Revista Engenharia de Software Magazine 57

Nesta edição:

  • Ágil não planeja?

    Neste artigo, a análise da forma como equipes ágeis planejam e estimam nos ajuda a entender como alguns paradigmas antigos ainda populam nossos projetos. Neste artigo iremos analisar especificamente como estimamos e planejamos nossos projetos.

  • Utilizando abordagens ágeis com disciplina

    Este artigo fala sobre Disciplined Agile Delivery, um framework de processo que valoriza as pessoas, é orientado ao aprendizado, possui uma abordagem ágil híbrida, é guiado por objetivos, escalável e possui um ciclo de vida que pondera risco e valor.

  • Desenvolvimento ágil com segurança

    Esse artigo apresenta uma proposta da Microsoft que oferece práticas de desenvolvimento de software baseados em princípios ágeis e segurança, o processo chamado de SDL for Agile (Security Development Lifecycle).

  • Apoio a decisões no processo de inspeção de software

    Este artigo apresenta um modelo de dinâmica de sistemas que permite avaliar, via simulação, os impactos da utilização de inspeções em várias etapas do ciclo de desenvolvimento de projetos de software.

  • Melhorando os processos pessoais com PSP

    O artigo apresenta o que se deve considerar quando se trabalha com processo, para em seguida indicar como um processo pessoal pode contribuir para a excelência do profissional.

  • Aprimore suas práticas de governança de TI com o COBIT 5

    Este artigo apresenta uma das ferramentas mais utilizadas na Governança de TI e a maior aliada do CIO (Chief Information Officer) em seu trabalho, o COBIT, sendo apresentada sua estrutura na atual versão e suas práticas de uso.

  • Aumente a qualidade de seu software com testes

    Este artigo aborda o uso do modelo 3P x 3E na fase de testes como fator determinante na busca pelo aumento da qualidade do software, merecendo dessa forma, especial atenção dentro do processo de criação de um sistema.

  • Desenvolvimento de sistemas para a nuvem

    Este artigo apresenta algumas das principais tecnologias para auxiliar no desenvolvimento de sistemas e o gerenciamento de infraestruturas baseados em nuvem.