Quer ter acesso a todos os cursos desse guia?
Guia

PHP na prática


Neste Guia você encontrará conteúdos que abordam na prática o desenvolvimento de aplicações web utilizando PHP e o framework Laravel. Aprenda PHP na prática!

Aplicações web com PHP e PDO

Ler e persistir informações em bancos de dados estão entre as necessidades mais comuns no desenvolvimento de software. No PHP atualmente é indicado usar o PDO, biblioteca que oferece acesso a diferentes SGBDs, como você pode ver abaixo:

A maioria dos sites e aplicações web possui uma área de acesso limitado para usuários cadastrados. O primeiro passo para criar essa funcionalidade é criando um sistema de cadastro. Saiba como no exemplo abaixo:

PHP e MVC

O MVC é o padrão arquitetural mais utilizado no desenvolvimento de aplicações web, portanto saber implementá-lo é fundamental para qualquer desenvolvedor. Nos links abaixo você aprenderá a implementar esse padrão em PHP utilizando apenas recursos básicos da linguagem, ou seja, sem empregar frameworks:

Laravel

O Laravel é um dos frameworks PHP que mais está em alta no mercado. Baseado no padrão arquitetural MVC ele também conta com diversos recursos para situações comuns no desenvolvimento de aplicações web. Nos links abaixo você aprenderá como criar aplicações com esse framework, das mais básicas às mais avançadas:

Aprenda também a publicar suas aplicações Laravel em um ambiente de cloud computing com o curso abaixo:

Web services RESTful com Laravel

Web services RESTful, também chamados de Web APIs, estão entre as soluções de integração de aplicações mais utilizadas no mercado atualmente. Como são baseados no padrão REST, esses serviços podem ser consumidos por aplicações desenvolvidas com diversas tecnologias. Nos cursos abaixo você aprenderá a criar web services RESTful com Laravel:

Mais sobre PHP

Além dos cursos e exemplos sugeridos nesse guia, a DevMedia publica com frequência novos conteúdos sobre PHP, os quais você pode conferir nos guias abaixo:

Você também pode conferir todo o conteúdo de PHP clicando aqui.

Suporte ao aluno - Deixe a sua dúvida.