Olá galera, nesta Quick Tips irei mostrar um recurso que muitos não conhecem no IBExpert, que é alterar a senha definida em um Banco de Dados Firebird, geralmente o usuário é o SYSDBA e a senha é masterkey,  veja como é simples executarmos este procedimento.

 

Abrindo o IBExpert acessando o Menu Tools / User Manager, veremos a seguinte janela. Esta tem a finalidade de administrar os usuários e senhas do seu Banco de Dados.



 

 

Podemos notar que existe um usuário já criado, o default SYSDBA, para mudarmos sua senha clique no botão Edit




 

Mude a senha e de OK, após esta configuração teremos a alteração da senha, nossos bancos de dados vão parar de funcionar, apresentando uma mensagem parecida com a seguinte:

 




Como resolvemos este problema ? Simples alteramos a configuração de senha do Banco de Dados da seguinte forma :

 




Em seguida iremos ver a seguinte janela, e nesta sim colocamos a nova senha do SYSDBA. Teste a conexão e clique em OK, pronto sua senha não é mais a Default masterkey.


 



Assim fica tranqüilo, quando formos implantar um sistema para nossos clientes. Eu particularmente já vi vários sistemas que utilizam Firebird ou Interbase, usando o IBExpert, tive acesso a todos os Bancos de Dados pois a senha foi mantida, masterkey, qual segurança estes sistemas podem oferecer ? Nenhuma certo ? Então ai fica esta dica para evitar este tipo de problemas.

 

Fico por aqui e na próxima Quick Tips.

 

Um abraço

 

Wesley Y

wyamazack@rwsolution.com.br