rdana; mso-bidi-font-size: 11.0pt">Criação de um Web Services na prática;

·     Utilização do Web Service criado.

Qual a finalidade

·     Os Web Services podem ser muito úteis, pois podem ser facilmente acessados e podem prover acesso ao banco de dados ou funções específicas de maneira bastante transparente.

Quais situações utilizam esses recursos?

·     Uma situação bastante interessante para a utilização de um Web Service é quando necessitamos que nossa aplicação seja acessada de diferentes dispositivos e meios de acesso, ex.: Um banco de dados pode ser lido pelo Desktop, pela internet, por dispositivos móveis como PocketPC’s, Palm’s e celulares, além é claro, de poder estar disponível para aplicações escritas em Delphi, PHP, ASP.NET, entre outras.

 

Acompanhando a evolução das ferramentas de desenvolvimento e da internet, os Web Services também evoluíram de plataforma. Faremos aqui a criação de um Web Service baseado em ASP.NET, ao invés de Win32 (visto na edição 95). A criação do serviço utilizando outra plataforma não irá alterar a compatibilidade entre as demais plataformas. Sua acessibilidade permanecerá a mesma entre Win32 e .NET Framework, bem como entre as mais diversas ferramentas de desenvolvimento utilizadas. Para criação do WS (“Web Service”), utilizaremos o Borland Developer Studio 2006. Desenvolveremos um serviço (“Server”) e uma aplicação cliente, onde iremos simular um conversor de temperaturas. As regras de conversão ficarão centralizadas na camada servidora do serviço através de funções com retorno de valores e as referências serão feitas por meio de uma aplicação cliente baseada na plataforma ASP.NET.

 

Nota do DevMan

Web service é uma solução utilizada na integração de sistemas e na comunicação entre aplicações diferentes. Com esta tecnologia é possível que novas aplicações possam interagir com aquelas que já existem e que sistemas desenvolvidos em plataformas diferentes sejam compatíveis. Os Web services são componentes que permitem às aplicações enviar e receber dados em formato XML. Cada aplicação pode ter a sua própria "linguagem", que é traduzida para uma linguagem universal, o formato XML. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo