Por que eu devo ler este artigo:Este artigo apresenta o Pentaho BI, uma ferramenta open source que gerencia e manipula dados. No decorrer do artigo, o leitor poderá entender os principais conceitos e recursos que compõe esta ferramenta. O Pentaho é uma aplicação robusta que apoia as necessidades das empresas de pequeno e médio porte, auxiliando a agregar valor aos negócios de forma concisa e inteligente, através de manipulação de dados com data warehouse e mineração de dados, sem a necessidade de um vasto conhecimento em programação e codificação.

Empresas de pequeno e médio porte estão sempre revendo os sistemas de gestão e traçando planejamentos estratégicos alinhados as necessidades de negócio. Cada vez mais se faz necessário o acesso rápido e fácil à informação que integre diversas fontes de dados e que estejam organizadas de forma que tragam subsídios e embasamento aos níveis de direção e de gerência. Sendo assim, instituições que possuem ferramentas open source que conseguem realizar este trabalho possuem um grande diferencial.

Pentaho é uma plataforma open source para criação de soluções para as necessidades de Inteligência de Negócios (Business Intelligence). A ferramenta foi desenvolvida em Java no ano de 2004, pela empresa Pentaho Corporation nos Estados Unidos. Em seguida, no ano de 2008, foi considerado um dos melhores softwares para inteligência empresarial, de acordo com a revista InfoWorld. Pentaho suporta ETLs (Extraction, Transformation and Load), relatórios, workflow, OLAP e mineração de dados com Data-mining e Big Data.

Por ser uma plataforma de código aberto e ter uma arquitetura poderosa, que foi desenvolvida por APIs para promover o crescimento das soluções, desenvolvedores podem montar rapidamente soluções personalizadas de BI. Dessa forma, é possível aumentar o valor e a capacidade das soluções das empresas, criando propostas superiores às tradicionais do mercado a um custo significativamente baixo.

A corporação auxilia a comunidade de desenvolvedores a integrar as estruturas de soluções criadas de forma organizada, tornando um software conciso e coeso, e também melhorando estas soluções na tentativa de criar um software cada vez mais completo e robusto.

Um bom motivo para utilizar o Pentaho é que as empresas estão cansadas de pagar valores abusivos pela utilização de softwares de BI. Softwares comerciais, em geral, têm poucos investimentos para novas pesquisas e desenvolvimento, enquanto o Pentaho está sendo atualizado constantemente pela comunidade de desenvolvedores.

O Pentaho ainda oferece inúmeras vantagens sobre os softwares proprietários, pois não se baseia em uma versão de código aberto das ferramentas mais famosas disponíveis no mercado. É uma arquitetura desenvolvida do zero, facilmente integrável com qualquer processo de negócio, pois utiliza padrões populares como o BPEL.

Sua arquitetura e tecnologia foram criadas para que os esforços de desenvolvimento estejam focados na melhoria de funcionalidades, ao invés de migração de softwares legado, mudando de versão em versão.

O processo de efetuar migrações torna os sistemas sucessíveis a muitos erros, por tratar e adequar um grande volume de dados a novos padrões criados para o novo software, e iss ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo