Revista Engenharia de Software Magazine 61

Nesta edição:

  • Gerenciamento de riscos em projetos ágeis

    Esse artigo apresenta a gestão de riscos de acordo com as melhores práticas pregadas pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge) segundo PMI (Project Management Institute) e como estas práticas podem ser introduzidas ao planejamento de projetos

  • Integrando Governança de TI com Cobit e ITIL

    Este artigo tem como finalidade mostrar como a utilização da governança de TI pelas empresas retorna valores satisfatórios na execução do negócio. Também serão apresentados o COBIT e o ITIL.

  • MPS.BR níveis G e F com Scrum

    Este artigo tem como finalidade identificar como empresas de pequeno e médio porte, que utilizem como metodologia de desenvolvimento de software o SCRUM podem alcançar os níveis de maturidade G e F do MPS.BR.

  • V&V nos modelos CMMI, MPS.BR e ISO/IEC

    Este artigo apresenta a análise dos processos de verificação e validação, realizada numa instituição de pesquisa, desenvolvimento e inovação da região de Florianópolis.

  • Detalhando na prática os requisitos de um sistema de solicitações – Parte 3

    Este artigo apresenta a especificação de três casos de uso utilizando o formato da descrição numerada. Ambos estão associados a funcionalidades de cadastros básicos contemplando operações de consulta, inclusão, alteração e exclusão.

  • Projete seus testes a partir da especificação de caso de uso

    Este artigo aborda a realização destas duas tarefas de forma prática. Para isso, será utilizada uma especificação de caso de uso para o cenário de um cadastro básico de pessoas jurídicas que considera operações de consulta, inclusão, etc.

  • Sistemas complexos em projetos de software

    A proposta deste artigo é convidar o leitor para uma reflexão sobre o mundo dos tipos de sistemas e a sua relação com os modelos tradicionais de trabalho versus a era do conhecimento.

  • Como funciona a Mentorização técnica

    Este artigo apresenta uma proposta em que a mentorização técnica com seus devidos papéis irá compor um pacote fundamental para expandir o processo de desenvolvimento de software atual de uma empresa, visando a melhoraria da qualidade.