O artigo trata do
desenvolvimento de aplicações modulares desktop com OSGi utilizando o framework
Spring Dynamic Modules e a plataforma OSGi Equinox.
Para que serve:
O Spring DM
simplifica o desenvolvimento de aplicações modulares, facilitando a publicação
e o consumo de serviços através da utilização de poucas linhas de XML.
Em que situação o tema é útil:
O Spring DM é
bastante útil para o desenvolvimento de aplicações modulares com OSGi, tanto
por facilitar o desenvolvimento quanto por possibilitar utilizar todos os
recursos do Spring Framework nos bundles OSGi.
OSGi com
Spring Dynamic Modules – Parte 1:
Neste artigo é
discutido o desenvolvimento de aplicações modulares com OSGi utilizando o
framework Spring Dynamic Modules. Esse framework facilita o desenvolvimento dos
módulos na medida em que simplifica a publicação e o consumo de serviços pelos
bundles. Com o Spring DM, essas atividades são feitas de forma declarativa
através do arquivo de configuração XML do Spring Framework, de forma que a aplicação
não fica dependente da API do OSGi.
O OSGi é uma tecnologia para criação de softwares modulares
em Java que possibilita a criação de módulos coesos e que disponibiliza uma
forma desses módulos se comunicarem. Os módulos, em OSGi, são chamados de
bundles e são, basicamente, arquivos JAR com algumas informações adicionais em
seu MANIFEST.MF, como um nome, sua
versão, os pacotes que ele importa de outros bundles ou que ele exporta para
outros bundles, dentre outras. Todos esses bundles ficam em um contêiner OSGi,
no qual permanecem durante todo o seu ciclo de vida. Existem diversas
implementações de contêineres no mercado, sendo as mais famosas o Equinox, da
fundação Eclipse, e o Felix, da Apache.
Com o OSGi, é possível instalar, atualizar e desinstalar os
módulos de uma aplicação sem precisar pará-la. Isso torna possível, por
exemplo, atualizar parte de um sistema web rodando em um servidor, seja para
incluir novos recursos ou corrigir bugs, sem afetar nenhuma das outras partes e
sem precisar parar o servidor. Além disso, sistemas desktop podem baixar suas
atualizações e instalá-las sem precisar interromper o usuário.
Adicionalmente, o OSGi possui um modelo de programação no
qual um bundle pode publicar serviços que podem ser consumidos por outros
bundles. Toda a comunicação entre eles se dá através desses serviços, de modo
que o acoplamento entre os módulos é o mais baixo possível. Quando estamos
programando com OSGi, o nosso trabalho é, basicamente, criar os módulos,
definir os seus serviços, publicar esses serviços e consumir os serviços de
outros módulos. Tudo isso é feito com o auxílio da API do OSGi e de algumas
classes especiais que controlam o ciclo de vida dos bundles.
Para simplificar o desenvolvimento de softwares com OSGi, a
SpringSource criou o framework Spring Dynamic Modules, também conhecido como
Spring DM, que funciona dentro do contêiner OSGi facilitando o registro e
consumo de serviços, além de prover aos bundles um mecanismo de injeção de
dependências e todos os demais recursos que o Spring Framework possui.
Este artigo é o primeiro de um conjunto de dois artigos que tem
como objetivo apresentar o Spring Dynamic Modules e mostrar como ele facilita o
desenvolvimento de software com OSGi, tanto em aplicações desktop quanto em
aplicações web. Para isto, assumimos que o leitor já possui um conhecimento
mínimo da tecnologia OSGi. Se não for o caso, recomendamos a leitura do livro OSGi in Practice, que está licenciado
sob a Creative Commons e cujo endereço para download pode ser encontrado na
seção Links ao final do artigo. Um
certo conhecimento do mecanismo de injeção de dependências do Spring também é
desejável.
Spring Dynamic Modules
O Spring Dynamic Modules é um projeto da SpringSource que
tem como objetivo simplificar o desenvolvimento de softwares modulares com
OSGi. Ele permite que serviços OSGi sejam publicados e consumidos utilizando
algumas simples linhas de XML, o que torna um bundle OSGi totalmente
independente da API do OSGi. Isso significa que não haverá mais a necessidade
de se criar classes que implementam a interface BundleActivator,
não será mais necessário utilizar o BundleContext, os ServiceTrackers
e as ServiceReferences
para trabalhar com serviços, e que os ServiceTrackerCustomizers
também não serão mais necessários para observar eventos relacionados a
publicação de serviços. Além disso, com o Spring Dynamic Modules, é possível
utilizar todos os recursos do Spring Framework em um bundle OSGi.
Para utilizar o
Spring Dynamic Modules é interessante que se tenha algum conhecimento do
mecanismo de injeção de dependências do Spring. Assim, o leitor deve estar
familiarizado com os arquivos applicationContext.xml
que servem para definir os beans gerenciados pelo Spring e suas dependências.
No Spring Dynamic Modules, o arquivo XML de configuração do Spring está
localizado dentro do diretório META-INF/spring,
podendo ter qualquer nome.
Para publicar um serviço, utilizaremos a tag <osgi:service/>, especificando
qual o bean do Spring implementa esse serviço e qual a interface do serviço. Feito
isso, o Spring DM criará uma instância do bean do Spring e o publicará no
registro de serviços OSGi sob a interface informada na tag.
Para consumir um serviço, utilizamos a tag <osgi:reference/>, na qual setamos um id para a referência
ao serviço e a interface do mesmo que se deseja utilizar. Após isso,
podemos injetar o serviço em qualquer bean do Spring como se ele fosse um outro
bean qualquer. Para realizar essa injeção, pode-se utilizar tanto a
configuração com XML, através das tags <property/> ou
<constructor-arg/>
do Spring, quanto com anotações, utilizando @Resource,
por exemplo.
Quando utilizamos essas tags, o Spring DM automaticamente
cria proxies para os serviços OSGi de forma que esses serviços possam ser
publicados ou buscados em tempo de execução. Se um serviço desaparece, o proxy
para o serviço irá esperar que ele reapareça para poder utilizá-lo. Quando um
bundle é iniciado, o Spring DM cria o application context especificado pelos
arquivos XML de configuração, cria proxies para os serviços e publica esses
serviços no registro de serviços OSGi. Quando um bundle é parado, o Spring DM
cancela quaisquer serviços publicados por esse bundle e fecha o seu application
context. Dessa forma, é possível trabalhar com OSGi praticamente de forma
transparente, sem conhecer os detalhes de como ele funciona internamente.
A seguir, mostraremos como criar aplicações OSGi utilizando
o Spring Dynamic Modules. Neste primeiro artigo serão criadas apenas aplicações
desktop, enquanto que no segundo artigo apresentaremos a implementação de
aplicações web, de forma que será possível ver o potencial do Spring Dynamic
Modules em diversas situações de criação de aplicações modulares.
Desenvolvendo aplicações modulares OSGi e
Spring DM
Veremos agora como
criar aplicações modulares com OSGI e Spring Dynamic Modules. Inicialmente, apresentaremos
como configurar o ambiente de desenvolvimento para trabalhar com OSGi e, em
seguida, vamos implementar dois exemplos: primeiro, um “Hello, World!”, para
mostrar como configurar o Spring DM e, em seguida, um exemplo mais completo,
que utiliza diversos recursos do OSGi e do Spring DM.
Oferta válida para todos os planos durante o mês de dezembro
+3 MESES
Grátis
Veja os resultado dos nossos alunos
Conquistas reais de quem está aplicando o método
<Perguntas frequentes>
Carreira
Por onde devo iniciar os estudos?
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Compartilhe esse conteúdo com um amigo!
Faça login para ganhar recompensas.
Ou
Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.