Fórum XML - Web e Desktop #537485
17/11/2015
0
Marcos Paulo
Curtir tópico
+ 0Posts
18/11/2015
Jothaz
Vou postar algumas informações, mas ainda acho que o mais produtivo é procurar por artigo especializados.
XML (eXtensible Markup Language) é uma recomendação do W3C de uma linguagem para a criação de documentos com dados organizados hierarquicamente, Estes documentos podem conter: textos, banco de dados ou mesmo desenhos vetoriais. A classificação extensível se deve ao fato da linguagem permitir definir os elementos de marcação (tag).
Então basicamente é um linguagem de marcação, semelhante ao HTML, só que voltada para criação de arquivos. É muito usada para exportação/importação de dados e criação de arquivos de configuração.
E sim pode ser usado em soluções web ou desktop.
Por exemplo o .net usa algo assim para configurar a conexão:
<configuration> <appSettings> <add key="appConexao" value="Provider=SQLOLEDB.1;Persist Security Info=False; User ID=sa;Initial" /> </appSettings> </configuration>
o Java assim:
<connectionStrings> <add name="ConnectionString" connectionString="Data Source=.\SQLEXPRESS; Initial Catalog=Northwind;Integrated Security=True" providerName="System.Data.SqlClient"/> </connectionStrings>
Estes dados de configuração são recuperados na aplicação e são usados para conectar ao bd. Isto é somente uma das utilidades do XML, mas existem muito mais.
Gostei + 0
18/11/2015
Marcos Paulo
Gostei + 0
18/11/2015
Jothaz
A classificação extensível se deve ao fato da linguagem permitir definir os elementos de marcação (tag).
O texto acima descreve justamente isso, você criar as tags de acordo com sua necessidade. Então .Net criou de uma forma e o Java criou de outra, mas poderia ser as mesmas tags.
Por exemplo veja este arquivo de log que criei. As tag fui eu que defini:
<LogEntry> <Level> ERROR </Level> <Message> The underlying provider failed on Open. </Message> <Details> System.Data.Entity.Core.EntityException: The underlying provider failed on Open. ---> System.Data.SqlClient.SqlException: Login failed for user 'sisvendaequipto'. </Details> <StackTrace> at System.Data.Entity.Core.EntityClient.EntityConnection.Open() </StackTrace> <TimeStamp> 07/10/2015 17:10:57 </TimeStamp> </LogEntry>
Gostei + 0
18/11/2015
Eduardo Pessoa
Gostei + 0
18/11/2015
Marcos Paulo
Acho que é bem isso mesmo.
Gostei + 0
19/11/2015
Jothaz
Já desenvolvi um sistema para inventariar obras de engenharia usando coletores de dados com RFID e disponibilizando a informação na Web para ser gerenciada. Com algumas obras são em Minas, usinas ou no meio do mato, muitas obras não tem acesso a internet então não tinha como acessar os dados a serem inventariados online. Então era feita um cópia dos dados para o coletor no formato XML que era usado como banco de dados e posteriormente carregados no bd SQL e disponibilizados. Na época era mais simples que usar SQL Server compact e o SQLite não estava tão maduro.
Agora com o advento do JSon e REST acredito que o XML não vai ser tão usado para transferência de dados. Então dediquem-se a aprender os fundamentos do JSon.
Gostei + 0
19/11/2015
Marcos Paulo
Gostei + 0
Clique aqui para fazer login e interagir na Comunidade :)