MasterCard realiza primeiro teste de mercado para pagamentos com celulares personalizados

 

Testes em Dallas representam primeira implementação da plataforma de gestão de chip da Giesecke &Devrient para equipar celulares da Nokia com o MasterCard PayPass

 

DALLAS, TEXAS, 22 de Novembro, 2006 - A MasterCard Worldwide acaba de anunciar mais um grande avanço na realização do sonho de disponibilizar os pagamentos sem contato para o público em geral. Em parceria com a Nokia e a 7-Eleven, Inc., a MasterCard está implementando testes com consumidores na cidade de Dallas, Texas, com celulares incorporando a tecnologia Near Field Communications (NFC) e o sistema PayPass da MasterCard.

 

Até 500 participantes do programa sem fio 7-Eleven Speak Out™ estão recebendo celulares Nokia 3220 com a tecnologia NFC junto com instruções para habilitar a função de pagamento MasterCard PayPass através da nova solução para gestão de chip desenvolvida pela Giesecke & Devrient (G&D). Após seguir esses passos simples, os participantes poderão utilizar seus celulares para efetuar compras em qualquer dos 32 mil estabelecimentos comeciais de todo o mundo que aceitam a MasterCard PayPass. O piloto deve ser concluído dentro de seis meses

 

“O comércio móvel tradicionalmente deixou de avançar por motivos tecnológicos e comerciais, quando o celular era mais inconveniente na hora de efetuar uma compra, comparado com o pagamento em dinheiro”, explicou Dan Schatt, analista sênior da Celent Communications. “Essa última iniciativa da MasterCard, que incorpora a personalização sem fio, acabou de mudar esse cenário, facilitando muito a interação do consumidor na hora de converter seu celular numa carteira eletrônica. Experiências em outros países já mostraram o imenso valor do comércio móvel sem contato, e essa iniciativa deve mudar muito o conceito de pagamentos por bens e serviços nos EUA em breve.”

 

A tecnologia PayPass oferece uma alternativa mais conveniente para compras de baixo valor, com a transação sendo concluída de maneira mais rápida, segura e fácil. O consumidor não precisa mais procurar por notas ou moedas, passar seu cartão num leitor ou assinar um recibo em qualquer transação PayPass abaixo de US$ 25. O usuário apenas toca seu celular, cartão ou terminal habilitado com a tecnologia PayPass no leitor PayPass disponibilizado por comerciantes que participam da rede, e pode ir embora.

 

“A cidade de Dallas é o campo de testes para essa tecnologia, que pode transformar a forma de pagar por itens do nosso cotidiano”, comentou Richard Fletcher, chefe do grupo de Móvel Sem Fio da MasterCard Worldwide. “Nos anos 90, a MasterCard já reconheceu a oportunidade global do comércio móvel. Mas a tecnologia era limitada pela falta de escalabilidade. Agora o consumidor, seguindo apenas alguns passos muito simples, pode converter seu celular num terminal de pagamento PayPass.”

 

Os consumidores que fazem parte do teste receberão uma conta pré-paga eFinity que pode ser acessada através de um cartão ou um celular PayPass. A 7-Eleven fornece o serviço sem fio e acesso de rede através do seu programa de comunicação sem fio Speak Out.

 

Como Funciona a Gestão Segura de Chip

Para instalar o MasterCard PayPass em um celular habilitado com a tecnologia NFC, o consumidor se cadastra para esse serviço através do seu banco. Os dados são enviados pela plataforma para gestão segura de chips da G&D através da rede da operadora. O aplicativo de pagamento PayPass é automaticamente instalado e personalizado dentro da “área segura” do celular. A gestão segura de chip permite um controle flexível e individualizado do aplicativo de pagamento dentro dessa área segura do aparelho. O aplicativo de carteira eletrônica também pode ser protegido por uma senha, inutilizando o sistema de pagamento em celulares roubados ou perdidos.

 

Após a habilitação do celular com o aplicativo PayPass, ele pode ser usado para efetuar pagamentos em qualquer um dos 32 mil estabelecimentos comerciais de todo o mundo que aceitam pagamentos com o PayPass, entre eles a 7-Eleven, McDonald’s, CVS, Duane Reade, Sheetz, e a Regal Entertainment Group. O PayPass também é aceito em muitos estádios da Major League Baseball e da National Football League .

 

Isso tudo é possível graças à tecnologia NFC, um recurso para celulares de próxima geração como a Nokia 3220, que já vem habilitado com a NFC. A tecnologia NFC funciona em distâncias muito curtas através de canais de RF, possibilitando comunicações seguras e sem contato entre dois aparelhos. O pagamento sem contato é apenas um dos muitos aplicativos para a transferência de dados possibilitados pela NFC, uma tecnologia muito atraente para operadoras que querem aumentar a utilidade de celulares para seus clientes.

 

Vários programas PayPass já estão em progresso em 13 países no mundo inteiro. Testes e implementações da tecnologia PayPass foram anunciados no México, EUA, Canadá, Reino Unido, Japão, Coréia, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Austrália, Taiwan e nas Filipinas, com outros programas agendados para esse ano.

 

 

Para mais informações sobre o MasterCard PayPass, visite www.mastercard.com/paypass.

 

Sobre a MasterCard Worldwide

 

A MasterCard Worldwide avança no comércio global ao fornecer um vínculo econômico crítico entre instituições financeiras, negócios, possuidores de cartões e comerciantes em todo o mundo.  Como franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processa mais de 14 bilhões de pagamentos a cada ano, e fornece serviços de análise e consultoria líderes na indústria para clientes de instituições financeiras e comerciantes. Através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®, a MasterCard Worldwide atende consumidores e negócios em mais de 210 países e territórios. Para mais informações, visite www.mastercardworldwide.com

 

Para mais informações:

Andréa Denadai, MasterCard, 55 11 5508-0357, andrea_denadai@mastercard.com

Carolina Stefanini, Fundamento Comunicação Empresarial ,55 11 5095-3867, cstefanini@fundamento.com.br

Claudia Muraro, Fundamento Comunicação Empresarial 55 11 5095-3864, cmuraro@fundamento.com.br