Fórum Zeos connection - database connection component is not assigned #403422

20/06/2011

0

Olá, estou com um problema urgente. Terminei meu projeto há 2 dias, e hoje reservei para realizar testes e pequenas correções. Quando vou executar o bendito me retorna o seguinte erro: "database connection component is not assigned". Não dá erro nenhum de compilação, quando o projeto está sendo executado ele trava por uns 2 ou 3 segundos e retorna esse erro. O incrível é que eu não fiz nada, no dia que terminei o projeto eu o executei, testei rapidamente algumas partes, fechei o projeto e fui abrir hoje, e me aparece esse erro do nada.

Alguns detalhes:

- uso o pacote zeos, uso apenas 1 zconnection no form principal(não está em datamodule), e no outros forms adiciono na uses deles a unit 1[que é o form principal onde está o zeos connection].

- em todos os forms onde uso os zquerys consigo achar normalmente o zeos connection, fica assim: frm_principal.zconnection1 - para testar, criei um novo projeto em branco, adicionei um zconnection e um zquery em outro form e rodei, funcionou normalmente! Não fiz codificação nenhuma, apenas coloquei os componentes.

- o zconnection do meu projeto é preenchido no momento da execução atráves de um arquivo .txt, já tentei deixar preenchidos os campos e rodar, deu o mesmo erro: "database connection component is not assigned"

- testei outros projetos em que uso o mesmo estilo de conexão, porem o banco de dados é outro, funcionaram perfeitamente.

Enfim, não tenho a minima idéia do que está acontecendo, e estou um pouco desesperado, pois a entrega do projeto vai ser nessa semana.

Agradeço qualquer chute ou ajuda, obrigado.
Vitor Moreira

Vitor Moreira

Responder

26/06/2011

Anderson Nunes

Verifica a propriedade protocol do zconection, veja se esta referenciada para o tipo de banco que esta usando. Se estiver usando conexão remota com base mysql hospedada na locaweb não vai dar certo mesmo, eles bloquearam este tipo de requisição desde o ano passado.
Responder

Gostei + 0

29/03/2012

Niel Silva

cara to com um problema de coneccao, uso o delphi 2010 e componente zeos.
meu projeto esta pronto roda blz. mas quando conecto o banco aparece esse erro.

"exception EZDatabaseError in module Project1.exe at 0024691d.
database connection component is not assigned."

a conecção e com mysql.
alguem pode me ajudar tenho que entregar esse trabalho pro PROFESSOR.
Responder

Gostei + 0

29/03/2012

Vitor Moreira

Tentei lembrar aqui como resolvi esse problema, mas não consegui.

Veja se isso te ajuda:
http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=48114
Responder

Gostei + 0

05/05/2013

José

Este tópico esta sendo fechado por inatividade. Se necessário, sinalizar para que seja reaberto ou abrir um novo.
Responder

Gostei + 0

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar