Gerenciamento de módulos na NetBeans IDE

 

A ferramenta NetBeans IDE possui um gerenciador de módulos o qual permite que o desenvolvedor realize a atualização dos módulos integrados ao ambiente de desenvolvimento dinamicamente. Através do gerenciador de módulos a ferramenta realiza uma conexão com o centro de atualizações do grupo NetBeans.org e executa uma verificação da existência de alguma atualização em algum módulo previamente instalado na ferramenta do usuário. Caso alguma alteração de versão seja detectada, ou um novo módulo seja inserido no repositório, o desenvolvedor é alertado e deve marcar a opção de atualização ou não. Dessa forma, caso selecionada a opção de atualização a ferramenta se encarrega de atualizar a versão do módulo automaticamente para o usuário, realizando o download e instalação do mesmo.

 

Uma característica interessante do gerenciador de módulos da ferramenta é a possibilidade de desabilitar ou habilitar módulos que já estão instalados no ambiente de desenvolvimento. Isso é importante em termos de otimização de carga da ferramenta, bem como, na utilização da memória de trabalho. Quanto menos módulos são carregados, mais rápida será a inicialização do ambiente de desenvolvimento da NetBeans.

 

Lembre-se que o fato de desabilitarmos algum módulo não implica na sua exclusão da base de módulos da ferramenta. Portanto, podemos habilitar e desabilitar módulos a qualquer momento, de acordo com nossa necessidade de recursos dentro do ambiente de trabalho.

 

Onde encontrar módulos ?

Podemos encontrar módulos para os mais diversos fins no seguinte endereço: http://www.netbeans.org/catalogue/index.html. Neste endereço encontramos diversos módulos organizados em categorias, tais como: ferramentas em geral, banco de dados, suporte para aplicações distribuídas, ferramentas de modelagem, Web, XML, controle de versão, interfaces gráficas de usuário, refatoramento de código, suporte a outras linguagem, profile, etc.

 

Os módulos são distribuídos em arquivos com a extensão .NBM (NetBeans Module). Podemos realizar o download de um arquivo de módulo e instalarmos diretamente na ferramenta. Vejamos como realizar esta tarefa na próxima seção deste artigo.

 

Instalando um novo módulo

Para instalarmos um novo módulo na NetBeans IDE, devemos utilizar o Module Manager que é a ferramenta utilizada para o gerenciamento de módulos. Vejamos como instalar um módulo que implementa um mecanismo de busca na Web, o módulo pode ser obtido na página de módulos apresentada na seção anterior deste artigo, na categoria Java Tools, cuja denominação é Web Search.

 

Portanto, realize o download do arquivo ramos-webSearchEngines.nbm em uma pasta qualquer de seu disco local. Logo após, inicialize a NetBeans IDE e clique na seqüência de menus Tools -> Module Manager, a caixa de diálogo demonstrada através da Figura 1 será apresentada.

 

gerenciamentofig01.JPG

Figura 1. Interface do gerenciador de módulos da NetBeans IDE.

 

Na interface do gerenciador de módulos clique no botão “Update”, dessa forma, será aberta uma caixa de diálogo do Update Center Wizard. Nesta caixa de diálogo o usuário poderá realizar as seguintes atividades:

 

  • Informar à ferramenta que você deseja verificar a existência de novas versões, ou instalar novos módulos a partir do repositório de módulos da Web.
  • Ou, informar à ferramenta que você deseja instalar um novo módulo a partir de um arquivo em disco.

Neste caso, iremos selecionar a segunda opção: Install Manually Downloaded Module (.nbm Files) e, logo em seguida, clicar no botão “Next”. Veja a Figura 2, a qual ilustra a interface do Update Center Wizard.

 

gerenciamentofig02.JPG

Figura 2. Interface do Update Center Wizard.

 

A próxima etapa do processo é a adição dos módulos que desejamos instalar. Para tanto, devemos clicar no botão “Add” e buscar um novo módulo no sistema de arquivos de nosso sistema operacional. A Figura 3 apresenta a adição do módulo de busca na Web que iremos instalar.

 

gerenciamentofig03.JPG

Figura 3. Adicionando um módulo na lista de módulos a serem instalados.

 

Ao adicionar o módulo ele será apresentado na lista de módulos a serem instalados, conforme ilustrado na figura 4. Para que o módulo seja efetivamente instalado, clique em “Next”. Dessa forma, serão apresentadas informações sumárias sobre o módulo, tais como: tipo de instalação do módulo, nome do módulo a ser instalado, tamanho do mesmo e informações sobre versão. Nesta interface basta clicar em “Next” novamente. Após, serão apresentadas informações sobre o progresso do processo de instalação e ao término devemos clicar em “Next” novamente.

 

A próxima interface apresentada é responsável pela verificação da assinatura do módulo. Caso o mesmo seja assinado digitalmente, o usuário deverá aceitar o seu certificado, caso contrário será apresentada uma caixa de confirmação, informando o usuário de que o módulo não é certificado, conforme podemos observar através da Figura 4.

 

gerenciamentofig04.JPG

Figura 4. Verificando o certificação do módulo.

 

Para finalmente encerrar o processo de instalação devemos clicar no botão “Finish”. Sendo assim, uma caixa de diálogo será apresentada, informando que o usuário deverá reinicializar a NetBeans para que o módulo seja ativado.

 

Vejamos agora como utilizar o recurso instalado. Podemos acionar o mecanismo de busca na Web a partir do código fonte de um programa. Para isso, devemos selecionar a palavra que desejamos encontrar e clicar com o botão direito do mouse sobre a mesma; no menu de contexto que surgirá, clique na opção “Web Search” para que a NetBeans carregue o navegador padrão e apresente o resultado da busca no Google.

 

gerenciamentofig05.JPG 

Figura 5. Buscando por um termo no Google.

 

Referências

SEVERO, C. E. P. NetBeans IDE, para desenvolvedores que utilizam a tecnologia Java, Rio de Janeiro: Brasport, 2005.

 

NetBeans.org Group, NetBeans IDE project. Disponível em: www.netbeans.org.