SQL Server Express utilizando o Inno Setup

Se você possui aplicativos que utilizam o banco de dados SQL Server Express e até hoje procura uma maneira gratuita de distribuir os mesmos de forma intuitiva e sem causar aborrecimentos aos seus usuários na hora de realizar a instalação do sistema, então aprenda com este artigo uma forma de como conseguir realizar essa tarefa e uma explicação ampla sobre a criação de scripts no aplicativo Inno Setup. Veremos como é possível distribuir e instalar aplicativos que utilizam como base de dados o SQL Server Express utilizando o Inno Setup. Criaremos um script no Inno Setup e através de linhas de comando com passagens por parâmetros vamos distribuir, instalar, criar uma instância e uma base de dados no SQL Server Express, além de criar um instalador completo para distribuir seus aplicativos.

Quando realizamos buscas na internet por aplicativos que criam instaladores para distribuição de programas, é comum receber como resultado o nome do aplicativo Inno Setup entre as primeiras opções, pois trata-se de uma ferramenta de uso fácil e intuitiva. Esse aplicativo possui uma boa documentação em seu menu Ajuda e uma ferramenta passo-a-passo que ajuda na criação de scripts simples e básicos. Mesmo esses tutoriais sendo básicos, eles são suficientes para mostrar como é possível criar instaladores bem completos. Em poucos minutos é possível criar scripts de instaladores para distribuir uma aplicação/programa de forma simples e eficiente.

Sempre que utilizamos uma ferramenta, devemos nos aprofundar e obter o máximo dela. Como as linguagens de programação e os aplicativos estão em constante evolução, vamos encontrar sempre novos desafios, ou seja, o básico não será mais o suficiente em um determinado momento, será necessária uma orientação clara e detalhada sobre as funcionalidades de cada comando. O que vamos ver adiante é uma forma de distribuir e instalar o gerenciador de banco de dados da Microsoft, o SQL Server Express, junto com seu programa, bem como o detalhamento das funcionalidades de cada comando utilizado dentro do script no Inno Setup. Vamos demonstrar de uma forma mais detalhada a realização dessa tarefa através da criação de um script no Inno Setup, sendo que a cada passo o código será explicado.

Conhecendo o Inno Setup

Inno Setup é um instalador gratuito para programas da plataforma do sistema Windows. Introduzido pela primeira vez em 1997, hoje ele supera muitos instaladores comerciais em conjunto de recursos e estabilidade.

Ele é um aplicativo bem conhecido por programadores que o utilizam para distribuir seus programas, pois possui uma interface gráfica intuitiva e fácil de usar, com uma ferramenta passo a passo que ajuda você a criar facilmente arquivos executáveis e distribuir seu programa de forma eficiente e elegante. Contudo, para se aprofundar, praticar, aprender e tirar um maior proveito de todos os comandos e funcionalidades que vamos aprender adiante, criaremos um script de instalação sem o uso da ferramenta passo a passo ou quaisquer outras ferramentas que facilitem o processo de criação. No entanto, é aconselhável utilizar essa ferramenta para obter um conhecimento inicial caso ainda não tenha tido nenhum contato com o Inno Setup.

Podemos ver que o Inno Setup possui diversas opções que auxiliam na criação de instaladores completos com as mais diversas funcionalidades, e são distribuídos gratuitamente, o que faz com que a utilização seja mais atraente aos profissionais que desenvolvem aplicativos e programas. O Inno Setup é um software protegido por direitos autorais e não um software de domínio público. Existem algumas restrições sobre a distribuição e utilização. Consulte o arquivo LICENSE.TXT na pasta de instalação para mais detalhes.

Criando o script de instalação

A partir de agora vamos iniciar a criação do script de instalação com o Inno Setup. Vamos definir as constantes dentro do aplicativo conforme mostra a Figura 1 e criar as sessões necessárias dentro do script no decorrer do artigo. Basicamente, nesse script informamos quais arquivos do nosso programa precisam ser distribuídos, classificamos os mesmos por tipo de instalação (mínima, completa, personalizada, etc.), informamos quais atalhos serão criados e o local onde serão criados (Área de trabalho, Menu Iniciar, etc.) para acesso ao programa após a instalação.

Nota: É importante que neste ponto você tenha realizado o download e instalação do Inno Setup e também o download do SQL Server Express. Caso ainda não tenha feito isso veja na seção Links.

Vamos definir as constantes do script de instalação conforme pode ser visto na Listagem 1. Nesse trecho, definimos as constantes como nome, versão, copyright, desenvolvedor, site do produto e o nome do arquivo executável. Essas informações são definidas fora das seções. Vale informar aqui que no Inno Setup os comentários são iniciados por ‘;’.

Listagem 1. Definindo as constantes no script


  01 ;SCRIPT PARA INSTALAÇÃO DO SISTEMA
  02 #define ProdutoNome "Produto"
  03 ;Nome do Produto
  04 #define ProdutoAppNome "Produto App."
  05 ;Nome de Exibição
  06 #de ... 

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo