Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 67. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

imagem

Questões de banco de dados do concurso da PRODEST

Veja as questões sobre banco de dados do concurso público para a Prodest

 

A empresa estatal PRODEST (Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo) abriu um concurso público em maio de 2006 para preencher cargos de estágio para a vaga de analista de informática com especialidade em sistemas de informação, infra-estrutura de tecnologia da informação e comunicação, analista organizacional e técnico em informática. Diversos postos de trabalho estavam disponíveis para estes cargos apenas no estado do Espírito Santo. Como requisito, os candidatos devem ter diploma de ensino superior completo fornecido por um curso de graduação na área de exatas ou o certificado indicando o término do ensino médio. A forma de contratação dos aprovados neste concurso segue o modelo do serviço público estadual com benefícios que incluem assistência médica, vale-alimentação e salário inicial variando entre R$ 1.357,99 a R$ 2.032,07, dependendo do cargo. Não é necessário comprovar experiência para nenhum dos cargos do concurso. Nota-se que o estágio requer uma jornada de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias.

De acordo com o edital, a prova para o cargo de sistemas de informação apresentou apenas questões objetivas com caráter eliminatório e classificatório. Do total de questões, 50 cobravam conhecimentos básicos (Português, Matemática e Inglês) e 70 questões cobravam conhecimentos específicos, incluindo lógica de programação, algoritmos, redes, sistemas operacionais, banco de dados, engenharia de software e outras áreas relacionadas à computação. Todas as questões deveriam ser respondidas apenas como C (certo) ou E (errado).

O tempo total para a realização da prova foi de três horas e trinta minutos. O edital indicou que os candidatos ao cargo de sistemas de informação devem possuir conhecimentos de redes, sistema operacional, programação, lógica, infra-estrutura e bancos de dados. No que diz respeito a banco de dados, os candidatos devem saber os principais conceitos da teoria relacional e também aspectos práticos, como a instalação, configuração e administração. A elaboração da prova ficou a cargo do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília.

Neste artigo será apresentada apenas a correção das questões com conteúdo de banco de dados da prova para a carreira de sistemas de informação. As questões são apresentadas, corrigidas e comentadas junto com o gabarito oficial.

 

Questões da prova sobre banco de dados

76) As formas normais são recomendações para o projeto de bancos de dados relacionais que visam aumentar a consistência dos dados. As tabelas que satisfazem formas normais mais elevadas têm maior probabilidade de armazenar dados redundantes. Uma tabela está na primeira forma normal (1NF) se cada interseção entre linha e coluna armazena uma coleção de elementos.

Gabarito: Errado

Comentário: Nesta questão o examinador coloca à prova os conhecimentos de normalização, um tópico comum em provas que cobram conhecimentos de banco de dados.

A primeira forma normal (1NF ou 1FN) prega que todos os atributos de uma tabela devem ser atômicos (indivisíveis), ou seja, não são permitidos atributos multivalorados, atributos compostos ou atributos multivalorados compostos. Porém, a questão 76 relaciona as formas normais à consistência dos dados. Esta consistência não é o principal objetivo das formais normais, pois elas evitam redundância no modelo de dados. Além disso, não é correto afirmar que as tabelas que satisfazem as formas normais mais elevadas possuem uma probabilidade maior de conter dados redundantes, pois é exatamente o oposto disso que as formas normais mais elevadas proporcionam, ou seja, quanto mais normalizado for o modelo menor será a probabilidade de redundância de dados. Devido a estas duas informações incorretas o candidato deve indicar errado para a questão 76.

 

77) Na operação de junção natural, se A1, A2, ..., An são atributos nas relações R e S, então uma tupla r de R e uma tupla s de S são combinadas se elas têm os mesmos valores em cada atributo A1, A2, ..., An. O resultado da operação é uma tupla com os atributos das relações R e S, que tem os valores de r nos atributos da relação R e os valores de s nos atributos da relação S.

Gabarito: Certo

Comentário: Esta questão é a mais difícil da prova, no que diz respeito ao conteúdo de banco de dados. Ela cobra do candidato o conhecimento da operação de junção encontrada na teoria formal de banco de dados. O enunciado da questão diz que existem duas relações R e S com os atributos A1, A2, ..., An  e que as tuplas r e s, das relações R e S, respectivamente, vão ter os mesmos valores dos atributos quando se faz uma junção natural de R e S. Esta afirmação está correta, pois é desta maneira que a junção natural funciona. Além disso, a questão vai adiante dizendo que o resultado da operação será uma tupla contendo os valores dos atributos de r e s, pois se utiliza uma junção natural. Todas as afirmações apresentadas no enunciado estão corretas, pois basicamente o enunciado define o que é uma junção natural. O candidato deve marcar esta questão como certo.

 

78)  Segundo o modelo de rede, um banco de dados é composto por registros conectados por links. Um registro é uma coleção de campos, cada campo com um valor. Um link é uma associação entre registros. O projeto de um banco de dados pode ser documentado com diagramas de estruturas de dados compostos por caixas que representam registros e linhas que representam links.

Gabarito: Certo

Comentário: Esta questão faz uma analogia entre um modelo de uma rede e de um modelo de um banco de dados. Em primeiro lugar a questão diz que um banco de dados é composto por registros conectados por links. Esta afirmação é correta, pois podemos pensar em um link como um relacionamento entre as tabelas do modelo de dados. Em seguida a questão define um registro como sendo uma coleção de campos com valores. Por fim, a questão indica que a documentação de banco de dados pode ser feita com diagramas que representem registros e linhas por meio de caixas e links. Este diagrama é conhecido como modelo entidade relacionamento (MER). Apesar de não utilizar os termos técnicos usuais (linha no lugar de registro, coluna no lugar de campo e relacionamento no lugar de link) esta questão apresenta informações corretas e deve ser classificada como certa.

 

79)  Alguns SGBDs orientados a objetos geram automaticamente os identificadores dos objetos que armazenam. Esses objetos tipicamente mantêm as suas identidades mesmo se os valores dos seus atributos forem modificados. Esse conceito de identidade difere do adotado para as tuplas nos bancos relacionais, em que as tuplas são diferenciadas pelos valores dos seus atributos.

Gabarito: Certo

Comentário: Esta questão cobra do candidato um tópico que nem sempre é cobrado em provas de concursos públicos com conteúdo de banco de dados: a utilização de banco de dados orientados a objetos. A questão indica que um banco de dados orientado a objetos armazena objetos com suas próprias identidades, em contraponto aos bancos de dados relacionais que trabalham com tuplas, que são diferenciadas pelos valores de seus atributos. Essa é uma das principais diferenças entre bancos de dados relacionais e orientados a objetos, o que torna a afirmação contida na questão 79 verdadeira.

 

A seguir, são apresentadas 8 tabelas (Tabela 1 a Tabela 8) de um banco de dados e três consultas SQL (Listagem 1 a Listagem 3).

 

codigo

nome

telefone

cidade

1

Brasilia

2222

1

2

Guararapes

3333

2

3

Galeão

4444

5

4

JFK

5555

6

5

NYC

6666

6

6

San Francisco

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo