De que se trata o artigo:

Este artigo tem como objetivo fornecer maiores detalhes sobre a utilização da ferramenta Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c na administração de bases de dados Oracle bem como suas principais funcionalidades que auxiliam administradores de bancos de dados no dia-a-dia.

Em que situação o tema útil:

Com a utilização desta ferramenta, os DBAs conseguem centralizar o gerenciamento e monitoração de todo o parque de banco de dados da organização além de automatizar tarefas de administração através de uma única console, reduzindo tempo em diagnósticos e disponibilização de relatórios.

Resumo DevMan:

No que diz respeito à administração de banco de dados, a Oracle está cada vez mais entusiasmada em convencer os administradores de bancos de dados a utilizarem sua própria ferramenta de gerenciamento e monitoração. O Enterprise Manager Cloud Control 12c é o substituto da versão 11g, denominada Grid Control. Com uma cara nova, mais interativa e de fácil utilização, ela abrange todas as funcionalidades que ferramentas de terceiros oferecem com relação ao banco de dados Oracle, automatizando processos e rotinas de administração e fornecendo uma gama de recursos voltados à administração de banco de dados que auxiliam em trabalhos de análises de desempenho, tuning de bases, provisionamento de bancos dentre outros. Com o Enterprise Manager 12c, além das capacidades de gestão já existentes, as novas funcionalidades apresentam melhorias de interatividade nas sessões Top Activity e SQL Monitoring, um novo visualizador de AWR e a mais nova página do Emergency ADDM.

O Oracle Enterprise Manager Cloud Control 12c é uma das ferramentas mais novas da Oracle e sucessora do Oracle Enterprise Manager Grid Control 11g. Trazendo o conceito de gerenciamento em nuvem (daí o nome Cloud Control), esta ferramenta está mais poderosa no que diz respeito a gerenciamento centralizado e monitoração de Data Center. O Cloud Control 12c, seguindo os conceitos e funcionalidades das versões anteriores (10g e 11g), disponibiliza uma interface muito mais amigável e avançada para administração dos recursos de TI de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Com base nisso, neste artigo procuro abordar algumas das principais funcionalidades no que diz respeito a gerenciamento e monitoração de banco de dados, quais as vantagens em se utilizar esta ferramenta e toda a gama de benefícios no ganho de tempo para obtenção de informações, resoluções de problemas e automatização de atividades de DBA.

Em termos técnicos, o conceito de computação em nuvem (Cloud Computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. Sendo assim, Cloud Computing é o que geralmente definimos como “um estilo de computação que provê serviços tecnológicos a inúmeros clientes utilizando-se internet”. Com o passar dos anos, esse “estilo” tem crescido dentro das empresas e mudado toda a modelagem dos Data Centers das organizações.

Neste contexto, o Enterprise Manager Cloud Control apresenta novos desafios de gestão. O principal benefício na utilização dessa ferramenta é a redução de custos através da padronização de administração, monitoração e gerenciamento para a eficiência operacional.

Com o lançamento do Cloud Control 12c, a Oracle disponibiliza uma solução completa de “Lifecycle Management”, que definimos como uma centralização de todo o ciclo de vida da organização. É a primeira solução completa de gerenciamento da indústria, baseada em políticas de gestão de recursos, planejamento integrado e visibilidade completa do ambiente físico e virtual de aplicações.

Por meio do 12c a Oracle aumenta ainda mais o novo conceito de DBA, onde denominamos “DBA pensante”, ou seja, focado na administração da arquitetura do parque de banco de dados da empresa, analisando processos e viabilizando novas tecnologias, não mais sendo necessárias tarefas rotineiras e maçantes dos primórdios dessa profissão, que demandavam bastante tempo para levantamentos, diagnósticos e medidas corretivas.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo