Oracle Free!

Oracle Database 10g Express Edition gratuito para download, distribuição, desenvolvimento e uso comercial

Ricardo Ribeiro Gayer

 

Há aproximadamente 10 anos trabalhei no desenvolvimento de um sistema (pacote) departamental cliente servidor construído sobre a plataforma Oracle. O sistema desenvolvido oferecia para sua época um grande avanço em funcionalidades e recursos. Mas, no momento de fechar as vendas, o valor das licenças de banco de dados Oracle fazia o cliente pensar duas vezes...

Agora com o lançamento do Oracle XE, muitos desenvolvedores podem adaptar e construir softwares para atingir pequenas e médias empresas, mercado conhecido com SMB (Small and Medium Business), sem se preocupar com o investimento em licenças de banco de dados.

O open source já resolveu parte deste problema. Mas existem muitos sistemas escritos para banco de dados Oracle que agora podem atender uma grande fatia do mercado sem precisar ser reescrito, preservando o investimento de desenvolvimento e capacitação de pessoal.

O que é o Oracle XE?

O Oracle 10g Express Edition é uma nova versão da linha de banco de dados Oracle 10g. Totalmente gratuita para desenvolvimento, distribuição e uso comercial. Ele é um banco de dados mais leve e foi desenvolvido utilizando o código base do poderoso Oracle Database Server 10g Release 2. Outras características de destaque são:

·         Ele está disponível para Windows e Linux, ambos na plataforma de 32 bits.

·         Todos os componentes de conectividade (ODBC, JDBC, Data Provider for .Net e OLE DB, PHP e Call Interface C e C++) fazem parte do Oracle XE.

·         A poderosa linguagem PL/SQL foi mantida com total compatibilidade com a versão comercial.

·         A administração pode ser realizada utilizando o Oracle HTMLDB, ferramenta de administração e desenvolvimento Web.

·         O Oracle XE é limitado em tamanho máximo da base de dados (4GB incluindo a tablespace SYSTEM), utiliza apenas 1 CPU, mesmo que o servidor tenha mais de um processador e a memória máxima alocada é de 1 GB.

 

Para fazer o download do Oracle XE, o leitor precisar fazer uma inscrição gratuita no “Oracle Technology Network” (portal da Oracle destinado a comunidade de desenvolvedores e DBAs) cujo endereço é: http://www.oracle.com/technology/products/database/xe (ler Nota 1).

 

Nota 1. Documentação do Oracle XE

A documentação do Oracle XE possui a mesma qualidade dos produtos comerciais da Oracle e pode ser encontrada no formato HTML e pdf no site http://www.oracle.com/pls/xe102/homepage.

Os principais manuais disponíveis são:

·      Install 10g Release 2 for Microsoft Windows;

·      Install 10g Release 2  for Linux;

·      HTML DB User’s Guide;

·      HTML DB 2 Day Plus Developer Guide;

·      Getting Started Guide;

·      2 Day Plus PHP Developer Guide;

·      2 Day Plus Java Developer Guide;

·      2 Day Plus .NET Developer Guide;

·      2 Day Developer Guide;

·      2 Day DBA.

Instalação do Oracle XE no Windows

A instalação do Oracle XE é muito rápida e simples. O hardware deverá possuir no mínimo 256MB de RAM e processador Intel compatível. Sistema operacional deverá ser o Windows 2000, 2003 ou XP.

Após o download do OracleXE.exe, execute-o para iniciar a instalação (Figura 1).

 

18-07pic01.JPG 

Figura 1. Execução do OracleXE.exe.

 

O instalador é executado automaticamente após o arquivo OracleXE.exe ser descompactado. Clique Next para continuar a instalação (Figura 2).

 

18-07pic02.JPG 

Figura 2. Tela de bem-vindo do instalador para Windows.

Leia os termos do contrato de licença e observe que a versão utiliza neste artigo ainda é a beta 2. A versão beta não está liberada para distribuição e uso comercial. Concordando com o termo de licença, escolha “Aceito os termos do contrato de licença” e depois clique em “Avançar” (Figura 3).

 

18-07pic03.JPG 

Figura 3. Contrato de licença.

 

Escolha a pasta para instalação do Oracle XE (c:\oraclexe no exemplo) e clique avançar (Figura 4).

 

18-07pic04.JPG 

Figura 4. Escolha a pasta para instalação.

Feito isto, especifique a senha para os usuários administrativos do banco de dados SYS e SYSTEM (Figura 5).

 

18-07pic05.JPG 

Figura 5. Especificação da senha administrativa do bando de dados.

Neste ponto, a tela de resumo dos parâmetros de instalação será mostrada. Clique em install para executar a instalação (Figura 6).

 

18-07pic06.JPG
Figura 6
Resumo das configurações selecionadas.

 

Aguarde a cópia dos arquivos binários e banco de dados. No final da instalação, os serviços serão iniciados automaticamente e o leitor poderá acessar a homepage de administração do Oracle XE, marcando a opção “Launch the Oracle Database 10g Express Edition homepage” (Figura 7).

 

18-07pic07.JPG 

Figura 7. Instalação concluída.

 

Os serviços apresentados na Figura 8 são instalados e inicializados automaticamente após a instalação.

 

18-07pic08.JPG 

Figura 8. Serviços do Oracle XE.

 

Com os serviços inicializados, aponte o navegador para o endereço http://localhost:porta/htmldb. Será apresentada a tela de login do Oracle HTMLDB. Nela o leitor poderá efetuar o login com o usuário administrativo SYSTEM (Figura 9). A senha do SYSTEM foi informada durante a instalação (Figura 5).

 

18-07pic09.JPG 

Figura 9. Tela de login do Oracle HTMLDB.

 

18-07pic10.JPG 

Figura 10. Oracle HTMLDB

 

Bug na versão beta

A versão Beta possui um bug para o usuário SYSTEM. O grant de select em algumas views não foi concedido durante a instalação, gerando o erro ORA-000942 – Table or view does not exist (Figura 11).

 

18-07pic11.JPG 

Figura 11. Erro ORA-000942

Para corrigir o problema, siga os passos abaixo:

Acesso o Oracle HTMLDB com o usuário SYS (mesma senha do usuário SYSTEM) e conceda o direito de SELECT na view DBA_USERS (Figura 12) ou select para todas as views do dicionário de dados.


 

18-07pic12.JPG 

Figura 12. Concessão de direito de select para uma view do dicionário de dados.

 

Após a correção do problema, o usuário SYSTEM poderá acessar a view (DBA_USERS no exemplo – Figura 13).

 

18-07pic13.JPG 

Figura 13. Oracle HTMLDB em ação!

Conclusões

O Oracle XE irá gerar novos negócios preservando investimentos já realizados e irá fazer alguns CIOS repensarem seus planejamentos estratégicos.