Tutorial Web.config

Noções básicas sobre o web.config

Irei falar nesse artigo sobre o arquivo de configuração web.config, o web.config é uma arquivo no formato XML, o qual contem as configurações comuns para toda a aplicação.

O arquivo web.config é case-sensitive, diferenciando maiúsculo e minúsculo.

Uma das tags mais usadas no arquivo web.config é a add, na qual adicionamos um parâmetro chave(key) e um valor(value), em muitas aplicações web é usada a tag add para armazenamento de conexões com banco de dados, acompanhe um exemplo do uso da tag add.

Colocaremos a tag add dentro das tags por que dentro delas que devem conter as configurações customizadas da nossa aplicação, acompanhe a Listagem 1 para saber como criar uma chave, e a Listagem 2 mostra como resgatar o valor da Chave ConexaoOleDb do arquivo web.config.

 

Listagem 1. Chave de Conexao

 

Coloque no Uses

System.Configuration

 

procedure TWebForm1.Page_Load(sender: System.Object; e: System.EventArgs);

begin

  Response.Write(System.Configuration.ConfigurationSettings.AppSettings.Item['ConexaoOleDB']);

end;

Listagem 2. Resgatando o valor da Chave ConexaoOleDB

Será exibido na browser a string de conexão, a chave ConexaoOleDb pode ser facilmente alterada caso haja necessidade, basta você editar o arquivo web.config e altera-lo, isso é muito útil para distribuição de aplicatição, se a conexão do banco de dados mudar a cada cliente você não precisará recompilar a aplicação para alterar a caminho do banco de dados por exemplo.

Também podemos definir a cultura da aplicação no arquivo web.config, atravéz dela definiremos a moeda, formato data entre outros aspectos de cada cultura, a cultura que iremos definir é “pt-BR”, localize no arquivo web.config a tag globalization e adicione o parâmetro da Listagem 3.

 

culture="pt-BR"

ficando: