De que se trata o artigo:

O artigo trata da adoção do offshore insourcing como decisão estratégica para aumentar a competitividade das organizações voltadas ao desenvolvimento de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, e da importância da execução dos processos de análise ambiental e estudo de viabilidade.

Em que situação o tema útil:

O tema do artigo pode contribuir com uma revisão sobre os conceitos envolvidos nos conjuntos de ações e competências relacionadas para a definição, avaliação, execução e manutenção de processos que podem favorecer a competitividade das organizações de produtos e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Resumo DevMan:

As organizações que desenvolvem produtos ou serviços de TIC visam manter sua competitividade a partir da diversificação e inovação em seus processos e nichos de atuação, e tal iniciativa pode favorecer sua manutenção no mercado tecnológico. As estratégias relacionadas à implantação de uma estrutura offshore insourcing pode representar uma alternativa viável para estabelecer um diferencial competitivo para a organização.

Diante de um mercado cada vez mais exigente, as organizações que oferecem serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) buscam diversificar seus mecanismos de atuação para manter um grau de competitividade aceitável. Um dos principais problemas enfrentados pelos gerentes na formulação da estratégia competitiva é a definição da arena de competição (DAY, 1999). Onde você está competindo? Quem são os seus concorrentes? Qual o grau de atividade da arena competitiva?

A partir desse cenário, o sourcing, assim como os modelos de suas variações (outsourcing, insourcing, ou offshore insourcing, por exemplo), pode se apresentar como um diferencial estratégico e um instrumental que auxilia os gestores no processo de tomada de decisão com o objetivo claro de retornar valor para a organização e para as demais partes interessadas.

Entretanto, antes de efetuar quaisquer mudanças que possam resultar em impactos relevantes para a organização, é necessário levar em consideração todas as variáveis, sejam elas internas ou externas, que podem atuar sobre este processo de tomada de decisão. Como conceito, a estratégia compreende um dos vários conjuntos de regras de decisão para orientar o comportamento da organização, vista como uma ferramenta para trabalhar com as turbulências e as condições de mudanças que cercam as organizações.

Baseado no contexto supracitado, a proposta deste artigo é apresentar a dinâmica do Offshore Insourcing de Tecnologia da Informação e Comunicação como uma prática de diferencial competitivo para a organização sob a luz dos processos de Análise Ambiental e Estudo de Viabilidade para o desenvolvimento de software, onde a organização desenvolve sua própria solução, mas com a subsidiária localizada em outro país.

A estrutura deste artigo está fundamentada em seções que conduzem à definição de sourcing e alguns modelos que o compõem, uma visão global acerca dos conceitos de análise ambiental e estudo de viabilidade e, em última instância, a proposição do offshore insourcing como diferencial competitivo para o desenvolvimento de software.

O que é Sourcing?

O termo sourcing pode ser entendido como uma ação, ou um conjunto de ações, cujo objetivo está envolvido nas competências de aquisição, avaliação e execução de processos que podem fornecer bens e serviços.

Os critérios para o sucesso do sourcing variam de organização para organização e, em alguns casos, as percepções variam dentro de uma mesma organização. Entretanto, segundo Lacity et al (1996), esses critérios geralmente são:

· Os lucros alcançados conforme previsto, ou maior;

· Os níveis de serviço são mantidos e melhorados;

· O gerenciamento de usuários foi satisfeito;

· Há poucas disputas entre cliente e fornecedor;

· O fornecedor é responsável e atencioso;

· Os objetivos e as saídas são compatíveis; e

· O contrato pode ser renovado.

De acordo com suas características de atuação no mercado, o sourcing pode apresentar categorias distintas, como por exemplo o insourcing, outsourcing e o offshore sourcing.

Offshore Sourcing

O modelo offshore consiste na decisão estratégica em reposicionar uma unidade de negócio de uma determinada organização para outro país, de modo que esta ação favoreça os seus interesses e lhe proporcione vantagem competitiva.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo