Fórum XML - Web e Desktop #537485

17/11/2015

0

Boa noite, até hoje eu não entendo bem utilização do XML, ele pode ser utilizado em sistemas web e desktop?
Marcos Paulo

Marcos Paulo

Responder

18/11/2015

Jothaz

Na web existem milhões de artigos e videos com informações claras e detalhadas sobre o tema, então acho que seria muito mais produtivo uma pesquisa sobre o tema, pois certamente achará textos bem mais didáticos do que eu poderia produzir.

Vou postar algumas informações, mas ainda acho que o mais produtivo é procurar por artigo especializados.

XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação do W3C de uma linguagem para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, Estes documentos podem conter: textos, banco de dados ou mesmo desenhos vetoriais. A classificação extensível se deve ao fato da linguagem permitir definir os elementos de marcação (tag).

Então basicamente é um linguagem de marcação, semelhante ao HTML, só que voltada para criação de arquivos. É muito usada para exportação/importação de dados e criação de arquivos de configuração.

E sim pode ser usado em soluções web ou desktop.

Por exemplo o .net usa algo assim para configurar a conexão:
	<configuration> 
		<appSettings> 
			<add key="appConexao" value="Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=False; User ID=sa;Initial" /> 
		</appSettings> 
	</configuration> 

o Java assim:
	<connectionStrings> 
		<add name="ConnectionString" connectionString="Data Source=.\SQLEXPRESS; Initial Catalog=Northwind;Integrated Security=True" providerName="System.Data.SqlClient"/> 
	</connectionStrings>

Estes dados de configuração são recuperados na aplicação e são usados para conectar ao bd. Isto é somente uma das utilidades do XML, mas existem muito mais.
Responder

Gostei + 0

18/11/2015

Marcos Paulo

o XML varia de tecnologia, pelos exemplos que postou, umas tags diferentes. Vou pesquisar mais, valeu Jothaz.
Responder

Gostei + 0

18/11/2015

Jothaz

A classificação extensível se deve ao fato da linguagem permitir definir os elementos de marcação (tag).

O texto acima descreve justamente isso, você criar as tags de acordo com sua necessidade. Então .Net criou de uma forma e o Java criou de outra, mas poderia ser as mesmas tags.

Por exemplo veja este arquivo de log que criei. As tag fui eu que defini:

<LogEntry>
	<Level>
		ERROR
	</Level>
	<Message>
		The underlying provider failed on Open.
	</Message>
	<Details>
		System.Data.Entity.Core.EntityException: The underlying provider failed on Open. ---> System.Data.SqlClient.SqlException: Login failed for user 'sisvendaequipto'.
	</Details>
	<StackTrace>   
		at System.Data.Entity.Core.EntityClient.EntityConnection.Open()
	</StackTrace>
	<TimeStamp>
		07/10/2015 17:10:57
	</TimeStamp>
</LogEntry>
Responder

Gostei + 0

18/11/2015

Eduardo Pessoa

Cheguei a conhecer um sistema que utiliza o XML para transferencia de dados(vendas do dia) para uma matriz, me disseram que a forma mais "leve".
Responder

Gostei + 0

18/11/2015

Marcos Paulo

Cheguei a conhecer um sistema que utiliza o XML para transferencia de dados(vendas do dia) para uma matriz, me disseram que a forma mais "leve".

Acho que é bem isso mesmo.
Responder

Gostei + 0

19/11/2015

Jothaz

Realmente a transferência de informações é uma das utilidades do XML, mas não a única. E nem digo que é a forma mais leve, pois .TXT é bem mais leve e simples. A vantagem do XML é que pode-se efetuar o "parse" do arquivo para validá-lo de forma bem simples, coisa que com o TXT é mais complexo. E outra coisa é que algumas linguagens, como C# tem métodos nativo pára ler e gravar XML.

Já desenvolvi um sistema para inventariar obras de engenharia usando coletores de dados com RFID e disponibilizando a informação na Web para ser gerenciada. Com algumas obras são em Minas, usinas ou no meio do mato, muitas obras não tem acesso a internet então não tinha como acessar os dados a serem inventariados online. Então era feita um cópia dos dados para o coletor no formato XML que era usado como banco de dados e posteriormente carregados no bd SQL e disponibilizados. Na época era mais simples que usar SQL Server compact e o SQLite não estava tão maduro.

Agora com o advento do JSon e REST acredito que o XML não vai ser tão usado para transferência de dados. Então dediquem-se a aprender os fundamentos do JSon.
Responder

Gostei + 0

19/11/2015

Marcos Paulo

Eu já não acho o XML simples, acredito que por falta de estudo e pratica, o código se assemelha ao html, um pouco distante...
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar