Quanto tempo leva para construir uma casa? Qual o tamanho da casa? Quais são as caracteristicas da casa? Qual será o custo da casa? Estas são perguntas importantes a serem feitas no projeto de construção de uma casa ou apartamento. No desenvolvimento de software não é muito diferente da construção civil, ao se iniciar um projeto de desenvolvimento de software é extremamente importante ter conhecimento destas variáveis, o tempo de desenvolvimento do projeto, o tamanho do projeto, os requisitos do projeto e o custo do projeto; neste ponto que entra a técnica de métricas de software.

  As métricas de software, é uma técnica fundamental para o planejamento do desenvolvimento do software, com as métricas consegue-se mensurar o custo e prazo, além de ser uma boa partida para realizar os contratos de sofware.

  Existem vários tipos de métricas, porém neste artigo irei focar somente na técnica de Pontos de Função. Os Pontos de Função tem como objetivo medir o tamanho funcional do software, ou seja, é a medida das funcionalidades do software que foram descobertas a partir do levantamento de requisitos, assim pode-se apresentar um feedback palpável para o usuário.

Supondo que depois de termos levantados todos os requisitos e realizado a contagem de pontos de função, descobrimos que a aplicação tem o valor de 130PF. A partir desse valor pode-se realizar outras estimativas, por exemplo, se existe uma equipe de 6 desenvolvedores que trabalham por 8 horas por dia, então a partir desta fórmula consegue-se obter o tempo estimado de desenvolvimento da aplicação:

ESFORÇO = PF * HORAS/PF = 130/6 = 21,66 HORAS

(ESFORÇO/HORAS TRABALHADAS)/RECURSOS = (21,66/8)/6 = 0,45 dias

  Agora que se sabe o tempo estimado para o desenvolvimento do projeto, podemos calcular o preço por hora, também existe uma outra possibilidade de calcular o preço do desenvolvimento de um software, que é a partir dos pontos de função. Defini-se um valor por ponto, neste exemplo cada ponto de função valerá 50 reais, então é só realizar a multiplicação de total de pontos de função pelo valor de cada ponto de função, como no exemplo abaixo:

PF*valor= 130 * 50 = 6.500,00 reais

  O assunto aqui abordado é muito superficial, em uma próxima oportunidade estarei me aprofundando neste assunto. Para saber mais sobre pontos de função visite o site do Brazilian Function Point Users Group - http://www.bfpug.com.br/

Bruno Lage.