ATENÇÃO: Foi verificado que o número de descontos disponíveis para essa certificação já esgotou.

Introdução

A maioria, senão todos, os profissionais e estudantes que utilizam tecnologias Microsoft em seu dia-a-dia, principalmente de forma profissional, sabem que essa empresa oferece um amplo programa de certificação em boa parte de seus produtos. Com essas certificações, a Microsoft (assim como outras empresas fornecedoras de soluções de TI) busca avaliar e reconhecer o conhecimento teórico e prático de um candidato sobre alguma (ou várias) de suas tecnologias.

Um profissional certificado é visto de forma diferenciada pelas empresas em momento de seleção. Geralmente, em um processo de admissão, um profissional que apresenta certificações em tecnologias de interesse da empresa na qual busca ingressar, já é tido como estando “um passo à frente” dos demais não certificados.

Um profissional certificado está à frente dos concorrentes

Figura 1: Um profissional certificado está à frente dos concorrentes

Para ser reconhecido como MCP – Microsoft Certified Professional (Profissional Certificado pela Microsoft), é preciso realizar uma prova e obter uma pontuação mínima (geralmente de 700 pontos, de um total de 1000). O resultado geralmente é apresentado imediatamente o término do exame e, após a realização da prova, caso tenha sido aprovado, o candidato receberá um e-mail da Microsoft com uma sequência de passos a ser seguida dali por diante.

Em um certo período (sete dias úteis, por exemplo), o então certificado terá acesso à página dos MCP’s onde terá um espaço seu (como um perfil em uma rede social) e poderá fazer download de seu certificado e logomarcas (cada certificação possui uma logomarca que o profissional poderá usar como parte de sua assinatura, anexando a e-mails ou utilizando em seu cartão de visitas, por exemplo).

Logomarca mais geral (MCP)

Figura 2: Logomarca mais “geral” (MCP)

Existem ainda as certificações que são compostas por mais de uma prova, como é o caso das certificações mais recentes voltadas para o .NET Framework 4.5 e desenvolvimento para Windows 8. Na imagem a seguir temos um resumo das certificações MCSD (Microsoft Certified Solutions Developer) voltadas para as Windows Store Apps, as aplicações para Windows 8 publicadas nas Windows Store.

Resumo das mais novas certificações MCSD

Figura 3: Resumo das mais novas certificações MCSD

No caso, existem duas formas de obter a certificação MCSD “Windows Store Apps”: usando HTML5 e JavaScript ou usando C#. Para obtê-la, é preciso ser aprovado nos três exames (480+481+482 ou 483+484+485).

Porém, a aprovação nos exames 481 ou 483 já garante ao candidato a certificação de Microsoft Specialist – Programing in HTML5 with JavaScript and CSS3 ou Microsoft Specislist – Programing in C#. É aqui que entra o voucher (desconto) disponibilizado pela Microsoft para o exame 70-480 (apenas para esse), como veremos a seguir.

100% de desconto para o exame 70-480

Com a intenção de incentivar o desenvolvimento de aplicações para seu novo sistema operacional, a Microsoft liberou um vale que garante 100% de desconto na realização do exame 70-480, “Programing in HTML5 with JavaScript and CSS3”. Esse vale está disponível para uso inicialmente até 31/03/2013 ou enquanto durar o estoque, ou seja, quem pretende aproveitar, é melhor correr.

Observação: Na data de publicação desse artigo , a realização do exame 70-480 custava (sem o voucher, obviamente) US$ 100 (cem dólares).

O procedimento para marcar o exame utilizando o voucher é bastante simples, basta seguir os seguintes passos:

1) Acesse a página www.register.prometric.com/Login.asp e cadastre-se clicando em “Create a new Account” (Figura 4). Após o cadastro, realize login. Caso você já tenha cadastro, basta fazer login com suas credenciais.

Cadastro no site da Prometric

Figura 4: Cadastro no site da Prometric

2)Após realizar login, clique na opção “Schedule an Exam” (marcar um exame) no menu do lado esquerdo, conforme mostra a Figura 5).

Menu Schedule an Exam

Figura 5: Menu Schedule an Exam

3) Selecione o país na caixa de seleção “Country” e clique em Next.

Selecionando o país

Figura 6: Selecionando o país

4) Na tela seguinte haverá duas listas para você selecionar o cliente (a empresa fornecedora da tecnologia na qual você pretende se certificar) e o programa de certificação. Na opção Client selecione “Microsoft” e logo abaixo, na opção Program, selecione “Microsoft (070, 071, 074, 075, 076, 078, MBx). Em seguida clique em Next. Essas configurações podem ser vistas na Figura 7.

Selecionando a empresa e o programa

Figura 7: Selecionando a empresa e o programa

5) Na tela seguinte (Figura 8) serão apresentada algumas informações sobre os programas de certificação da Microsoft e sobre a marcação do exame, apenas clique em Next.

Apresentação do programa de certificação

Figura 8: Apresentação do programa de certificação

6) Na tela seguinte selecione o exame (070-480 – Programing in HTML5 with JavaScript and CSS3), o idioma, a moeda (não importa a moeda nem o preço, afinal será usado o voucher) e clique em Next. A Figura 9 mostra essas configurações.

Selecionando o exame, o idioma e a moeda

Figura 9: Selecionando o exame, o idioma e a moeda

7) Em seguida localize um centro de realização de prova mais próximo a você e clique em “Schedule Appointment”, conforme mostra a Figura 10.

Selecionando o local de realização da prova

Figura 10: Selecionando o local de realização da prova

8) Na tela seguinte selecione o dia, o horário de realização da prova e pressione Next novamente (Figura 11).

Selecionando a data e hora do exame

Figura 11: Selecionando a data e hora do exame

Na próxima tela serão exibidos os dados do candidato e do exame. Confira todas as informações e clique no botão “Enter Promo Code/Voucher” no topo da página, conforme se vê na Figura 12.

Confirmação dos dados

Figura 12: Confirmação dos dados

Nesta próxima tela está o grande “segredo”. Selecione o tipo “Promotion Code” no campo Disccount Type e digite o número do voucher que é HTMLJMP, conforme ilustra a Figura 13. Em seguida pressione “Validate” e pronto, seu desconto foi validado e você pode concluir a marcação do seu exame, cujos passos a partir de agora são bastante simples e não necessitam serem explicados individualmente.

Validando o voucher

Figura 13: Validando o voucher

Se preparando para o exame

No exame serão abordados assuntos relacionados a HTML5, CSS3 e JavaScript, incluindo a biblioteca jQuery. Então, é fácil encontrar material para se preparar para a prova. Aqui no portal DevMedia, por exemplo, temos diversos materiais que podem ajudar o candidato na preparação para obter a certificação.

Materiais diversos da DevMedia

Cursos da DevMedia

A Microsoft também criou recentemente um portal com cursos online inteiramente grátis, havendo inclusive um voltado para essa certificação.

Então, basta procurar os materiais, se preparar e obter sua certificação Microsoft.

Bons estudos e boa prova.