Finalmente está disponível para o Windows Vista o novo PalmDesktop compatível, isto é, quase totalmente compatível, isto por que os modelos suportados são somente aqueles considerados "mais recentes" da companhia, o Z22, Treos 7XX e 680, TX, TE2, Centro e só. Quem quiser fazer o download do produto, basta clicar aqui.

Ficaram de fora aparelhos importantes da linha, como um dos últimos lançamentos da própria Palm, o LifeDrive (isto que é ser descontinuado, heim?), Treos 650, ainda muito populares no Brasil e aparelhos mais velhos como o também popular TE. Lamentável. A estes, ou eles mudam de Palm, ou mudam o sistema operacional. Assim, zero ou um.

Mas chutar cachorro morto é muito fácil, não é mesmo? Embora a Palm siga os passos da Handspring, que primeiro largou a linha de Palm''s para assumir os Smartphones e por fim, faliu - e o último Palm lançado pela Palm foi em 2004! - , a linha Windows Mobile, a coqueluche do momento, não pode se declarar assim, satisfeita e pomposa neste momento de transição de sistemas operacionais e pacotes office, não é mesmo? Explico:

Eu comprei um Smartphone Samsung SGHi 321n, com Windows Mobile 5. Tenho um Sony Vaio FS760/W que não suporta o Windows Vista e rodo nele o Windows XP Home em inglês, original do aparelho, junto com o Office 2007, único pacote office da Microsoft disponível nas melhores livrarias e papelarias do mercado. Pois bem. Usando o Active Sync 4.3 era impossível sincronizar e-mails entre meu Smartphone e o Office 2007. Busca, busca, busca e nenhum pluggin corrige este problema, então opto pelo download do Active Sync 4.5.

Neste novo Active Sync os resultados foram ainda piores, nada além de acessar o PDA como disco externo foi possível, depois de sucessivas instalações e remoções, desisti. Só por experimentarismo, coloco um Office 2003 genérico na máquina e rodo o Active Sync 4.3. Perfeito. De primeira. Só voltando ao novo PalmDesktop da ACCESS, apesar de ser limitado o número de modelos suportados, vale dizer que o PIM sincroniza com o Office2007, em qualquer sistema operacional que ele esteja. Ah sim, ele é compatível com o Window XP também, claro.

Por último, o universo Windows Mobile ainda vem com mais um revés, os novos PDA''s da HP, por exemplo, não trazem mais o Outlook no CD de softwares de suporte, apenas um trial de 90 dias do mesmo. E o Windows Mobile, vale dizer, não tem PIM para nenhum outro sistema que não o Outlook! Se a Palm acordasse para isso, poderia pensar em fazer dinheiro vendendo o PalmDesktop novo para usuários do Windows Mobile...
 
Hoje, na plataforma windows, assim como com qualquer outro produto Microsoft, ou você tem tudo de última linha, ou tem tudo de uma linha mais antiga. Para o Windows Mobile 5 no XP, você DEVE usar o Office 2003, se quer resultados perfeitos como esperado. Acredito até que o Active Sync 4.5, ligeiramente mais bonito e parecido com o Mobile Center do Windows Vista também teria resultados a contento. Da mesma forma, um Windows Mobile 6 no Windows Vista e Office 2007 também deve funcionar com perfeição. Ótimo, mas fora dos cenários perfeitos, a realidade para a linha WM é tão esburacada e cheia de falhas como é a vida para a Palm. Ao menos o lado branco da força ainda se esforça, com os prejuízos que teve, com a falta de sistema operacional que vive, a dar suporte a toda sua linha possível, em qualquer sistema operacional possível. Será que podemos dizer o mesmo da linha WM?