Por que eu devo ler este artigo:Este artigo aborda o MongoVUE, uma interface gráfica para administrar bases de dados do banco não relacional MongoDB. Teremos um enfoque prático sobre a ferramenta, a qual nos proporcionará uma série de facilidades, sendo ideal para quem está iniciando e, até mesmo, para quem já está na área desejando obter conhecimentos sólidos e um dinamismo ainda maior para administração de bases de dados. O tema analisado é de grande valia para entusiastas de novas tecnologias que estão se aprimorando cada vez mais em bancos de dados NoSQL. Para aqueles que buscam uma oportunidade na área de analista de dados é muito interessante aprender sobre a ferramenta que será apresentada.

Estamos acompanhando em todas as mídias a disputa criada em torno das informações, onde já se foi confirmado o ato de espionagem de dados de outras organizações, pois a informação e suas tecnologias passam a ter cada vez mais valor (as informações acabam se tornando vital e estratégica para grupos e organizações).

O banco de dados relata muitos fatos a respeito de uma organização, pois, em grande parte, esse tem informações de fornecedores, funcionários, clientes, compras e vendas. A combinação dessas informações traz um histórico muito rico, onde podemos saber como é o fluxo de caixa, por exemplo.

A partir desse histórico obtido através de dados armazenados no banco, as empresas podem realizar um estudo e assim mudar ou definir um foco estratégico. Por exemplo, vimos no histórico da empresa que em uma determinada época do ano as vendas aumentam, então o gestor poderá tomar as medidas necessárias para que a produção possa acelerar neste período.

Essa entrega de informações tem que ser rápida, não se pode esperar um levantamento, depois uma análise, para depois chegar a uma conclusão. Por isso a necessidade de extração de informações das bases de dados tem que ser feitas em tempo hábil, caso contrário o prejuízo pode ser enorme para a empresa.

Somando a quantidade de registros armazenados em um banco de dados empresarial, com a velocidade competitiva do mercado notamos a necessidade da implementação de um banco de dados do tipo NoSQL. Ele nos permite ter um banco com grande capacidade de armazenamento, velocidade e escalabilidade. A necessidade de profissionais capacitados para atender essa demanda do mercado vem crescendo por conta do aumento do uso dos bancos NoSQL.

Como a maioria dos bancos de dados não relacionais é administrado através de prompt de comando, ou seja, todas as tarefas são realizadas em ambiente caractere, a interação com o usuário não é tão atrativa. Para deixar mais rápida e dinâmica a administração do banco de dados, iremos utilizar o MongoVUE.

O MongoVUE nos proporciona uma experiência ágil e ampla para visualizar os objetos do banco, pois a ferramenta possui recursos gráficos para auxiliar nas tarefas do banco de dados.

Instalação

Para que o MongoVUE funcione de maneira adequada e possamos fazer os exemplos citados neste artigo, é necessário que você tenha o MongoDB instalado e em perfeito funcionamento em sua máquina. Caso você possua um servidor remoto com o MongoDB instalado você também poderá usá-lo.

Para quem ainda não possui o MongoDB instalado em sua máquina, acompanhe a instalação passo a passo apresentada na sessão de links.

Após a conclusão da instalação do MongoDB, iremos até o site do MongoVUE para baixá-lo. Atualmente a versão estável é a 1.5.3, a qual você irá baixar e instalar seguindo as instruções desse artigo.

Para instalar o MongoVUE podemos co ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo