Software ágil, de fácil utilização e que atenda os requisitos necessários são o que os clientes esperam de softwares que solicitam para o controle e processamento de seus dados. Existem padrões de softwares para que estes atendam os requisitos e funcionalidades, para que assim se tenha uma boa qualidade no produto. Mas para este tipo de requisito é necessário conhecimento técnico, conhecimento da área e processos envolvidos bem como processos de engenharia de software para que, aplicando-as no desenvolvimento do software se tem este com muito mais qualidade, garantindo assim a satisfação do cliente.

Atualmente o foco do desenvolvimento de sistemas está no cliente, e não mais no conhecimento que os desenvolvedores acham que tinha a respeito. Aliado a este fato os clientes estão muito mais exigentes aos produtos de tecnologia bem como estão adquirindo conhecimento técnico para poder avaliar se o software é o que foi requisitado. Com isso se tem uma filtragem de profissionais e empresas de desenvolvimento, pois somente as que têm padrões de qualidade e bastante conhecimento técnico podem oferecer este tipo de produto e com garantias, sobrevivendo assim neste mercado.

Para uma empresa se consolidar no mercado de desenvolvimento de software é necessário que se tenham bons conhecimentos técnicos e processos de qualidade para o desenvolvimento de softwares. Para isso existem empresas e órgãos que regulamentam e emiti certificados de qualidade na produção, tais como o I S O (Organization for Standardization), o IEC (International Electrotechnical Comission) que qualificam o processo de desenvolvimento e desenvolvem procedimentos e normas técnicas para a criação de softwares, como, por exemplo, o CMMI criado pela Software Engineering Institute (SEI).

Mas possuir um certificado emitido por estes órgãos não é garantia de se ter um software de qualidade, mas ajuda bastante, pois como o foco do desenvolvimento é o cliente, devemos sempre nos atentar para atingir as expectativas do mesmo, tanto no comprimento dos requisitos solicitados como em uma fácil e remota manutenibilidade do sistema. Para isso é necessário sempre rever e efetuar testes junto ao cliente durante o processo de desenvolvimento do software.

Mas com tudo isso não se pode esquecer dos prazos estabelecidos e do orçamento previsto, pois a qualidade de software depende destes fatores também, que influenciam diretamente o desenvolvimento, suporte e manutenção de softwares.