De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis utilizando as tecnologias PHP, XML, jQuery, jQuery mobile e jQuery charting. Esta aplicação irá basicamente apresentar dados tabulares em formato gráfico.

Em que situação o tema útil:

O tema discutido neste artigo útil para todos aqueles que desenvolvem sistemas para dispositivos móveis e têm interesse em entender com elaborar interfaces atraentes ao mesmo tempo em que constrói o projeto utilizando diferentes tecnologias.

Resumo DevMan

Veremos neste artigo que o desenvolvimento de interfaces amigáveis para dispositivos móveis é realmente promissor. Do ponto de vista do desenvolvedor, este é um grande desafio que tem, a cada dia, sido apoiado por um conjunto de tecnologias facilitadoras para termos uma boa produtividade nesta nova área. Bibliotecas como jQuery e jQuery Mobile estão aí para comprovar isso.

Este artigo foi baseado no texto “Add charting on mobile browsers” de autoria de Jack D. Herrington.

Uma interface amigável é um ponto decisivo no sucesso de um produto. Muitas vezes é o responsável pelo sucesso de um produto. A recomendação é que uma interface deve ser tão próxima quanto possível de outras interfaces que o usuário já esteja acostumado. Normalmente, em uma grande firma, há um padrão de interface a ser seguido por todos os aplicativos. Isso facilita o uso e dá uma identidade à firma.

A construção de uma interface amigável é muito trabalhosa e geralmente precisa de auxílio de outras especialidades, principalmente da área de comunicação visual. Esse tema é um ponto importante e tanto o analista como o programador não podem se descuidar dele.

Interfaces muito cheias de animações e imagens, ao contrário do que se pensa, criam inúmeras dificuldades ao usuário em navegar ou clicar em um botão específico no programa ou consultar uma informação, além de transmitir uma impressão de que o mesmo é complexo e difícil de ser operado. A poluição visual é uma das maiores fontes de resistência dos usuários aos novos sistemas de computador e uma dos maiores causadores de erros de entrada de dados, devida a confusão visual que ele proporciona ao seu operador.

Assim, temos que uma interface amigável deve fazer com que o usuário se sinta bem ao mexer com o sistema e o sistema transmita a ele uma sensação de que é fácil de ser operado. Muitas vezes a simplicidade e a padronização é o segredo para colocar o sistema que está sendo desenvolvido ao público com uma interface amigável.

Neste contexto, temos que as tecnologias mobile atraem bastante interesse em muitos desenvolvedores e não é muito difícil entender o porquê. Basta atentar para o fato de que os smartphones mais modernos já chegam a rivalizar com alguns desktops de alguns anos atrás. De fato, agora podemos dizer que o celular permitir fazermos ligação é secundário, uma vez que as tecnologias disponibilizadas nestes dispositivos tornam isto secundário. Uma das razões que contribuem com isto são as diferentes aplicações já disponibilizadas nestes dispositivos. Atualmente, com o jQuery Mobile (ler Nota DevMan 1), você pode desenvolver estas aplicações com interfaces com usuário agradáveis de uma forma ainda mais fácil.

Nota DevMan 1. jQuery Mobile

O jQuery Mobile é um framework que objetiva facilitar o desenvolvimento de toda a interface com o usuário em soluções móveis para a web. Tipicamente, não é necessário muito mais que um conhecimento razoável em marcação HTML para desenvolver um trabalho interessante em jQuery Mobile. Todo o processo de transformação dos elementos das páginas é realizado nos bastidores, pelo próprio framework.

Baseada na biblioteca jQuery, de onde reaproveita técnicas de manipulação de eventos e requisições Ajax, dentre outras funcionalidades, o propósito do jQuery Mobile é exclusivamente o de ser uma biblioteca poderosa e de fácil utilização para a construção de interfaces web com o usuário. Interfaces essas totalmente complacentes com os princípios de usabilidade e acessibilidade para dispositivos móveis. jQuery Mobile não é, portanto, uma alternativa mobile ao jQuery. Ao contrário, pode ser classificada como uma alternativa à biblioteca jQuery UI.

Neste contexto, neste artigo faremos uso de uma combinação de tecnologias envolvendo do lado servidor PHP, XML (ler Nota DevMan 2), e no dispositivo móvel, jQuery, jQuery Mobile e jqPlot com objetivo de construirmos uma aplicação interativa contendo um conjunto de gráficos. Olhando a aplicação como um todo, o administrador do sistema poderá criar questões de enquete contendo um conjunto de respostas associadas. Já na aplicação que será acessada pelo dispositivo móvel o usuário poderá navegar através da lista de perguntas, votar na resposta mais adequada e observar um gráfico com os resultados parciais. Você perceberá ao final o “poder” que temos em mãos com estas tecnologias!

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo