Bom pessoal neste artigo que irei disponibilizar, iremos demonstrar como fazer impressões de relatórios utilizando o componente ppReport da REPORT BUILDER.

Para isso devemos ter o Report Builder instalado junto ao nosso Delphi. Para fazer o download do componente aqui vai o link: http://www.digital-metaphors.com/

Depois de tudo instalado vamos ao que interessa!
Devemos criar uma nova aplicação no Delphi, devemos acessar o menu File -> New -> VCL Project. Depois da nossa aplicação criada devemos inserir os seguintes componentes:

1 DbGrid;
1 DataSource;
1 Button;
1 Query;
1 ppReport;
1 ppDBPipeline1;

Devemos configurar nossa conexão para que nossa Grid traga os valores de alguma base de dados para testarmos o nosso gerador de relatórios.
Depois de toda a conexão configurada e que a grid esteja trazendo os dados, devemos configurar a propriedade Datasource  do nosso ppDBPipeline1 para o datasource1.
E devemos configurar a propriedade Pipeline do nosso ppReport para ppDBPipeline1.

Depois disso nossa tela deve ficar com a seguinte aparência:



Agora devemos clicar com o botão direito sobre o componente ppReport e depois irmos até a opção Report Design...
Iremos nos deparar com o ambiente de design do nosso ppreport onde iremos desenhar o nosso relatório.

No cabeçalho devemos incluir um label e modificar a propriedade caption para a LISTA DE PESSOAS. Deverá ficar com a seguinte aparência:



Ao lado direito temos os campos disponíveis para a incluirmos em nosso relatório, basta apenas clicar sobre eles arrastar colocando na divisória de detalhe. Igual a imagem abaixo:



Depois de incluído os campos desejados a divisória de detalhe, fique a vontade para incluir as inúmeras propriedades dessa poderosa ferramenta de geração de relatórios. Entre elas temos os componentes: linha e Forma em que podemos separar os campos entre outros.

Podemos vê como nosso relatório será gerado ao clicar na aba visualizar impressão.



Pronto depois de gerado nosso relatório pode fechar nossa essa tela de design e deveremos inserir o código para efetuar a impressão desse relatório.

No evento onclick do nosso Button1 devemos inserir o seguinte código:

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

ppReport1.Print;

end;  

Print é o comando para efetuar a impressão do nosso relatório!
Após isso pressione F9 para rodar nossa aplicação e clique sobre o botão imprimir, veja o resultado!
É isso aí pessoal essa foi uma dica de geração simples de relatório, mas com as propriedades e funções existentes no ReportBuilder podemos melhorar muito mas nossa aplicação, podendo incluir um contador e até salvar esse relatório em um campo do tipo Blob em nosso BD e muito mais... Mas isso serão tópicos para os nossos próximos artigos!

 Espero que tenham gostado! Até a nossa próxima Quick!
Thiago

Contato: Thiagodarley@hotmail.com