Instalando o SQL Server 2005 – Parte 1

 

Instalar o SQL Server 2005 num Servidor de Banco de Dados pode se tornar um processo demorado, cansativo e ineficiente, se o profissional ou DBA responsável não conheça todos os fatores que devem ser analisados e preparados antes de efetuar a instalação. Entender todas as edições existentes e conhecer os requisitos necessários do SQL Server facilita a sua instalação, manutenção e operação.

Neste artigo apresentaremos uma explicação geral sobre todas as edições disponíveis do SQL Server 2005, suas principais características e os seus requisitos necessários, tanto de hardware como de software, para efetuar uma instalação sem problemas. Este artigo é o primeiro de uma série de três, onde serão abordados todos os procedimentos de preparação, instalação, manutenção e remoção do SQL Server de um servidor.

Edições do SQL Server 2005

Conhecer as edições do SQL Server 2005 disponíveis é essencial para que o Administrador decida qual delas utilizar, levando em consideração o ambiente onde será instalado e a que tipo de tarefa a qual se destina. Analisar quais as suas necessidades atuais e como essas necessidades irão escalonar são essenciais para decidir quais componentes instalar.

Veja abaixo as edições disponíveis do SQL Server 2005 e uma descrição resumida sobre suas funcionalidades e aplicabilidades:

 

·         Enterprise Edition: Edição mais completa do SQL Server, com todas as funcionalidades e ferramentas disponíveis. Esta edição é própria para servidores de alta-disponibilidade e de missão crítica, pois possui recursos avançados de Espelhamento, Backup, Restauração Online e Snapshots. A arquitetura do programa é otimizada para ambientes de alta performance e eficiência.

 

·         Developer Edition: Esta edição possui todos os recursos da Enterprise Edition, mas sua licença de uso é restrita a ambientes de desenvolvimento e teste, não para produção. Esta edição é recomendada para empresas e fábricas de softwares, para fins de teste e desenvolvimento de bancos de dados. O upgrade para a Enterprise Edition é possível.

 

·         Standard Edition: Edição padrão, onde são encontrados os recursos mais comuns para bancos de dados de pequeno e médio porte. Utilize esta versão em sistemas que funcionarão via intranets ou sistemas web. Essa edição não oferece suporte a alguns serviços de alta-disponibilidade e performance existentes na Enterprise Edition.

 

·         Express Edition: Edição gratuita do SQL Server, própria para aplicações locais e desenvolvedores de pequenas soluções. Todos os recursos básicos para criação e manutenção de bancos de dados estão disponíveis nesta edição. A Express Edition possui algumas limitações de conexões e de recursos.

 

·         Mobile Edition: Edição para dispositivos móveis, onde se é possível a replicação de bancos de dados SQL Server 2000 e SQL Server 2005, garantindo o sincronismo e a consistência dos dados.

 

Confira na Tabela 1 as versões disponíveis para cada edição do SQL Server 2005:

 

10-07pic01.JPG
Tabela 1
. Versões disponíveis para cada classe de processador.

 

Vale lembrar que a Microsoft disponibiliza o SQL Server 2005 Enterprise Edition para download na versão de avaliação, com todas as funcionalidades disponíveis na versão normal. Esta versão de avaliação funciona por 120 dias.

Requisitos de Hardware

È importante verificar se o hardware disponível atende o mínimo solicitado pelo SQL Server 2005, para que todos os componentes sejam instalados com sucesso. Se estes requisitos mínimos não forem atendidos, o servidor apresentará problemas de desempenho e de armazenamento, além do não funcionamento de alguns componentes do SQL Server 2005. Confira abaixo os requisitos de hardware necessários para uma instalação correta:

 

·         Processador: O mínimo solicitado para a instalação é um Pentium III ou superior, com o clock de 600 MHz. O recomendando pela Microsoft é que o processador ultrapasse 1 GHz. Vale lembrar que este recurso deve ser analisado cuidadosamente: pois além do SQL Server, temos outras aplicações rodando (incluindo o Windows Server) que consomem o processador.

 

·         Memória RAM: Varia de acordo com a edição desejada. Para as edições Enterprise e Developer, o mínimo de memória solicitado é de 256 MB e o recomendado é 512 MB. Já para a edição Standart, o mínimo é 64 MB. Por fim, a edição Express solicita no mínimo 32 MB de memória no Windows XP e 64 MB de memória no Windows 2000 e Windows Server 2003. Da mesma forma que o processador, estes requisitos de memória são apenas para o SQL Server: leve sempre em conta as aplicações que serão executadas no computador.

 

·         Espaço em Disco: Os componentes do Banco de Dados do SQL Server alocam de 50 MB a 300 MB, dependendo das opções escolhidas na instalação. A instalação padrão consome em torno de 250 MB do disco. Caso você instale os serviços de analises (Analysis Services), serão necessários mais 50 MB para a instalação mínima e 130 MB para a instalação padrão. O serviço de relatórios (Reporting Services) aloca 50 MB para o servidor e 30 MB para a ferramenta de design.

 

Outros requisitos são: drive de CD/DVD, placa de rede e monitor com suporte a resolução 1024x768 (as ferramentas do SQL Server 2005 são otimizadas para esta resolução ou superior).

Requisitos de Software

Depois de verificado se o hardware é compatível com o SQL Server 2005, é essencial verificar se o Sistema Operacional atende as necessidades da edição e versão escolhidas. Na Tabela 2 estão disponíveis quais edições do SQL Server cada versão do Windows suporta:

 

10-07pic02.JPG
Tabela 2
. Requisitos de Software das edições do SQL Server 2005.

 

Uma observação importante: no caso dos Windows Server 2000 e 2003, versões do SQL Server 64-bits só serão instalados em versões do Windows 64-bits. Não é possível a instalação do SQL Server 32-bits em um Windows Server 64-bits e vice-versa.

Conclusões

Antes de instalar o SQL Server, o Administrador deve efetuar os três passos de preparação para efetuar a instalação de forma simples e tranqüila. Os passos da pré-instalação são: Escolha da Edição, baseado nas necessidades do ambiente; Verificação do Hardware, para que o mesmo atenda as necessidades do SQL Server; e Verificação do Software, garantindo que o Sistema Operacional oferecerá o suporte solicitado ao SGBD.

Você pode encontrar mais informações sobre as edições e requisitos do SQL Server 2005 no endereço: http://www.microsoft.com/brasil/sql/. No próximo artigo, abordaremos as considerações e passos necessários para efetuar uma instalação do SQL Server 2005 em um servidor que possui instalada uma versão anterior do SQL Server. Até lá.