobre Borland foi vendida para M$, uma vez por ano escuto isso e de 6 em 6 meses matam o Delphi. Pessoal, poucos ambientes de desenvolvimento no mundo possuem a qualidade e seriedade do Delphi, tanto é que já vai para versão 10 deste ambiente de desenvolvimento.
CUIDADO, POIS ESTOU VENDO Q A GALERA ESTA SE GUIANDO POR ESPECULAÇÕES DE MERCADO.
Bom quem quiser conversar estou as ordens.
Temos reunioes do Grupo de Usuários DelphiRio toda primeira 4 feira do mes.
bruno@clubedelphi.net
Gostei + 0
26/04/2005
Dopi
A CLX não está lá... por isso nem baixei o demo dele... QuickReport, e outros componnentes tb foram discontinuados... isso era muito raro acontecer nas versões anteriores do Delphi, mas atualmente a cada versão é um componente que some...
Suicidio é cobrar o dobro por uma ferramenta que faz praticamente a mesma coisa que o VB.NET
Exato, e já que é para adotar um novo paradigma vale a pena analisar a relação custo / beneficio de uma nova ferramenta.
Acho que é o caso de quase todos nos aqui... mas será que o sucesso da Borland não está no fato de NOS termos escolhido o Delphi ?? A Borland em algum momento perguntou o que os seus usuários queriam ??
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)