Revista Java Magazine 87: DDD e Java com JSF, JPA e EJB

Nesta edição:

  • Novidades do NetBeans 7.0

    Da nova versão do ambiente integrado de desenvolvimento (IDE) open source NetBeans, cujo lançamento está marcado para março. O NetBeans 7 traz diversas novidades para facilitar a vida dos desenvolvedores, como suporte às alterações propostas para o Java 7, integração com diversas ferramentas (banco de dados Oracle, servidores WebLogic e GlassFish, Maven, JUnit, JSON, etc.), novo editor visual gráfico para GridBagLayout, dentre outras melhorias.

  • O que é NoSQL?

    Uso de novas ferramentas e conceitos relacionados ao armazenamento de dados. Neste artigo são exploradas algumas das principais ferramentas NoSQL, apresentando como instalar e utilizar cada uma delas através da linguagem Java.

  • Aplicações Web com o Click

    Este artigo apresenta o framework Click, utilizado na implementação de aplicações web em Java. Ele possui foco na simplicidade, facilidade de uso e não é um framework MVC tradicional, sendo orientado a páginas e controles.

  • Desenvolvimento 3D em Java – Parte 3

    Esta é a terceira e última parte de uma série de três artigos que trataram do desenvolvimento de animações e jogos 3D em Java. Neste artigo, serão abordados classes e recursos relacionados à reprodução de som e técnica de billboard, bem como será estudado o modelo de visualização da API Java 3D. Estes recursos serão utilizados na finalização do jogo de xadrez iniciado no artigo anterior.

  • Spring Security 3 – Parte 1

    O artigo ensina a utilizar o framework Spring Security 3 para o desenvolvimento de aplicações web seguras. Além disso, descreve as técnicas necessárias para permitir o acesso através de contas OpenID.

  • Refatoração com o NetBeans

    Neste artigo veremos como utilizar os recursos de refatoração da IDE NetBeans para realizar ajustes no código-fonte de seus projetos.

  • Java e Domain-Driven Design na prática

    Este artigo trata da utilização do Domain-Driven Design (DDD) de forma prática, através da criação de um projeto de software do início ao fim. Com o objetivo de demonstrar os patterns propostos pela metodologia.

  • Adotando Checklists no Teste de Software

    Neste artigo veremos o conceito e diversos tipos de Checklists voltados para o Teste de Software, evidenciando através de exemplos a sua simples utilização.

  • C/C++ para desenvolvedores Java (Artigo Exclusivo)

    O artigo trata sobre a integração com código nativo adotando a JNI. Para estudar o tema veremos na prática como criar uma aplicação C/C++ e Java. Além disso, também examinaremos os custos de desempenho e outros aspectos do acesso ao código nativo.