Modelando um Portal de Vendas para WEB no Oracle 10g
O artigo descreve a modelagem de um portal de vendas para web com foco em sua implementação em uma base de dados Oracle. Nesta primeira parte, veremos como implementar tabelas, triggers, sequences, indexes e constraints em uma base de dados Oracle.
O artigo
descreve a modelagem de um portal de vendas para web com foco em sua implementação
em uma base de dados Oracle. Nesta primeira parte, veremos como implementar
tabelas, triggers, sequences, indexes e constraints
em uma base de dados Oracle.
Para que
serve:
Este tipo de
solução apresentada serve não apenas para demonstrar como modelar e implementar
em Oracle 10g um simples portal de vendas, mas também apresenta uma solução de
modelagem de um sistema real no nosso dia-a-dia, o que é algo bastante
importante no processo de desenvolvimento de um novo software.
Em que
situação o tema é útil:
Este tema
pode ser utilizado como referência para implementação de modelos de lojas
virtuais ou em utilização de definições de padrões de modelagem para sistemas
implementados em banco de dados Oracle.
Neste artigo iremos
demonstrar a modelagem relacional de um simples portal de vendas para Web, com
foco na utilização de padrões de modelos e implementação em banco de dados
Oracle.
Lojas Virtuais
Atualmente, existem milhares
de lojas virtuais espalhadas por toda a Web. A questão é: como desenvolver um portal
que não seja apenas mais uma loja virtual entre tantas existentes? Lógico que
para a loja virtual ser um grande sucesso, não depende apenas da equipe de
desenvolvimento, mas cabe ao desenvolvimento criar recursos para permitir a atuação
do departamento de Marketing e outros departamentos. A usabilidade da loja é
muito importante! O usuário necessita da informação de forma fácil, sem
burocracia, e também precisamos de disponibilidade e confiabilidade.
O grande desafio de
desenvolver uma loja virtual é além de contemplar os requisitos de um portal
ERP (Enterprise Resource Planning), tais
como cadastro de produtos e seus preços, controles de estoque e cadastro de
clientes, contemplar as informações para a publicação de todo o portal, como montagem
dos menus e submenus, apresentar produtos em destaque, controle de Banners,
controle de promoções de marketing e controle de termos pesquisado.
Por exemplo, usualmente
sistemas Web demonstram a vitrine de produtos utilizando agrupamentos por
Departamentos, Categorias, Subcategorias e outras formas e níveis de
agrupamentos. Assim, precisamos que nosso modelo também tenha um cadastro de
Departamentos, Categorias e Subcategorias dos produtos, que além de contemplar
a estrutura do produto, também será utilizado para publicação do portal.
Outro requisito muito
importante para sistemas web são as estatísticas de visitas dos produtos e
interesses dos clientes. Assim, é muito importante que o portal faça uma contagem
de visitas por produtos, marcas, departamentos, categorias, subcategorias, além
de controlar uma lista de desejos e possua uma inteligência para busca de
produtos por proximidades de termos cadastrados, dentre outros recursos.
Além de tudo isso, devemos
seguir os princípios da modelagem de dados: Integridade, Normalidade, Qualidade
e Confiabilidade.
Para começarmos a modelar, é necessário sabermos o escopo do
projeto e os requisitos do portal. Vamos a eles!
Requisitos
O objetivo em questão é modelar
um simples portal que permita:
·
efetivar vendas com pagamentos parcelados e à
vista, com diversas formas de pagamento (boleto, cartão de crédito e
transferência bancária);
·
manter o histórico de compras dos clientes;
·
permitir a identificação do perfil dos
visitantes para ações de marketing posteriores.
Além disso:
·
O layout do portal deverá ser demonstrado em
níveis de Departamento, Categoria e Subcategoria, que será alterada dinamicamente
de tempos em tempos, com destacamento de produtos na página principal.
·
As promoções também deverão ser controladas,
devendo conter um destaque especial quando estiver vigente. Deverá ter
capacidade de controlar a rotatividade, associação e vigência dos banners
exibidos no portal.
·
A pesquisa dos produtos deve ser
inteligentemente indicativa, listando os produtos relacionados ao termo pesquisado
e também os produtos similares relacionados com o produto principal.
·
O portal deverá ser de fácil uso e com rápida resposta
no carregamento de suas páginas.
·
A equipe de marketing precisa ter condições de
visualizar as 10 páginas mais acessadas e seus históricos por produto,
departamento, categoria, subcategoria, marca e cliente.
·
O portal deverá conter o conceito de carrinho de
compras e pedidos de venda.
·
O cliente poderá adicionar em uma lista todos os
produtos que gostaria de ter e poder acompanhar o status de seu pedido. Ao
visitar o portal pela primeira vez, o acesso do cliente deverá ficar
registrado, e quando ele voltar a visitar o portal, o histórico de navegação deverá
ser identificado para o mesmo cliente.
·
Não é necessário efetuar uma compra para ser um
cliente cadastrado. Também não é necessário ser um cliente cadastrado para
receber os e-mails promocionais.
·
Periodicamente, será enviado um e-mail
promocional aos e-mails cadastrados no portal.
·
Para facilitar a integração com a
transportadora, o cadastro de endereço do cliente deverá seguir o padrão dos
correios.
·
A administração do portal deverá ser efetuada
apenas por usuários autorizados.
O Modelo de Dados
Depois de definido o escopo e
os requisitos do portal, podemos iniciar a criação de nosso MER (Modelo de
Entidade e Relacionamento) Físico. A modelagem de dados deve contemplar
alocação das informações atendendo os requisitos funcionais do portal, a
estrutura física dos dados, o crescimento do portal e seu desempenho.
Modelaremos até a 3º Forma
Normal para um banco de dados Oracle 10g. Para isso, foi escolhido o Erwin 7.0
como ferramenta para efetuar a modelagem. Será utilizada a notação IDEF1X (Integration Definition for Information
Modeling – Nota Devman 1).
Nota Devman 1. IDEF1X – Integration
Definition for Information Modeling
IDEF1X é uma linguagem e método para modelagem
da informação publicada como padrão norte-americano pelo NIST (1993). Esta
linguagem apresenta as tabelas graficamente como retângulos, com uma linha
divisória na horizontal para separação entre atributos identificadores e
atributos comuns, conforme o exemplo da tabela TB_PRECO_VENDA apresentado na Figura
1.
Figura
1. Exemplo notação de uma
tabela.
Esquema
A implementação do modelo de
dados deve ser efetuada em um esquema do banco de dados. Para isso, criaremos
um owner chamado “portal”
identificado pela senha “portal” para ser o dono do esquema, conforme a Listagem 1.
Listagem 1. Criando
o usuário Portal
Create user portal identified by portal;
Tablespace
Vamos partir da situação de
que nosso banco de dados já existe. Sendo assim, cada tabela de nosso banco de
dados deverá estar alocada em uma tablespace.
Criaremos duas tablespaces para cada subárea,
uma para dados e outra para índices, utilizando o prefixo TSD para a tablespace de dados e TSI para a tablespace de índices. Não entraremos no
mérito da estrutura física dos arquivos de dados (Datafile). A Tabela 1 e Figura 2 apresentam as tablespaces que foram criadas para nosso
portal. Ao total, foram definidas quatro subáreas para nosso sistema: Produtos, Clientes, Administração do
Portal e Marketing, que serão
detalhadas na continuidade deste artigo.
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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