Por que eu devo ler este artigo:A API do Google StaticMaps é um framework da Google que permite a disponibilização de imagens estáticas, em sites web, aplicativos móveis ou qualquer tecnologia que utilize o recurso de HTTP para requisição das imagens.

Essa API não requer o uso de linguagens de programação, JavaScript ou de qualquer carregamento por páginas dinâmicas, usando-se apenas de parâmetros de URL enviados por uma solicitação HTTP.

Neste artigo são apresentados os conceitos necessários para a utilização da API, e por fim, será apresentado um exemplo prático utilizando a tecnologia do Google StaticMaps em uma aplicação Android.

Este artigo é útil para programadores que ainda não possuem conhecimentos técnicos sobre a API do Google StaticMaps e que desejam utilizá-la em seus aplicativos para plataforma Android.
Autores: Jonas Centenaro, Rafael de Amaral e Robison Cris Brito

Atualmente existe uma grande procura por novos meios de localização e mapeamento digital. Seguindo essa tendência, foram lançados no mercado inúmeros sistemas e aparelhos que atendem a essa crescente demanda, dentre eles localizadores automotivos e GPS’s veiculares. Entretanto, o maior destaque do segmento é o portal de informações Google Maps, desenvolvido e mantido pela Google, o qual revolucionou a internet ao disponibilizar a busca de mapas rodoviários e de satélites, o qual provê a localização de países, estados, cidades e ruas de forma gratuita aos internautas.

Algum tempo depois foi lançado pela mesma empresa o Google Maps API, que consiste basicamente de um conjunto de bibliotecas que proporcionam ao desenvolvedor acesso a serviços disponibilizados pelo Google Maps. Através dela é possível construir aplicativos que façam uso tanto da busca quanto da visualização dos mapas.

Dado o elevado poder de processamento dos novos celulares, apresentou-se a possibilidade de estes acessar mapas digitais, facilitando a vida dos usuários que costumam viajar para novas cidades e que desejam localizar endereços. Porém, sem precisar obrigatoriamente utilizar as redes de dados das operadoras, reduzindo assim o custo de utilização do aplicativo a zero.

O Google Maps tradicional é um sistema de repositório de mapas online, ou seja, é necessário estar conectado à Internet para o aplicativo acessar os mapas. Desta forma, uma alternativa interessante ao uso dos mapas é salvá-los no próprio device, enquanto este esteja conectado a uma rede livre (ex. wifi), e após, apenas fazer uso dos mapas sem acesso à Internet e sem custos para o usuário.

Uma alternativa ao uso do Google Maps é a utilização da API da Google chamada Static Maps. Esta facilita a inclusão de imagens de mapas estáticos em uma aplicação, seja ela desktop, web ou móvel, tendo esta API uma interface com o programador via requisições HTTP, o que garante a fácil portabilidade do seu uso nas mais diversas plataformas.

Na prática, através do Google Static Maps, é possível a recuperação das imagens do mapa apenas solicitando-as através de uma requisição HTTP, acessando-as via URL. Esta pode ser incluída, por exemplo, em HTML utilizando-o na tag IMG, no caminho da imagem passando a URL e seus parâmetros, ou em componentes visuais do Android como o ImageView.

Parâmetros para acesso ao Google StaticMaps

O Google Static Maps é acessado via HTTP, formatando uma requisição via URL, nos quais os parâmetros da URL são os parâmetros da requisição. O formato básico da URL que deve ser passada na requisição é:

http://maps.googleapis.com/maps/api/staticmap?parametros

Para personalizar a consulta, utiliza-se os segui ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo