...Continuando.


Note que ao clicar em Acessos, você também verá a tela de regra de acessos, de permissões no caso, pronta, com os botões de liberar, bloquear, gravar e cancelar, acho que agora ficou fácil, não?!

               

                Para que nossos acessos fiquem realmente amplamente seguros podemos incluir regras de perfis de usuários, ou seja grupos e regras específicas para esses grupos. Vamos supor que você o grupo de vendedores que só possam ver relatórios e outro grupo de vendedores que só possam ver o cadastro deles e suas vendas e por fim os administradores que podem ter acesso total.

                Não fique usando o usuário padrão do sistema, pois se acaso cai na “graça” de seus usuários, fica constrangedor e no mínimo você irá perder a credibilidade a essa segurança toda, esse usuário padrão assim como de banco de dados deve ser único e exclusivamente do desenvolvedor, por isso recomendo a criação de perfis e usuários administradores que não sejam nunca os defaults  de nenhuma aplicação, ok?!

 

                Então vamos cria mais alguns itens em nosso menu:

-Perfis de Acesso; - tal qual explicado no parágrafo acima.

-Trocar Senha; - caso usuários esqueçam senhas ou queiram trocar suas senhas por motivos de segurança.

-Efetuar LogOff; -permite trocar de usuário sem sair da aplicação;

 

                Para configurar a área de Perfis de acesso:

1-      Abra as propriedades do UserControls e abra o nó UsersProfile e selecione a opção do menu que mais se adéqüe a sua aplicação, no nosso caso, criamos uma opção no menu.






(1)    Para realizar o logOff você deve inserir o seguinte código no seu menu de opção para Efetuar logOff: procedure TForm1.EfetuarLogOFF1Click(Sender: TObject);

begin

    UserControl1.Logoff;                         //comando para executar LogOff//

end;

 

  (2)    Para realizar a troca de senha, insira este método:

procedure TForm1.rocarSenha1Click(Sender: TObject);

begin

  UserControl1.ShowChangePassword;  //comando para tela de troca de senhas//

end;

 

                Pronto, agora quanto aos níveis de acesso, você poderá personalizar bastando clicar em Perfil de cada usuário e criar um perfil para cada grupo. Veja como configurar:






Exemplo de Itens Bloqueados em sessão, caso o usuário não tenha permissão(somente Funcionário habilitado):




Você ainda, pode configurar se a negação à uma determinada área no sistema ficará desabilitada ou realmente ficará invisível, basta configurar o UserControls.




Se você colocar como visibilidade false, ficará assim(as outras opções do menu ficarão ocultas):


Tudo oculto mesmo.


Dica:Portanto neste controle você poderá escolher se quer deixar as opções, que não terão acessos à alguns usuários, somente oculto ou desabilitado.



Dica: deixe a maioria dos seus comandos de forma [desabilitada], pois se você deixar [oculta], pode confundir alguns usuários ou membros da sua equipe, dependendo da aplicação.

 

                É isso aí pessoal, espero ter ajudado aqueles que ainda tem algum tipo de problema com o uso de regras de acesso em seus sistemas, segurança ou algo do tipo. Qualquer dúvida, críticas e sugestões postem aqui para mim que terei o maior prazer em tentar ajudá-los.

                Abraços a todos(as) fiquem com Deus.