Este artigo aborda alguns conceitos que deveriam (e outros que nunca deveriam) ser seguidos ou mesmo melhor estudados para garantir um bom desempenho do banco de dados e da aplicação como um todo.
Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo: Artigo no estilo Mentoring
Piores
Práticas em Bancos de Dados No decorrer de uma carreira, todo
profissional de banco de dados irá se deparar com diversos outros
profissionais, tanto de banco de dados quanto programadores e desenvolvedores.
E, da mesma forma que existem diversos profissionais das mais variadas áreas,
há também diversos níveis de profissionais em cada uma dessas áreas.
Este artigo aborda alguns
conceitos que deveriam (e outros que nunca deveriam) ser seguidos ou mesmo
melhor estudados para garantir um bom desempenho do banco de dados e da
aplicação como um todo. Assim, este artigo trata de uma seção de mentoring, onde são apresentadas situações
hipotéticas, porém comuns, em que as boas práticas não são utilizadas e então o
profissional de bando de dados é orientado a como proceder para que o sistema
obtenha eficiência e eficácia.
Em
que situação o tema é útil Durante a modelagem de dados muitas
decisões são tomadas para, aparentemente, poupar esforços de digitação ou
economizar algum espaço de armazenamento ou até mesmo utilizar uma nova
funcionalidade do Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, porém estas
mesmas decisões podem gerar um impacto extremamente negativo e ocasionar
retrabalhos ou mesmo esforços extra para contornar o problema causado pela
“economia” mal analisada. Para evitar este tipo de problema é que o assunto
discutido neste artigo se mostra bastante útil.
Durante uma carreira na área de TI o profissional terá visto e/ou participado de projetos de muitas aplicações que utilizam diferentes linguagens, diferentes paradigmas
e sistemas de armazenamento diferentes.
Para aqueles profissionais que já estão na batalha há um certo tempo,
alguns dos sistemas de armazenamento foram
arquivos simples (os famosos flat files), arquivos indexados,
bancos de dados hierárquicos, bancos de dados de rede e bancos de dados relacionais. Principalmente a partir do final da década de 80,
a grande maioria do trabalho passou a ser com bancos
de dados relacionais, que são acessados utilizando a linguagem SQL.
SQL
(Structured Query Language – Linguagem Estruturada de Consulta) é uma
linguagem de programação de propósito especial
projetado para gerenciar dados
armazenados em um sistema de
gerenciamento de banco de dados relacional.
Originalmente
baseado em álgebra relacional e cálculo
relacional de tupla, SQL consiste em uma linguagem de definição de
dados e uma linguagem de manipulação
de dados. O escopo do SQL inclui inserção de
dados, consulta, atualização e
exclusão, criação e modificação
do esquema, e controle de acesso de dados. Embora o SQL seja
frequentemente descrito como, e em
grande parte é uma linguagem declarativa
(4GL – ver BOX
1), ela também inclui elementos procedurais.
SQL foi uma das primeiras linguagens comerciais para o modelo relacional de Edgar F. Codd, conforme descrito em seu influente
artigo de 1970 “Um
Modelo de Dados Relacional para
Grandes Bancos de
Dados Compartilhados” (“A Relational Model of Data for Large Shared Data Banks”). Apesar de não totalmente aderente ao modelo relacional, como
descrito por Codd, tornou-se a linguagem
de banco de dados mais utilizada.
SQL se tornou um padrão
do Instituto Nacional Americano de
Padrões (ANSI - American
National Standards Institute) em 1986, e da Organização Internacional de Padrões (ISO - International Organization for Standards)
em 1987. Desde então, o padrão foi aprimorado várias vezes com recursos adicionais. Mas o código não é
totalmente portável entre os diferentes
sistemas de banco de dados. Os
diferentes fabricantes não seguem
perfeitamente o padrão, eles adicionam extensões, e o padrão é por vezes
ambíguo.
SQL foi inicialmente desenvolvido pela IBM por Donald D. Chamberlin
e Raymond F.
Boyce no início de 1970. Esta versão, chamada inicialmente SEQUEL (Structured English Query Language – Linguagem Estruturada de
Consulta em Inglês), foi projetada para manipular e
recuperar dados armazenados no sistema
da IBM quase-relacional
de gerenciamento de dados System R,
que um grupo do
laboratório de pesquisa da IBM em San Jose havia desenvolvido durante a década de 1970. A sigla SEQUEL
foi posteriormente alterada para SQL
porque “SEQUEL” é uma marca comercial da empresa de aeronaves Hawker Siddeley
sediada no Reino Unido.
No
final de 1970, a
empresa Relational Software (hoje Oracle Corporation) viu o potencial dos conceitos descritos por Codd, Chamberlin
e Boyce e
desenvolveu seu próprio RDBMS
baseado em SQL com aspirações de vendê-lo para a Marinha
dos EUA, Agência Central de Inteligência e outras agências do governo dos EUA. Em junho de 1979,
a Relational Software lançou a primeira aplicação disponível no mercado de SQL, Oracle V2 (Versão 2) para
computadores VAX.
Depois de testar o SQL em
ambientes de teste do cliente para
determinar a utilidade e
praticidade do sistema, a IBM começou
a desenvolver produtos comerciais baseados em seu protótipo System R incluindo System/38,
SQL/DS e DB2,
que estavam disponíveis comercialmente
em 1979, 1981 e 1983, respectivamente.
Embora a SQL esteja em constante evolução,
com novos recursos e novas formas de
fazer as coisas, há alguns conceitos
que têm resistido ao teste do tempo e tentativas de suplantá-los com ideias novas e “bacanas”, que muitas
vezes têm consequências inesperadas.
Existem alguns profissionais que apenas projetam
sistemas, mas nunca os implementam, pois esta tarefa é passada para outra
equipe. Infelizmente, às vezes, estes profissionais projetam
coisas que realmente
não podem ser implementadas sem um
esforço imenso. É muito importante que haja uma certa
experiência com implementações, pois desta forma o profissional consegue
avaliar as consequências de cada decisão durante o
projeto.
Recomendamos começar pelo Plano de Estudo Carreira Programador Front-End. Essa área da programação é mais visual e intuitiva, tornando-a ideal para iniciantes. No Front-End, você aprenderá a criar a parte visual dos sites, como layout, cores e interatividade. Depois de dominar o Front-End, você pode avançar para Programador Back-End, onde aprenderá a lidar com a lógica e o funcionamento interno dos sites, e, finalmente, para Programador Mobile, focando no desenvolvimento de aplicativos para smartphones. Nossa metodologia é estruturada de forma progressiva para garantir que você desenvolva confiança e experiência ao criar projetos reais, como sites estáticos e dinâmicos.
Em quanto tempo vou me tornar um programador?
O tempo necessário para se tornar um programador varia de acordo com a dedicação de cada estudante. Com nossa metodologia, que inclui um Plano de Estudo detalhado e suporte contínuo, você pode se tornar um programador de 6 meses a um ano, dependendo do seu ritmo e esforço. Nossa abordagem prática e orientada a projetos ajudará a acelerar seu aprendizado.
Eu preciso de um diploma de faculdade para começar a atuar como programador?
Não. Ser programador é uma excelente oportunidade para quem não possui diploma de faculdade. Muitas empresas contratam baseadas nas habilidades técnicas e experiência prática, não necessariamente em diplomas. Após conquistar uma vaga, você pode optar por complementar sua formação com um diploma.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
A necessidade de programadores cresceu exponencialmente, especialmente após a pandemia de Covid-19, que forçou muitas empresas a se adaptarem ao digital. Com o crescimento das empresas de tecnologia, a demanda por programadores aumentou. Atualmente, há mais de 200 mil vagas abertas no Brasil devido à falta de profissionais qualificados.
Metodologia
Quais são os principais diferenciais da DevMedia?
Didática e Metodologia
Com mais de 20 anos de experiência, nossa metodologia foca em menos aulas e mais prática. Desenvolvemos dezenas de projetos e exercícios para ajudar você a se tornar um programador completo. Nossos projetos são desafiadores e autênticos, não apenas exercícios repetitivos.
Projetos reais e exercícios
Você desenvolverá diversos projetos práticos em cada carreira (Front-End, Back-End e Mobile), recebendo mentoria e suporte contínuo. A prática é essencial, e oferecemos milhares de exercícios para ajudar você a fixar o conteúdo e melhorar sua posição no ranking.
Suporte ao aluno
Nossa plataforma oferece suporte dedicado com professores experientes, respondendo suas dúvidas em menos de uma hora. Isso garante que você receba a ajuda necessária durante toda a sua jornada de aprendizado.
Gamificação
A DevMedia utiliza gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e motivador. Você acumula pontos e moedas por acertos, que podem ser trocados por produtos e customizações no seu card pessoal. Além disso, o sistema de ranking mensal incentiva a competição amigável e a melhoria contínua.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Ao estudar conosco, você se tornará um programador Full Stack, dominando Front-End, Back-End e Mobile. Utilizamos a linguagem JavaScript, a mais utilizada no mercado, preparando você para criar sistemas webs e aplicativos celulares. Nossa abordagem prática inclui exercícios para fixar o conhecimento e desenvolvimento de projetos reais que te preparam, para o mercado de trabalho.
Quais as vantagens de aprender programação através da linguagem JavaScript?
Ela é Multiplataforma, ela vai te permitir programar para web e para celulares utilizando praticamente a mesma sintaxe.
Elá é Full Stack. Ela te permite criar aplicações Front-end, Back-end e Mobile. Isso acelera muito sua carreira e aumenta suas possibilidades de pegar trabalhos autônomos e conquistar uma vaga no mercado.
Ela é fácil de aprender. Como ela não exige conhecimento inicial em “Orientação a Objetos” ela se torna mais simples com uma curva de aprendizado suave e vai te permitir começar a programar mais rápido do que outras linguagens
A plataforma oferece certificados?
Sim, oferecemos dois tipos de certificados: o certificado de conclusão, que você adquire ao consumir o conteúdo, e o certificado de autoridade, que você obtém ao acertar exercícios. Ambos possuem carga horária, que pode ser utilizada para fins acadêmicos, como atividades complementares na faculdade, e também para comprovações em processos seletivos ou no seu currículo.
A plataforma tem suporte ao aluno, como funciona?
Sim, temos uma equipe de programadores pronta para ajudar com todas as suas dúvidas! Durante o horário comercial, o tempo médio de resposta é de até 10 minutos. E não se preocupe, também oferecemos suporte à noite e nos finais de semana, com um prazo de resposta um pouco maior.
A DevMedia me forma como programador Full Stack?
Sim! Oferecemos uma formação completa, do zero até Full Stack. Nosso foco é na prática, então você vai encontrar muitos exercícios e projetos reais ao longo do curso. Garantimos que você sairá com a autonomia necessária para desenvolver seus próprios projetos com confiança!
Tem horário para as aulas?
Não, não temos horários fixos para as aulas. Todo o nosso conteúdo está disponível para você acessar a qualquer momento, permitindo que você estude conforme sua própria disponibilidade e ritmo. Dessa forma, você pode integrar o aprendizado à sua rotina de maneira mais flexível e eficaz.
Por que a DevMedia não usa videoaulas em sua didática?
Nosso foco principal é formar programadores de verdade. Sabemos que o dia a dia de um programador envolve muita leitura, interpretação e escrita de código. Por isso, nosso conteúdo é desenvolvido para ambientar você nesse processo desde o início, proporcionando mais autonomia e acelerando seu aprendizado.
Na vídeo-aula é o professor que está lendo, interpretando e escrevndo o código para você, isso limita o seu progresso. Ao ler e interagir diretamente com o conteúdo, você exercita sua capacidade de leitura e concentração, além de poder avançar no seu próprio ritmo. Dessa forma, você se torna um programador mais independente e preparado para os desafios reais do mercado.
Preciso de um computador específico para estudar na DevMedia?
Não é necessário nada específico. Qualquer computador com processador atual e memória de 8 GB é suficiente.
Eu consigo estudar pelo celular?
Sim, a DevMedia possui um aplicativo que te permite seguir com seus estudos de qualquer lugar.
A DevMedia tem aplicativo?
Sim, nosso aplicativo está disponível na Play Store e na Apple Store, permitindo que você estude de forma prática e conveniente em qualquer lugar.
Preciso estar na faculdade para acompanhar os estudos na DevMedia?
Não, a faculdade não é necessária. Você não precisa de nenhum conhecimento prévio para iniciar os estudos na nossa plataforma.
Assinatura e Pagamentos
Quais são os planos de assinatura disponíveis?
Oferecemos o plano anual, o valor total é lançado no cartão de crédito, parcelado em 12 vezes, e você precisa dispor do valor total no limite do seu cartão. Você também pode optar por pagar no PIX
Adquirindo o plano, terei acesso a todo o conteúdo?
Sim, ao assinar nossa plataforma, você desbloqueia acesso total a todo o nosso conteúdo, sem precisar comprar nada separadamente.
A plataforma tem planos vitalícios?
Não, nossos planos são anuais, garantindo que você tenha acesso contínuo às atualizações mais recentes e aos novos conteúdos. A tecnologia evolui rapidamente, e um plano vitalício oferece um conteúdo estático que se tornará ultrapassado em pouco tempo. Com nossos planos anuais, você está sempre à frente, aprendendo as novidades e tendências mais atuais no mundo da programação.
A DevMedia tem fidelidade?
Sim, nosso plano tem uma fidelidade de 12 meses, o que garante o tempo ideal para você explorar nosso conteúdo e desenvolver a autonomia necessária para trabalhar com programação.
Como funciona o cancelamento?
Nós garantimos seu direito de cancelamento com reembolso total dentro dos primeiros 7 dias.
Para que você aproveite ao máximo seu investimento, oferecemos suporte personalizado para orientá-lo na utilização da plataforma. Também temos a opção de transferência de titularidade do plano, permitindo que outra pessoa aproveite o restante do seu período de assinatura.
Cadastro
Como excluir meus dados da plataforma?
Para excluir seus dados da plataforma, acesse o link : https://www.devmedia.com.br/fale-conosco/ e abra um protocolo de 'Exclusão de dados'. Nossa equipe processará a solicitação e removerá todas as informações do seu cadastro.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.