Mercado prevê boom de jogos para celular – Parte 02
Algumas dicas para apresentação do produto
André Pereira é gerente de desenvolvimento de negócios da Motorola. O homem que decide quais jogos serão aceitos pela empresa e, se tudo der certo, farão sucesso pelo mundo afora. André recebe de 50 a 80 jogos por mês para análise e, durante uma média de 30 a 45 dias, seu departamento de testes, em parceria com a Oi, joga e decide. Selecionamos algumas dicas dele para apresentação de projetos e para o mercado de jogos em Java:
1. O primeiro passo é entrar no site www.motocoder.com. Lá o desenvolvedor deve se cadastrar para ter acesso aos aparelhos, informações de desenvolvimento e suporte on-line.
2. Feito o dever de casa, é hora dos desenvolvedores encaminharem um portifolio de jogos. É interessante que imagens do jogo sejam enviadas, se possível, com uma simulação, mas isso não é essencial. É interessante também procurar enviar jogos com interface gráfica bem desenvolvida. Entretanto, o mais importante é a descrição do jogo - seu objetivo e procedimentos - e a compatibilidade de terminais.
3. É bom identificar o perfil do jogador a quem o game se destina. Criar jogos que tenham apelo de durabilidade, que não sejam um jogo "de momento". Os jogos de ação e esportes são os de maior visibilidade. Jogos para multiplayers estão começando a fazer sucesso. Essa é a hora de conquistar o mercado!
4. Jogos com tecnologia Brew devem ser enviados para a Qualcom no site
www.qualcom.com.
Quem é o cliente?
“Jogo é uma coisa que transita bem em todas as gerações”, apregoa Fiamma da Oi. A empresa trabalha com um público-alvo primário de 18 a 24 anos, mas acredita que, na verdade, alcance gente entre 30 a 40 anos que também adora um joguinho de celular. Na hora de traçar estratégias, porém, focam no público-alvo, que consideram mais adaptado à tecnologia.
As crianças também formam uma faixa bem representada e o destaque para o público infantil, além dos jogos básicos como o tradicional “Forca”, é a “Xuxinha Virtual”. Uma espécie de Tamagochi, aquele bonequinho virtual que precisa ser paparicado, caso contrário morre. Através de mensagens de texto a criança dá carinho, beija, põe a Xuxinha para estudar, mas, para não ficar uma sensação ruim para ninguém, o modelo brasileiro, não morre. Apenas vai embora.
O perfil do consumidor é quase sempre um mistério. No caso da Vivo, a solução foi engraçada. Em pesquisas qualitativas de telemarketing se depararam com um problema. Os jogos eram baixados por determinado celular, mas, quando ligavam para saber o que o usuário achava sobre o produto, o dono da linha ficava perplexo com a pergunta e negava jogar. Após alguns minutos de estranhamento estilo "Download do quê?" ou "Sobre o que você está falando?", a empresa identificou um público paralelo ao proprietário do aparelho. Os filhos. Uma turma entre 8 a 16 anos que usa o celular dos pais para jogar ou que fica com o aparelho antigo quando o pai ou mãe trocam de aparelho.
O segundo grupo detectado pelas pesquisas da Vivo é chamado de "early adopters". Gente com idade entre 25 e 35 anos, eles que no século passado gostavam de "games arcade" tipo Atari e MSX (aquele que parece um jogo de pingue-pongue). Formam um segmento de jovens adultos fascinados por gadgets, com algum dinheiro no bolso para gastar que não abrem mão de tecnologia e serviços novos.
Em bom português: tem espaço para todo tipo de jogo. Os estilos, entretanto, podem ser observados de acordo com o ranking dos jogos que caíram no gosto do povo, segundo as operadoras.
Ranking da Vivo
1. Jogo: Ameaça Alienígena
Desenvolvedor: Link
Tipo: Nacional
2. Jogo: Batalha Naval
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
3. Jogo: Bowling
Desenvolvedor: JAMDAT
Tipo: Internacional
4. Jogo: Come Come
Desenvolvedor: Rogabe
Tipo: Nacional
5. Jogo: Encaixa Blocos
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
6. Jogo: Fight Hard 3D
Desenvolvedor: Reaxion
Tipo: Internacional
7. Jogo: IF Racing 2
Desenvolvedor: In-Fusio
Tipo: Internacional
8. Jogo: Jogo da Galinha
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
9. Jogo: Jogo da Monkey
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
10. Jogo: Mine Field by JAMDAT
Desenvolvedor: JAMDAT
Tipo: Internacional
11. Jogo: Moto Racing
Desenvolvedor: Link
Tipo: Nacional
12. Jogo: Motoboy Game
Desenvolvedor: Galastri
Tipo: Nacional
13. Jogo: O Senhor dos Anéis ROTK
Desenvolvedor: JAMDAT
Tipo: Internacional
14. Jogo: Peixinho Fishy
Desenvolvedor: Link
Tipo: Nacional
15. Jogo: Penalti
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
16. Jogo: Penalti 2
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
17. Jogo: Pinball
Desenvolvedor: Link
Tipo: Nacional
18. Jogo: Quebra- Cabeças
Desenvolvedor: Wiz
Tipo: Nacional
19. Jogo: Solitaire
Desenvolvedor: JAMDAT
Tipo: Internacional
20. Jogo: Truco
Desenvolvedor: Link
Tipo: Nacional
Ranking da Oi
1. Air attack
2. Rainbow Six 3
3. Splinter cell
4. Prince of Persia
5. Highway Racer
6. Mighty Sword
7. Shark Attack
8. Robo 2
9. Dragon & Dracula
10. Fronteira de Onix