Instalação personalizada do Firebird com InnoSetup

 

Veremos neste artigo, como criar uma instalação personalizada do Firebird utilizando o InnoSetup. O InnoSetup (www.innosetup.com) é um ótimo instalador free que não deixa a desejar em nada aos instaladores comerciais. Vou tomar por base que o leitor já sabe o funcionamento do InnoSetup, pois é bastante fácil criar instalações com a ferramenta.

 

Nota: Para saber como funciona o InnoSetup de uma olhada na edição 39 e 40 da ClubeDelphi, onde fiz um artigo mostrando as principais características/funcionalidades da ferramenta.

Instalação

A idéia principal, é instalar o Firebird juntamente com sua aplicação (sistema), utilizando o InnoSetup. Vamos tomar por base que você já tem um projeto criado no InnoSetup (arquivos necessários adicionados no InnoSetup).

O Firebird permite que façamos uma instalação via linha de comando, portanto, basta passarmos os respectivos parâmetros no InnoSetup. Adicione um arquivo de instalação do Firebird (a versão que desejar), e no item [Run], adicione as seguintes linhas:

 

[Run]

Filename: \tmp\Firebird-1.5.2.4731-Win32.exe; Parameters: "/SILENT /NOICONS /COMPONENTS=""ClientComponent"""

 

As características dos parâmetros são os seguintes:

Parâmetro

Característica

/SP

Desabilita a janela inicial do instalador

/VERYSILENT

Não exibe nenhuma informação sobre a instalação do Firebird

/NOICONS

Não cria nenhum ícone no menu Iniciar

/COMPONENTS=

"nomedoscomponentes"

Opções: SuperServerComponent, ClassicServerComponent,

ServerComponent, DevAdminComponent e ClientComponent

Exemplo: /COMPONENTS="SuperServerComponent, ServerComponent, DevAdminComponent, ClientComponent" (instalação completa)

/FORCE

Instala o Firebird independente de versões já instaladas

/NOGDS32

Não gera o gds32.dll

/COPYFBCLIENT

Copia a fbclient.dll para o diretório de sistema

 

Para saber mais sobre os parâmetros, acesse:

www.ibexpert.info/documentation/%20%201.%20Getting%20Started/%20%201.%20The%20First%20Steps/%20%201.%20Download%20and%20Install%20Firebird/%20%202.%20Copy%20of%20Firebird%20Information%20file/17871.html

 

Dica: Esse link é o help da ferramenta IBExpert.

 

Para uma instalação completa e personalizada do Firebird, utilizando o InnoSetup, adicione o seguinte código:

 

Filename: \Firebird-1.5.1.4481-Win32_Colatte.exe; WorkingDir: ; Parameters: "/VERYSILENT /NOICONS /COMPONENTS=""SuperServerComponent, ServerComponent, DevAdminComponent, ClientComponent"" /FORCE /NOGDS32 /COPYFBCLIENT"

 

Assim, quando da instalação do seu sistema, o usuário nem irá notar que esta instalando juntamente, o banco de dados. Isso é bastante interessante quando precisamos de uma configuração fixa, como por exemplo, se você ainda utiliza a gds32.dll no projeto e não precisa que o usuário configure isso durante a instalação do Firebird.

Você ainda pode adicionar flags para que o arquivo seja copiado para a pasta temporária da máquina do usuário e deletado após a instalação (seção [Files]):

 

Source: ..\Setup\Firebird-1.5.1.4481-Win32_Colatte.exe; DestDir: ; Flags: deleteafterinstall promptifolder