Instalação e Configuração do StarTeam – Parte I

 

Neste artigo veremos como instalar e configurar o Borland StarTeam 2005 Release 2 o qual acompanha o BDS 2006. Ao adquirir uma licença do BDS 2006 você ganha junto com o produto uma licença Named do StarTeam 2005 R2. Você pode também baixar uma versão trial do StarTeam através do link www.borland.com/starteam. Vale destacar ainda que o StarTeam possui integração nativa com o BDS 2005 e 2006.

 

Nota: A versão trial do StarTeam possui uma licença anexada para uso por 40 dias.

Instalando o Servidor

Caso você possua uma licença do BDS 2006 utilize o CD do StarTeam que acompanha a caixa do produto. Nesta seção do artigo veremos como instalar o StarTeam Server (Arquivo “2005R2STServer.exe”) e o StarTeam Client for Windows (arquivo “2005R2STClient.exe”). Caso você tenha feito o download da versão trial a partir do site da Borland verifique se os arquivos citados foram baixados. Realize um duplo clique no arquivo 2005R2STServer.exe para iniciar a instalação do StarTeam 2005 R2 Server. Na primeira janela da instalação (Location to Save Files) indique um diretório para descompactar os arquivos de instalação do servidor do StarTeam. Clique no botão Next para iniciar a extração do pacote de instalação.

 

Nota: Ao término da instalação do servidor os arquivos descompactados podem ser apagados da máquina.

 

Após a extração do pacote a janela inicial da instalação do produto aparecerá na tela (Veja a Figura 1).

 

 

Figura 1. Tela inicial para a instalação do StarTeam Server.

A partir desta janela podemos instalar o StarTeam Server (opção Server), instalar o StarTeam MPX (servidor de Cache) ou ainda visualizar a documentação e o arquivo readme do produto. Clique na opção Server para iniciar a instalação. Na primeira tela de instalação do servidor clique no botão Next (Veja a Figura 2).

 

 

Figura 2. Tela de introdução para instalação do StarTeam Server.

Na segunda tela (License Agreement) selecione a opção “I aceept the terms of the License Agreement” e clique no botão Next para continuar (Veja a Figura 3).

 

 

Figura 3. Tela de licença de uso do StarTeam.

Na próxima tela selecione o tipo de instalação que deseja realizar. Para detalhar melhor a instalação do produto e permitir a seleção das opções a serem instaladas clique na opção Custom (Figura 4).

 

 

Figura 4. Tipos de instalação disponíveis para o StarTeam Server.

Na próxima tela podemos selecionar os componentes a serem instalados na máquina. O StarTeam permite que o usuário escolha o banco de dados para fazer o armazenamento das informações gerenciadas nos projetos. A versão 2005 Release 2 suporta os bancos de dados Oracle, SQL Server, MSDE e IBM DB2. O StarTeam trás consigo a instalação do MSDE 2000 o qual é gratuito e pode ser utilizado para armazenar as informações gerenciadas nos projetos dentro do repositório do StarTeam.

Para instalar o MSDE mantenha marcada a opção MSDE 2000 e marque também a opção MSDE AdminTool para que seja copiado para a máquina o arquivo de instalação de uma ferramenta para gerenciamento do MSDE. Com a exceção da opção Client Setup marque ou mantenha marcado todas as demais opções disponíveis (Veja a Figura 5).

 

 

Figura 5. Selecionando os componentes a serem instalados.

Ao mantermos selecionada a opção Sample server configuration o StarTeam irá configurar um repositório de demonstração chamada StarDraw o qual utilizará o banco de dados MSDE para fazer a persistência dos artefatos do repositório. Clique no botão Next para continuar a instalação. Na próxima janela selecione o diretório para copiar os arquivos durante o processo de instalação ou mantenha o caminho padrão (Veja a Figura 6).

 

 

Figura 6. Definindo o caminho para a instalação do StarTeam 2005 R2 Server.

Clique novamente no botão Next para continuar. Na janela Choose Shortcut Folder selecione o local onde deve ser criado os ícones para acesso as ferramentas do StarTeam Server (Veja a Figura 7).

 

 

Figura 7. Especificando o local para a criação dos ícones de acesso aos arquivos do StarTeam Server.

Clique no botão Next. Na próxima tela do assistente de instalação podemos visualizar um resumo de todas as opções configuradas para a instalação do produto (Veja a Figura 8).

 

 

Figura 8. Sumário demonstrando as opções marcadas para a instalação.

Clique novamente no botão Next para continuar. Na próxima janela especifique a pasta para a instalação do MSDE ou mantenha o caminho padrão (Veja a Figura 9).

 

 

Figura 9. Selecionando a pasta de destino para a instalação do MSDE 2000.

Clique no botão Install para realizar a cópia dos arquivos para a máquina. O assistente instalará inicialmente o SQL Server Desktop Engine (MSDE) e na seqüência o StarTeam Server.

 

Nota: O processo de instalação das ferramentas podem levar alguns minutos.

 

Finalizada a instalação do servidor clique no botão Done (Veja a Figura 10).

 

 

Figura 10. Tela final da instalação do StarTeam Server

No próximo artigo, veremos como instalar a versão client do StartTeam.

Leia também