Exploração dos elementos básicos da interface do IDE
NetBeans, como configurá-lo e como usar o Editor de Código com eficiência.
Para que serve:
Serve aos desenvolvedores que precisam de uma introdução a um
ambiente de desenvolvimento que torne seu trabalho mais produtivo.
Em que situação o tema é útil:
Em determinadas situações, desenvolvedor aplicações pode ser um
trabalho tedioso, principalmente quando se torna repetitivo. Conhecer e
utilizar eficientemente um Ambiente Integrado de Desenvolvimento pode minimizar
o esforço de realizar essas tarefas, liberando o programador para atividades
que exigem mais do raciocínio lógico.
Resumo DevMan:
NetBeans é um Ambiente Integrado de Desenvolvimento que
inclui dois editores poderosos; o Editor de Código e o GUI Builder, além
de recursos de conectividade com bancos de dados, para desenvolvimento Web,
suporte a refatoração, a sistemas de controle de versão, etc. O conhecimento e
uso de um IDE facilita o trabalho do desenvolvedor, e para demonstrar isso,
este artigo apresenta a riqueza de opções de configuração do ambiente e do
Editor de Código, e casos que demonstram a utilização de alguns recursos do
IDE.
O domínio de uma linguagem de programação pode não ser suficiente
para que um desenvolvedor desempenhe com eficiência o seu trabalho.
Considera-se tão importante quanto o conhecimento da linguagem, a habilidade em
um Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE). Esta afirmação baseia-se
principalmente no fato que um ambiente de desenvolvimento pode aumentar muito a
produtividade do programador, pois grande parte do trabalho manual é feita pela
ferramenta, liberando o profissional para atividades que dependem mais de seus
recursos mentais. Uma dessas ferramentas é o NetBeans, que será apresentada
nesta matéria.
A origem do NetBeans é o projeto Xelfi, criado em 1996 por
dois estudantes universitários tchecos. Em 1999, após se tornar um IDE
proprietário denominado NetBeans DeveloperX2, foi adquirido pela Sun
Microsystems. Seis meses depois da aquisição, a Sun decidiu tornar o NetBeans
um projeto open source. Em 2009 a Oracle comprou a Sun Microsystems,
mantendo até aqui o NetBeans como um projeto de código aberto. Atualmente a
versão estável, disponível para download no site oficial, é a 6.9.1, mas
pode ser baixada também a versão 7.0 beta.
Nas seções seguintes do artigo serão exploradas a
configuração e características do ambiente, utilizando Java, sempre que
possível, para mostrar a aplicação prática de cada recurso. No entanto, deve-se
observar que o NetBeans pode ser usado com C/C++, PHP, JavaScript, Groovy e
Ruby.
A tradução da interface do NetBeans para o português não é
muito boa. No entanto, optou-se por usar este idioma pensando em facilitar o
entendimento por parte do leitor. Mais adiante será mostrado como alterar o
idioma da interface.
O artigo foi dividido em duas partes. A primeira focará na
configuração do ambiente e do Editor de Código, e será finalizada com a criação
de exemplos que mostram a aplicação de alguns recursos do IDE. Além disso,
serão abordadas as maneiras de empacotar e distribuir aplicações desktop.
Deixaremos para abordar na segunda parte o uso de banco de dados e a criação de
aplicações usando o GUI Builder.
Adquirindo e instalando a ferramenta
O NetBeans está disponível para download no site netbeans.org.
Ao acessar a página de downloads,
automaticamente é selecionada a plataforma e o idioma do IDE, conforme o
sistema operacional do usuário. No entanto, é possível alterar qualquer uma das
opções. Selecione a distribuição desejada de acordo com as tecnologias que você
deseja trabalhar. Se, depois de instalado, você precisar adicionar novos
pacotes ao ambiente, pode fazer isso usando o Gerenciador de Plugins
em Ferramentas | Plug-ins, como será visto mais adiante. Na Figura
1 é mostrada a página de downloads.
Figura 1. Página de downloads do NetBeans.
A instalação do NetBeans é muito simples. O único cuidado
que se deve ter é instalar previamente o Java Development Kit 6.0. Para o
ambiente Windows o instalador do IDE é um simples arquivo .exe sem necessidade
de maiores explicações. Mesmo para o Linux, existe um instalador com Interface
Gráfica do Usuário (GUI). No Ubuntu, após baixar o instalador, abra o Terminal,
mude para o diretório onde está o arquivo e digite:
sudo ./netbeans-6.9.1-ml-javase-linux.sh
O nome do arquivo depende da distribuição e da versão que
foi escolhida. Siga as orientações da interface e finalize. Encerrada a
instalação, vamos conhecer alguns elementos que compõem o ambiente.
Familiarizando-se com o IDE
Ao executar o NetBeans pela primeira vez após a instalação,
é mostrada a Página Inicial com três abas: Aprender & descobrir,
Meu
NetBeans e O que há de novo. Na aba Aprender
& descobrir existem links para tutoriais e exemplos de projetos,
que podem ser úteis principalmente para quem está iniciando seu aprendizado.
Desmarque a caixa Exibir ao iniciar e feche a página. No entanto, se você
preferir manter visível essa página, ela vai se manter como uma aba na área do
Editor de Código.
Antes de começar a utilizar o IDE precisamos conhecer alguns
elementos básicos da interface da ferramenta. Para fins didáticos a interface
do NetBeans foi dividida em cinco grandes áreas. Na Figura 2 elas foram
identificadas com os números de um a cinco. Em cada uma delas podem ser
visualizadas diferentes janelas:
Área 1 – Onde podem ser apresentadas diversas
janelas, cuja visualização pode ser ativada selecionando a opção correspondente
no menu Janela. A janela Projetos apresenta uma visão
lógica do conteúdo dos projetos. Em Arquivos é possível ter uma visão
dos diretórios dos projetos, incluindo arquivos e pastas não mostrados na janela Projetos.
Serviços
é uma visão lógica de recursos tais como bancos de dados, servidores web, etc.,
que estão registrados no ambiente. Favoritos possibilita acessar
arquivos no micro ou na rede, sem a necessidade de criar um projeto;
Área 2 – É onde estão o Editor de Código e o GUI
Builder. GUI Builder é onde os formulários GUI são desenhados. Se em
um projeto for criada uma classe GUI, por exemplo, na área do Editor de Código
pode-se alternar entre o editor de código fonte (selecionando a guia Código-fonte)
e o GUI Builder (selecionando a guia Projeto). Mais adiante o
Editor de Código será tratado em uma seção específica, e na segunda parte do
artigo o ...
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<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
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